PythonBrasil[11]

Décima primeira edição da conferência Python Brasil, que será realizada em São José dos Campos.

 

Critérios de escolha de palestras:

* Número de palestras do mesmo assunto (maior diversidade de assunto)

* Número de palestras por palestrantes (maior diversidade de palestrantes)

* Palestrantes locais (incentivar Python no Vale do Paraíba)

* Número de votos

* Palestrantes novos


Este evento não aceita mais propostas.

Propostas

author photo

Acesso fácil a dispositivos USB com PyUSB

Nesta palestra, vou dar uma breve introdução ao protocolo USB, e mostrar como você pode acessar periféricos de forma fácil utilizando a biblioteca PyUSB. Exemplos de como enumerar os dispositivos presentes, ler e escrever dados e trabalhar de forma limpa com as soluções nativas de diferentes Sistemas Operacionais.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Ahh, meus 20 e poucos! Conselhos de arquitetura e qualidade que eu gostaria de ter ouvido 10 anos atrás.

Depois de um tempo fazendo software a gente aprende uma coisa ou outra sobre assuntos além da programação pura. Nessa palestra vou tentar passar alguns desses aprendizados na forma de conselhos que vc pode começar a aplicar imediatamente.


Alguns temas que abordarei:



  • Me bota na parede, me chama de lagartISSUE: Gestão visual - o que é isso e porque seu time precisa dela

  • Build quebrada nunca mais: As 3 leis da build

  • Responsabilidade, colaboração e comida italiana: Orientação a objeto é muito mais que herança e polimorfismo.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Análise de redes sociais com Python

Milhões de pessoas no mundo usam redes sociais para conectar-se com amigos e compartilhar fotos, localização e outros dados. Esses dados compõem vestígios do que as pessoas fazem e podem fornecer informações valiosas sobre como se comportam. O Python é uma linguagem de programação de sintaxe simples mas muito poderosa.
Nesta palestra será apresentada uma visão de como coletar e analisar dados de redes sociais, como Twitter, com Python e a biblioteca de grafos NetworkX.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Anubis - Python na documentação da Câmara Municipal de São Paulo

Da década de 80 do século passado até hoje, os programas da família CDS/ISIS (WinISIS, J-ISIS, ABCD) têm dominado as funcionalidades de administração de documentos e bibliotecas, mesmo que atualmente se tratem de programas antigos e pouco atualizados. Não é à toa: unindo simplicidade e integração entre componentes, essas bases de dados têm um recorte de funcionalidade tão específico que nenhuma das soluções atuais de banco de dados consegue substituí-las sem causar mais problemas do que apresentar soluções.


A Equipe de Documentação do Legislativo, da Secretaria de Documentação da Câmara Municipal de São Paulo, vem fazendo uma tentativa de atualizar e substituir o CDS/ISIS: a biblioteca Anubis, compatível com Django, que vimos apresentar para comunidade Python na Python Brasil 11.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Aplicações web escaláveis: além da arquitetura

Palestras sobre escalabilidade web costumam envolver diversos conceitos,
técnicas e ferramentas relacionadas à arquitetura das aplicações. Pensar na
arquitetura da aplicação é extremamente importante, mas e o código da
aplicação?

É mais comum do que se espera encontrar aplicações que confiam demais no
sistema de arquivos ou na memória local para cache, que não estão preparadas
para rodar simultaneamente em dezenas, centenas ou milhares de instâncias.

Esta palestra apresentará conceitos, técnicas e ferramentas para construir
aplicações web prontas para a larga escala, com base em exemplos práticos e na
experiência do palestrante na construção de plataformas e aplicações web de
larga escala.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Asynchronous working with Python/Django

Introduction to distributed systems with Python, Django and message brokers.
In this talk we are going to analize different ways to separate the "heavy work" in Python/Django using asynchronous programming.
To do this we are going to focus on Celery and its features, advantages and use cases.
Solutions to common issues using Celery will be also discussed.


About me
I am Martin Alderete, lead Developer at DevsAr, member of the Argentinian Python community (PyAr). I started programming when I was 14 since then I have not stopped.
I have been working with Python since 2005 I simply felt in love with Python. Also, I have been speaker in several PyCons, I really enjoy it.
I consider myself a believer and defender of open source software. I have been involved in several open source projects such as NINJA-IDE.
     print("Hope to see you soon")


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Automatizando tarefas e provisionando servidores com Python - Fabric e SaltStack

Sabe aquele momento que você percebe que está gastando seu precioso tempo fazendo algo repetidamente e ainda tem problemas por esquecer de algo? Não se preocupe pois seus problemas podem ter fim! Nessa palestra vou mostrar como funcionam as principais ferramentas de automatização de tarefas e provisionamento de servidores feitas em Python, e como você pode utilizar cada uma delas para obter o melhor do que cada uma tem a oferecer.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

BeavOps : Como o Python ajudou a integrar o mundo DevOps - Um Case de Sucesso!

Nosso desafio era automatizar a criação de uma Infraestrutura para mais de 300 Desenvolvedores poderem programar de forma Ágil, usando Git para versionar, Jenkins para rodar as Builds realizando testes de código e finalizando com deploy automático. 


Para isso criamos o BeavOps, um sistema todo escrito em Python que nos permitiu integrar o mundo de desenvolvimento com a infraestrutura na Cloud tudo de forma automática. Ele é um sistema modular feito totalmente orientado a objetos onde cada módulo gerencia um tipo de infraestrutura.

Nesta apresentação serão abordados os trâmites e procedimentos tomados desde a definição de tecnologias até a criação desse ambiente DEVOPS, como também apresentaremos os obstáculos superados e as perspectivas futuras, tudo isso realizando uma demonstração prática do sistema.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Bioinformática com Biopython

Bioinformática é uma área fascinante e desafiadora que permite que problemas biológicos sejam tratados de forma muito mais rápida e eficiente. Biopython é um projeto open-source composto por várias ferramentas para a computação biológica escrito em Python. Essa palestra tem como objetivo incentivar o uso de Python em Bioinformática com foco na biblioteca Biopython.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Caso de Uso: Python e Twisted Intenso no mercado de Aposta Online

No mercado de apostas online, dois requisitos são mais do que essenciais: alta perfomance e escalabilidade. Onde trabalho, acabamos por criar 15 serviços rodando em paralelo usando Twisted interligados por APIs REST e por Perspective Broker (protocolo Banana). A palestra visa explorar os usos de casos do Twisted, onde ele foi uma boa escolha, onde ele foi uma má escolha, sua viabilidade um serviço orientado ao banco de dados, seu espaço no futuro da computação com N cores (e alternativas), as armadilhas que serviços distribuídos acabam por nos fazer cair, a dificuldade de enrolar sua cabeça ao redor de um complexo modelo assíncrono não só para a aplicação mas para a interação entre elas e muito mais.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Chega de Copy'n Paste. Compartilha aí!

Quantas vezes você já não se viu em uma situação onde o código de um projeto pode ser útil em outro projeto? E quantas vezes estes códigos não foram utilizados através do famigerado método COPIA/COLA? Nesta palestra vamos falar um pouco sobre as melhores práticas para compartilhar o seu código, não apenas com você mesmo mas com o mundo todo!

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Como otimizar suas queries no Django - De N a 1 em 30 minutos

Como diminuir o número de queries que o Django executa no seu banco de dados de forma simples! Apresentarei o uso do select_related, prefetch_related e os metodos da API do QuerySet para trabalhar com num bulk de dados. Acredito que tópico complementa o tutorial do Django e deve ser apresentado para todos os iniciantes do framework.


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Competições de programação

A proposta desta palestra é discutir um pouco sobre as competições de programação, ou maratonas de programação como também são conhecidas, abordando temas como:



  • Eu posso participar dessas competições?

  • Eu deveria participar?

  • O que eu ganho participando?

  • Eu deveria contratar um competidor para a minha empresa?

  • Como eu posso criar uma competição (inclusive com a linguagem Python)?

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Computação Científica com Python

Nesta palestra serão abordadas noções preliminares da linguagem de programação Python para a computação científica. Pacotes de extensão, como numpy, scipy, matplotlib, scikit-learn, scikit-image, entre outros, também serão apresentados. Python é uma linguagem dinâmica, com suporte a novas tecnologias, livre e de fácil compreensão até para iniciantes em programação. O objetivo é disseminar o uso de software livre em aplicações científicas por meio de universidades, laboratórios e instituições de ensino, a partir de uma linguagem acessível e utilizável também em outros campos, como robótica, internet, jogos, sistemas embarcados, entre muitos outros.


Acompanhe o autor também no www.programandociencia.com.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

CoPPla - Plataforma para aprendizagem colaborativa em Plone

Communities of Practice Plataform (CoPPla) é uma plataforma livre desenvolvida utilizando uma série de tecnologias open source como Python/Zope/Plone, RequireJS, Sass/Compass e mantida em um repositório Git no Bitbucket.


Voltada para a construção de comunidades de prática virtuais, as comunidades de prática já foram utilizadas em projetos de grande escala, em nível nacional e internacional, como:

    * Cooperação Tripartite - Brasil / Cuba / Haiti;
    * Formação em Educação Permanente em Saúde - EPS em Movimento;
    * Caminhos do Cuidado  - Formação em saúde mental e drogas para agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos de enfermagem da Atenção Básica;
    * Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VERSUS);
    * OTICS - Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde;



O objetivo do trabalho é apresentar as Comunidades de Prática e as ferramentas utilizadas, em especial Python, Zope e Plone, compartilhando as experiências adquiridas durante seu desenvolvimento e utilização.


https://bitbucket.org/communitas/communities.practice

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Criação de Data Warehouse em Banco de Dados NoSQL com Cassandra, Spark e Python.

As aplicações de Business Intelligence são amplamente difundidas em diversas organizações, e tem como principal ponto de convergência de sua arquitetura, a persistência de dados do Data Warehouse em SGBDs relacionais.


 Esta palestra demonstrara um modelo alternativo para o processo de criação de uma aplicação de Business Intelligence baseada em Data Warehouse sob SGBD de modelo NoSQL de família de colunas (Cassandra), com processamento in-momory clusterizado (Spark) e utilização de Python como linguagem de programação para ETL e tratamento de dados e visualização de dados.


Será abordado todo o ciclo de vida de um processo de BI desde a aquisição das fontes de dados até a camada de demonstração de dados, todas essas etapas permeadas pela linguagem Python!


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Criando Apps Híbridos multiplataforma com Django

É muito comum utilizar ferramentas HTML5 para desenvolver aplicativos (os chamados apps) para dispositivos móveis, televisores, etc. Já Django é uma ferramenta muito eficiente para desenvovler WebApps, aplicativos SaaS (Software como serviço) que rodam em navegadores, inclusive em dispositivos móveis.


Aqui vamos inovar! Vamos utilizar Django, e umas coisinhas mais, para desenvolver apps Híbridos para vários sistemas operacionais e dispositivos. Apps Híbridos são aplicativos baseados em HTML5 que rodam localmente (instalados) nos nossos dispositivos, nos dando acesso a recursos como agenda, interceptação de ligações, sms, etc (em smartphones) ou mudança de canal, interceptação de botões do controle remoto, e exibição de vídeo (em televisores), dentre mais plataformas com os dispositivos vestíveis (óculos, relógios, pulseiras, fones de ouvido etc).


Utilizando Django (e outras coisinhas mais) podemos desenvolver webapps e apps híbridos com poucos passos.


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Criando backend de apps mobile com python

Muto se fala em criar apis RESTFUL e como python com suas libs e cultura facilita isso. Esse é um tema bem explorado e que as vezes nem atrai mais o interesse das pessoas para ouvir mais. Parece que tudo que tinha ser dito já foi. Porém quando pensamos em mundo mobile e tudo que que se refere, é preciso revisitar alguns conceitos e repensar soluções.  No mundo mobile, a forma dos dados, o tipo de dado trafegado, o tipo de conexão (é muito caro criar um conexão em 3G), a qualidade das redes (a maioria do tempo o usuário estará offline), a diversidade de aparelhos, versões (Android é um caos), etc, faz com que premissas antes verdadeiras e boas técnicas não seja algo tão bom para esse nova realidade. 


A idéia da palestra é mostrar quais foram os desafios que encontramos e também as soluções que adotamos, na construção do nosso backend para o Club de apps. Desafios de separação, monitoração,  curva de aprendizagem (o pessoal ainda é Javeiro),  mudança de cultura para ser algo mais ágil,  cultura de testes, uso de python na construção de serviços e admins, etc.


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Data Science with Python

Nesta palestra, faremos uma introdução sobre o papel do Data Scientist e demonstraremos um processo completo de Data Science (Obtain, Scub, Explore, Model and iNterpret) utilizando ferramentas do ecossistema Python para manipulação, visualização de dados e machine learning, como IPython Notebook, Pandas, Matplotlib, NumPy, SciPy e Scikit-learn. Abordaremos também o papel do Python em Big Data, nos ecossistemas Hadoop e Spark.

Python tem ocupado também ocupado um papel importante na área de Data Science, tendendo superar em populariadade a linguagem estatística R brevemente.

 

Gabriel Moreira

Machine Learning Engineer na C&T

Doutorando em Computação no ITA

São José dos Campos - SP

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Deploy com Python: uWSGI Master

O uWSGI é um dos principais servidores de aplicação Python. Entenda como ele funciona, como colocar seu site no ar e algumas funcionalidades avançadas para escalar seu projeto.


Graceful reload, Emperor, Zerg mode, FastRouter, Spooler, Stats Server.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Desenvolvimento de jogos 2d multiplataforma com Kivy: Ganhando uma graninha com AdMob.

Kivy é um framework versátil que permite a criação de interface gráficas extremamente sofisticadas. Além do mais, ele possui características herdadas do pygame, com a vantagem de ser de uso mais geral. Nessa palestra irei apresentar a criação de um jogo simples em python usando kivy e o uso da linguagem kv, linguagem própria do kivy para o desenho de interfaces gráficas. Também será apresentado o processo de criação de aplicativos android a partir do jogo desenvolvido. Como bonus irei mostrar como  modificar o Pytho-for-Android para monetizar seu jogo através da vinculação de Banner do AdMob.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Desenvolvimento mobile com Python

Atualmente, um grande ramo de ferramentas estão em desenvolvimento com o objetivo de fornecer o suporte ao Python Mobile. Por meio da palestra, gostaria de apresentar tais ferramentas, e abordar:


*Aplicativos e jogos com Python para Android e iOS é possível? 


*O que temos atualmente?


* Quais ferramentas escolher?


* Qual o futuro destas ferramentas?


* Exemplo prático com alguns apps.


 


Background: Atualmente participo com a equipe Kivy no desenvolvimento do https://github.com/kivy/kivy-designer, IDE que tem como objetivo organizar diversas ferramentas existentes de modo a facilitar o desenvolvimento cross-platform com Python.


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Design Patterns e Python

Vamos conversar sobre padrões de design! O que são padrões de design e como podemos nos beneficiar desses padrões para solucionar problemas conhecidos de maneira prática?


Vamos discutir alguns dos principais padrões de design, entender sua implementação, utilidade e também ver alguns exemplos práticos de quando e como devemos utilizar esses padrões.
Os padrões de design podem poupar muito tempo e esforço do desenvolvedor na hora de solucionar problemas recorrentes na áerea do desenvolvimento de software.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Desligue-se! 90 dias desconectado

 


Como seria ficar 90 dias sem Whats App, Facebook, Twitter, compras online... ou qualquer outra facilidade que a internet possa proporcionar?


Nesta palestra vou contar um pouco sobre as histórias, dificuldades e aprendizados da experiência que fiz de ficar 90 dias sem celular, e utilizando a internet exclusivamente para trabalhar e realizar pesquisas para meu tcc da faculdade.


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

DevOps com python

Criando deploys e builds práticos com o dh-virtualenv


* Criando .deb de aplicação python e fazendo deploy com elasticbeanstalk e docker usando o dh-virtualenv para build


Muitas vezes, o deploy é uma das partes mais importantes para uma aplicação, principalmente quando ela é altamente escalável. No mundo dos DevOps, ter uma aplicação com um "continuous integrations" e garantindo um deploy altamente eficaz sem downtime, torna-se uma parte de grande fundamento em empresas, que zelam pelos seus 99,99% de disponibilidade.


Com o dh-virtualenv, fica fácil criar o build de todas as libs python utilizadas em seu projeto, incluindo também todas as libs de Sistema operacional e instalando em servidores pelo apt-get ou pelo dpkg. Isso facilita para deploys de aplicações em ambientes com scaling, principalmente associado isso ao docker, elasticbeanstalk e auto-scaling da aws.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Dissecando o Django Admin

É comum notar aspirantes ao desenvolvimento de aplicações Web reclamando do alto nível da curva de aprendizado de algumas linguagens de programação ou mesmo de alguns frameworks. O Django é um framework que possui no seu arcabouço uma API para desenvolvimento ágil de formulários de cadastro e listas com uma fácil integração a Banco de Dados seguindo a arquitetura MVC. O objetivo dessa palestra é apresentar o Django Admin e suas peculiaridades e explicar por que ele pode ser uma boa opção para novos programadores e mesmo para programadores veteranos.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Django REST Framework in-depth

Abstract


Django REST Framework is a wonderful tool for creating Django-based APIs, in this talk we'll showcase the main features and get an insight of each component up to a fully-functional API with all the advantages it provides over plain Django.


The goal is for people new to the technology to be able to start working with DRF right after the talk and for those who already know about it to get a deeper understanding of its components and features.


About the author


Michael Cetrulo is a Senior Software developer from Uruguay with over ten years of professional experience, currently working freelance as part of the Toptal network of freelancers. He's been a speaker on several other conferences including PyCON UY '12 and PyCON FI '14.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Djangular: Como fazer uma aplicação web completa usando Django e AngularJS

Essa palestra é um mini-treinamento na base do live-demo de uma aplicação web criada com Django, Postgres e AngularJS.


Vou mostrar:



  • Como vc pode colocar a aplicação pra rodar a partir do projeto que está no Github.

  • Como funciona a autenticação por ajax numa single page application.

  • Como faz pra adicionar novas funcionalidades.

  • Mostrar algumas boas práticas e os porquês de algumas decisões de arquitetura presentes no código.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Do Cosmos a Terra: Usando Python para desvendar os mistérios do Universo.

Ao longo dos últimos anos o uso de Python  em astronomia/astrofísica tem crescido rapidamente. Devido a sua fácil integração com outras lingugens,  como Fortran, octave e C/C++, Python tem se mostrado como uma escolha para quem deseja tanto desenpenho computacional quanto produtividade. Nessa palestra pretendo apresentar uma visão geral do uso de python em estudos sobre os processos de evolução de buracos negro, formação estelar e física solar. Também será apresentado o uso do framework web2py para a criação de um laboratório virtual para o estudo da taxa cósmica de formação estelar.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Encurtando textos com Python e TextRank

Tem aquela notícia um pouco maiorzinha, aquele artigo do jornal que parece interessante, eu até gostaria de ler, mas tem também a preguiça. Se eu pudesse ter só as frases principais e umas palavras-chave já quebrava um galho. Por sorte Python é tudo o que se precisa para tanto. Vamos implementar um sumarizador extrativo e um extrator de palavas-chave usando Python e TextRank.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Ensinando robótica para crianças e adolescentes

Ensinando robótica para crianças e adolescentes


Um pouco da minha experiência como professor


- o funcionamento das aulas
- quais eram as tecnologias utilizadas
- como os alunos reagiam
- aspectos socio culturais
- o que eu aprendi antes, durante e depois desse processo
- o relacionamento do Python com tudo isso

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Escale código, não servidores!

Se você acredita que escalar aplicações trata-se apenas de multiplicar servidores você está enganado.


Escalar aplicações apenas multiplicando servidores pode ser um erro muito grande, além de gerar custo desnecessário com hospedagem você pode estar comprometendo a usabilidade dos usuários de sua aplicação pois ter vários servidores ou um servidor super potente não garante que suas tarefas serão executadas rapidamente.


Nessa apresentação vou mostrar quais são os principais erros que podem estar fazendo você utilizar mais servidores do que o necessário e também vou dar dicas de como otimizar ao máximo suas aplicações apenas fazendo alguns ajustes no código.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Experiência no Ensino de Programação com Python

Esta palestra visa compartilhar a experiência do uso da linguagem Python no ensino de programação estruturada e orientada a objetos no IFRN - Campus Parnamirim (2º ano do ensino médio integrado de Informática). O sentido de "baterias inclusas" da linguagem foi explorado na disciplina, pois os alunos puderam conhecer o SciPy, BioPython, PyGame, TKinter, Kivy, PyGtk, PyQT, dentre outros módulos, sob a forma de projetos e seminários. No projeto final da disciplina, os alunos foram divididos em grupos e desenvolveram jogos com o Pygame e o retorno foi satisfatório. Nesse projeto, não apenas a habilidade de programação foi explorada, mas também as habilidades de produção de conteúdo e de design dos ambientes dos jogos.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Ferramentas de análise de código para Python

Existem diversas ferramentas de análise de código para Python, algumas muito famosas como o pylint e pyflakes. Essas são ferramentas muito valiosas durante o processo de desenvolvimento, tanto para programadores iniciantes como experientes.


Utilizando análise de código podemos detectar erros, potenciais problemas, violação de convenções e complexidade de código.


Nesta palestra, serão apresentadas várias ferramentas para fins diferentes, mostrando o que cada uma nos fornece de informação sobre o código. Também veremos com integrar essas ferramentas no processo de desenvolvimento e implantação do software, de modo a melhorar a saúde de um projeto Pyhon.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Fix My Django - repositório de soluções para erros e exceções do Django

Em desenvolvimento: https://github.com/vintasoftware/fixmydjango


Fix My Django (http://fixmydjango.com) é um site que agrega exceções comuns do Django e mostra como solucioná-las. O diferencial é que você pode instalar a lib do Fix My Django em seu projeto e quando uma exceção ocorrer no devserver, caso esta exceção esteja listada no Fix My Django, o template de erro exibirá um link para as possíveis soluções (exemplo aqui: https://s3.amazonaws.com/fixmydjango/Screen+Shot+2015-07-07+at+13.46.54.png).


Na palestra discutirei como a lib do Fix My Django foi implementada e como a comunidade pode contribuir para expandí-lo para tornar Django um framework ainda mais amigável para iniciantes.


Sobre o autor:
Flávio Juvenal é sócio da Vinta, um studio de software de Recife/PE especializado no desenvolvimento web e mobile, sempre utilizando Django como a primeira escolha para framework web. A Vinta atende clientes de todo o Brasil e também de Nova Iorque e São Francisco.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Funkload: Quanto a sua aplicação web aguenta?

Usando FunkLoad para fazer testes de carga com Python. O que vai acontecer quando seu site for lançado e ficar famoso? Como entender os pontos críticos a serem testados? Como garantir que seu último deploy não deixou tudo lento?


Estratégias para execução e manutenção dos testes de carga distribuídos com Python.


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Games com Python

Uma das áreas mais divertidas de se desenvolver software é desenvolvimento de jogos, e mesmo que de forma indireta, Python tem sido bastante usado para tal fim.
Esta palestra dará uma introdução dos principais engines de jogos em Python (Pygame, Blender Game Engine, PyDark, Kivent e Cocos2d) além de dar uma pincelada nos grandes jogoo que contém python e quais empresas usam Python em seus games.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Ganhando dinheiro com Telefonia e Python

Vou mostrar como uma habilidade sua pode ser somada ao Python, com muita rapidez, e transformar esta habilidade em negócio. A nossa conversa vai ser sobre como, de um evento em Dezembro de 2014, pude adquirir conhecimento e somá-lo ao Asterisk para produzir equipamentos CTI(Interface entre Telefone e Computador).

Use os botões abaixo para votar:

author photo

GAsync - uma biblioteca para programação assíncrona em Python baseada em Promises

Programação assíncrona/concorrente vem se tornando cada vez mais importante no desenvolvimento de sistemas escaláveis.
Nessa palestra introduzirei "GAsync", uma biblioteca desenvolvida e utilizada na JusBrasil no desenvolvimento de tais serviços.
O principal foco está na performance e manutenabilidade do código escrito, podendo facilmente ser integrado a sistemas predominantemente síncronos, facilitando a migração para o novo paradigma.


A biblioteca estará disponivel muito em breve em: https://github.com/jusbrasil/gasync/

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Geodjango full stack: do mapa ao banco

Geodjango é uma maneira incrivelmente rápida e ágil para implementar sistemas georreferenciados.

Nesta palestra vamos apresentar uma maneira de criar uma aplicação web georreferenciada, desde o Banco de dados GIS até a escolha da ferramenta para mostrar seus mapas no navegador. A ideia é apresentar um caminho das pedras, com bastante referências, para servir de guia para quem quer se aventurar nos mapas, ou pra quem já desenvolve na área.

Serão abordados os seguintes tópicos:

Serão abordados os seguintes tópicos:
- padrão de projeto Geodjango: PostGIS e outras escolhas importantes
- exemplo prático de importação de dados a partir de um shapefile
- consultas georreferenciadas com o GeoManager
- expondo os dados no formato geojson com django-geojson
- exibindo no navegador: leaflet.js ou openlayers?
- Software livres de mapeamento que usam geodjango: projetos de referência

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Girando pratos: concorrência moderna em Python

Delegação de co-rotinas com `yield from` e `await`, o módulo `asyncio` e `concurrent.futures` representam capítulos novos na evolução de Python, e são as melhores razões para atualizar para Python 3. Esta palestra mostrará como essas ferramentas tornam a programação concorrente acessível até mesmo para programadores casuais, com aumentos dramáticos de desempenho em aplicações em rede.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Integrando ferramentas HTTP com Django

Existem diversos casos onde apenas uma ferramenta Web sozinha não é capaz de suprir as necessidades de um projeto. Nestes casos utilizar mais de uma aplicação pode ser uma boa ideia, mas também gera problemas, como múltiplos usuários e identidades visuais. Pensando nisso criamos o django-revproxy, uma Django App capaz de integrar autenticação e interface de projetos HTTP independentemente da linguagem em que foram escritos.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Internet das Coisas com Python e Arduino

Internet das Coisas está em alta e é uma das áreas mais promissoras atualmente. Dispositivos conectados à "nuvem", trazendo a revolução na área de Computação e Comunicação. Esta palestra mostrará como conectar seu Arduino à rede com uma aplicação Python, iniciando com um simples acender de led, e chegando até uma análise e visualização de dados tempo real, utilizando um sensor de temperatura.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Legibilidade Conta. Porque Bonito é melhor que feio.

Apresentação de aspectos estilísticos e sua importância na produção de textos em geral, mostrando quando tempo um programador passa Lendo o código fonte versus quanto tempo passa escrevendo. Discussão sobre o código fonte enquanto obra de arte e comparativo com textos jornalísticos ou obras literárias. A legibilidade como forma de aumento na produtividade, e casos pitorescos de legibilidade.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Matando a Cobra e...: O Que o Programador Moderno Tem Que Saber Numa Entrevista de Emprego

A palestra visa abordar os tópicos, bizus e técnicas de eloquência que o programador moderno precisa saber ao ser entrevistado para uma vaga em Python. A palestra abordará assuntos como:


- Dicas gerais e possíveis perguntas
- Análise das estruturas de dados nativas do Python
- Bibliotecas Essenciais
- Python Avançado (Metaclasses, Generators, Iterators, Decorators, Context Managers, recursos funcionais)
- Diferenças entre Python 2 e 3
- Frameworks Web e a não-necessidade de escolher somente um
- OAuth
- Um passeio pelas melhores práticas para APIs REST
- OWASP / Segurança
- Caching
- Testes
- Deployment com Ansible e Docker... e a Nuvem.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Matando um Monolítico Django: de Pluggable Apps aos Microservices

Muito fala-se hoje sobre microservices como a principal solução para lidarmos com a quebra de sistemas monolíticos em sistemas web. Entretanto, já começar nesse úlitmo nível é difícil pois envolvem muitas camadas e muitas tarefas com o que se preocupar. Nessa palestra, apresento as decisões de arquitetura (com os pontos prós e contra) que tive que tomar para matar gradualmente um sistema legado Django desde a primeira estratégia até a utilização de microserviços. Nessa palestra gostaria de falar sobre questões como o coração do DDD que, na minha visão, são a questão do Bounded Context e da definição fronteiras e da maneira com que pude experimentar diversas maneiras de resolver essa questão no Django até chegar a uma arquitetura de micro serviços. Nesse processo pude avaliar diversos pontos positivos e negativos das abordagens que tive desde criar pluggable apps Django, utilizar estratégias de CQRS, estratégias de banco múltiplos e a estratégia de micro serviços em si.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Metaprogramação em Python

Metaprogramação é um assunto amplo e extremamente poderosos. Nessa palestra, vamos cobrir os recursos que Python oferece para trabalhar com Metaprogramação

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Metaprogramação em Python: metaclass e decorators

Nesta palestra vamos ver como você pode enriquecer suas técnicas de desenvolvimento através de dois poderosos conceitos do Python: metaclass e decorator. Através de exemplos de frameworks como Bottle e Flask, vamos enteder o que está por trás e ainda como criar seus próprios decorators e metaclasses. A palestra abordará do básico até o avançado das duas técnicas e como juntar os dois conceitos.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Métodos de otimização em Python, uma historia do Simplex e algoritmos genéticos

Os métodos de otimização na matemática podem ser utilizados na computação cientifica, mas também tem cabida em muitas áreas da vida cotidiana, desde investimento na bolsa passando por otimização na carga de caminhões de entrega e até alocação de maquinas virtuais em data centers. Essa palestra busca ensinar de forma fácil e pratica como utilizar dois métodos de otimização em Python, o primeiro baseado no Simplex e o segundo baseado em algoritmos genéticos.


Albert De La Fuente

Mestre em Ciência da Computação pelo IME/USP

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Não era apenas uma piada - 25 maneiras de encorajar mulheres para comunidade Python

Nesta palestra será apresentada uma análise de uma piada publicada em um fórum da comunidade Python e seu impacto. A partir disso, será abordado quais os desafios globais que as comunidades de desenvolvimento de software e mercado de trabalho terão que enfrentar para mudar o cenário atual: as mulheres são minoria na computação, tecnologia, ciência e empreendedorismo. 


Nesse sentido, será apresentada 25 maneiras de encorajar as mulheres e as ações/estatísticas da comunidade Python para incentivar, atrair e empoderar mulheres para programação/tecnologia e como isso pode impactar e trazer mudanças na sociedade. 


Essa palestra não pretende ser os 10 mandamentos ou algo semelhante.  É preciso considerar que a abordagem se dará através do contexto em que as mulheres estão inseridas socialmente e profissionalmente.


"Não era apenas uma piada - 25 maneiras de encorajar mulheres para comunidade" foi motivada por fatos reais vivenciados pela palestrante e outros fatores do dia a dia das mulheres na computação e na área de exatas.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

noWorkflow: Captura, Análise e Gerenciamento da Proveniência de scripts em Python

Scripts em Python são muito usados para a execução de experimentos científicos. Entretanto, em função da necessidade de determinar quais dados influenciaram nos resultados obtidos, muitos cientistas têm abandonado o Python para usarem sistemas de gerenciamento de workflows científicos. Esses sistemas capturam a proveniência (origem) dos dados envolvidos na execução e dos resultados do experimento, permitindo que experimentos sejam gerenciados, avaliados e reproduzidos.

O noWorkflow (not only Workflow) foi desenvolvido com objetivo de fornecer uma infraestrutura de captura e análise de proveniência de scripts Python de forma transparente, sem a necessidade de alterar os scripts existentes. Desta forma, noWorkflow permite que experimentos sejam gerenciados, avaliados e reproduzidos, sem a adoção de um sistema de gerência de workflows científico. O objetivo dessa palestra é apresentar o noWorkflow e demonstrar a sua utilização, detalhando quais dados são coletados por ele e como funcionam seus mecanismos para consulta e visualização de proveniência.


Github: https://github.com/gems-uff/noworkflow

Use os botões abaixo para votar:

author photo

O que eu aprendi contribuindo para projetos open source

Durante o processo de contribuição para projetos open source tirei varias lições que considero importantes para qualquer desenvolvedor. Nesta palestra pretendo falar sobre elas e mostrar qual a importância da participação em projetos open source sobre a carreira de um dev.


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Os Desafios de começar a programar depois dos 30 anos.

Essa palestra abordará alguns desafios na transição de carreira:


- como encarar a faculdade;


- o que esperar do mercado de trabalho;


- dicas para ajudar e encorajar essa nova empreitada na sua vida.


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Otimizando seu trabalho com Class Based Views

Quando começamos a trabalhar com Django, em algum momento, suas views podem ficar com uma logica muito grande, acabamos criando forms ou model forms, listagens e etc. Isto torna o código mais complicado para manutenção.


Class based views fornecem uma maneira alternativa para implementar views como objetos Python em vez de funções. Eles não substituem views baseados em função, mas têm algumas diferenças e vantagens quando comparado com views baseados em função, pois, o trabalho é reduzido ja que essas classes permitem você estruture suas views e otimize a reutilização de código, utilizando técnicas como mixins (herança múltipla) para se adaptar ao nosso caso de uso.


Existem também views genéricas para tarefas simples, como uma listagem ou um simples formulário por exemplo.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Partiu Python3!

Existem diversos motivos que levam a baixa adoção ainda hoje de python3 sendo os principais o medo e a desinformação.


Nesta palestra vou contar minha experiência em projetos com python3, como portar libraries antigas para python3 e como cada um de nós pode contribuir para o avanço da linguagem e ajudar nessa transição.


 


Sou Mauricio Souza Lima, desenvolvedor python há mais de 15 anos e especialista em desenvolvimento de software no hotelurbano.com

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Processamento de imagens do satélite Landsat 8 para mapeamento de área queimada utilizando Python

O processamento de imagens da serie de satélites orbitais LANDSAT para mapeamento de diferentes alvos é uma tarefa recorrente nos estudos do médio ambiente, geografia, geologia, biologia, ecologia, agronomia, etc.
A proposta da palestra é apresentar o uso da linguagem Python para o desenvolvimento de uma ferramenta operacional, dedicada ao geoprocessamento de imagens do satélite Landsat 8, com o objetivo de obter mapas de área queimada por incêndios florestais no Cerrado Brasileiro Continuo.
A ferramenta desenvolvida utiliza as bibliotecas gdal, numpy, scipy, multiprocessing, psycopg2, tarfile, subprocess, paramiko, entre outras, para as tarefas de processamento de grandes volumes de dados descargados da Internet, ou obtidos diretamente das antenas de recepção.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Processamento Digital de Imagens com Python

O processamento digital de imagens ou PDI é um tema muito presente nos ambientes acadêmicos/científicos. Ferramentas como OpenCV e MatLab são muito utilizadas, bem como linguagens como C e Java. Entretanto Python é uma excelente opção para se trabalhar com PDI devido a suas características e pacotes criados especificamente para este propósito. 


O objetivo desta palestra é apresentar a linguagem Python e seu potencial para o uso com PDI, apresentando exemplos de aplicações.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Pyramid - Um framework Python que não toma as decisões por você.

Pyramid é um micro framework escrito em Python inspirado principalmente pelo Django e Zope. Tem como foco deixar que todas as decisões tecnológicas sejam tomadas por quem está desenvolvendo o projeto. Vamos ver as principais funcionalidades e facilidade de acoplar qualquer tipo de tecnologia a um projeto Pyramid, além de algumas bibliotecas úteis.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

PySpark - Produtividade e poder de processamento

O projeto Spark vem sendo cada vez mais utilizado para processar grande quantidade de dados e também, possui algoritmos de aprendizado de máquina que escalam para atender demandas cada vez maiores. Esse projeto, possui uma interface cliente em Python, chamada PySpark. O PySpark une o poder de processamento do projeto Spark com a produtividade e simplicidade da linguagem Python.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Python: a arma secreta do Cientista de Dados

Cientista de dados! 

 

Há pouco tempo atrás não existia, depois virou a "profissão do futuro", e agora é a "profissão da moda".

Toda empresa quer um, do Facebook até times profissionais de basquete. 

 

Nesta palestra técnica vamos apresentar o que é um cientista de dados, e um mapa de ferramentas em Python que compõe o arsenal  da profissão mais sexy do século 21. 

 

É importante, pois você ainda pode se tornar um! 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Python Guerrilha - levando alegria para ambientes burocráticos

Não é incomum, dentro e fora da comunidade, existir diversas pessoas que adoram programar em Python mas que passam a maior parte do dia trabalhando com outra linguagem e/ou outras tecnologias. Não obstante, sabemos que Python é mais que somente uma linguagem, é uma comunidade que compartilha diversos princípios e valores muitas vezes esquecidos em diversos ambientes de trabalho tradicionais.


Nessa apresentação pretendo compartilhar como consegui fazer com que a empresa onde trabalho passasse a utilizar Python em seus produtos e a gostar da plataforma e dos princípios da comunidade Python tanto quanto eu. Também pretendo dar dicas e sugestões de o que você pode fazer para diminuir o nível burocrático do seu sistema de trabalho e torná-lo mais alegre.


Não entendeu como Python se relaciona com a alegria? Então essa palestra é pra você!

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Python na nuvem com OpenShift 3

Como você coloca sua aplicação Python no ar? Um monte de scripts complicados? Espero que não.
Seja em grandes ou pequenas equipes, desenvolvedores e devops adoram as ferramentas que facilitam a manutenção de suas aplicações.


Conheça o OpenShift, a solução opensource da Red Hat que define a nova geração de PaaS.


OpenShift é uma plataforma para build, teste, deploy e execução de aplicações, que utiliza Kubernetes e Docker para gerenciar clusters de containers.


Algumas das funcionalidades:



  • Aplicações escaláveis com descoberta de serviços integrada, DNS, balanceamento de carga, failover, monitoramento, armazenamento, etc

  • Geração de imagens Docker e deploys automáticos via git push

  • Ferramentas para containerizar aplicações Web a partir de código fonte

  • Templates de componentes reusáveis

  • Isolamento de containers e rede, com sistema de permissões para usuários e equipes


Dê adeus aos pesadelos na hora de colocar sua aplicação Web no ar, diga olá para o que de mais moderno para fazer deploy na nuvem.


Nesta palestra irei demonstrar como fazer deploys de aplicações Python no OpenShift, e algumas das funcionalidades do mesmo.


Sobre o palestrante


Rodolfo é um Pythonista carioca. No momento, mora em Brno, República Tcheca, onde trabalha na equipe de Developer Experience do OpenShift, e tenta aprender um pouco de tcheco :-)

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Python no Google AppEngine com Tekton

O Tekton é um framework full-stack para desenvolvimento web com python que utiliza a Plataforma como Serviço (PaaS) do Google App Engine como stack padrão. Possui conceitos interessantes como injeção de dependência, convenção sobre configuração, recursos de prototipação - scaffold. Possui uma gama de apps como validação de formulários, segurança para evitar ataque CSRF, internacionalização e plataforma de logins com o Facebook e Google. Isto torna  este framework útil  para desenvolvedor iniciante que opta por utilizar o PaaS do Google por não possuir grandes conhecimentos de infraestrutura de servidores e precisa de maiores recursos do que o webapp2 micro-framework padrão do App Engine oferece.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Python no QGIS

O QGIS [1] é o Desktop GIS livre mais utilizado no mundo e no Brasil.


A utilização de Python para desenvolver plugins no QGIS permitiu o grande avanço do QGIS, e atualmente, temos projetos específico em GIS que são feitos na forma de plugins, como exemplo, o InaSafe [2]


A palestra mostrará a utilização dos plugins desenvolvidos no IBAMA [3] para trabalhar com grande quantidades de imagens de satélites (~60K)  [4],  a API do QGIS, a versatilidade do uso de Python no QGIS e a arquitetura de plugins em Python no QGIS.


 


 


[1] www.qgis.org


[2] http://inasafe.org/en/


[3] https://plugins.qgis.org/search/?q=ibama


[4] http://pt.slideshare.net/LuizMotta3/presentation-2015-0701ibamaplugins

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Python no RaspberryPy

integrando eletrodomésticos com a internet, capturando dados do equipamento através de GPIO do Raspberry e publicando os dados Online realtime.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Python.tar.gz: Python em uma linha

Escreva qualquer programa Python em apenas uma linha usando lambdas, list comprehensions e o operador ternário.


Nessa palestra serão abordados sintaxe, semântica, programação funcional e muitos parênteses.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Python Users Group - Fazendo funcionar o grupo de usuários locais

O grupo de usuários tem o intuito de reunir diversos níveis de usuários de forma a manter uma troca de conhecimento e informação muito mais proveitosa e descontraída.


A idéia é mostrar como vem evoluindo os grupos de usuário Python por todo o Brasil, e passar algumas dicas de como esse processo vem acontecendo.


Mostrar o qual importante é o grupo de usuário local, a relação com a evolução da linguagem, e do crescimento dentro do país, que está diretamente ligado a rede de usuários que vem aumentado graças as famosas "PUG - Python Users Group".

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Quokka CMS - O que é, como funciona e como você pode colaborar!

Quokka é um gerenciador de conteúdo p/ criação de sites,portais,blogs,e-commerce entre outros aplicativos web voltados a qualquer tipo de conteúdo. Feito em Python, c/ Flask e MongoDB, é focado na facilidade de uso e desenvolvimento de modulos. Além disso o Quokka tem grande potencial para solução de intranet. É OpenSource e você pode ser um colaborador http://www.quokkaproject.org

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Replicando uma Galera com Marias

Replicação de dados com MySQL pode ser interessante mas com MariaDB e Galera Cluster é mais! Usando uma abordagem centrada em dados ao invés de topologia, e replicação síncrona ao invés de assíncrona, o Galera garante consistência e ainda mantém uma ótima performance. Vamos ver o Galera em ação com SQLAlchemy e Django!?

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Robot Framework - Automate Anything, Test Anything

Robot Framework is a Python project created for using English (or other human languages), to write:


* automation recipes


* acceptance, integration and even unit tests


* data-driven tests


Combined with a large collection of keyword libraries, Robot Framework allows testing and automating:


* Web browsers


* SSH Connections


* Databases


* Android apps


* Windows GUI interfaces


* Local processes


Being a testing framework, it's easy to integrate Robot into other automated testing and continuous integration frameworks.


And it's really easy to create your own keyword libraries to extend Robot Framework to cover your own use cases.


In this talk we'll see how to:


* Write full stack web tests and automate tasks with Robot Framework


* Integrate Robot Framework reporting into Jenkins


* Create new keywords combining existing keywords in the Robot Framework language


* Write brand new keywords using Python.


----


Robot Framework é um projeto escrito em Python que permite usar idiomas humanos para escrever:


* automação de tarefas


* testes de aceitação, integração e mesmo unit tests


* testes "data-driven".


Através de uma ampla coleção de bibliotecas de "keywords", Robot Framework permite testar e automatizar:


* Browsers


* Conexões SSH


* Bases de dados


* Aplicativos Android


* Interfaces gráficas Windows


* processos locais


Como um framework de teste, Robot é muito fácil de integrar com ambientes de teste automatizado e integração contínua.


E é muito fácil criar novas "keywords" para extender o Robot Framework para cobrir seus próprios casos de uso.


Nesta palestra, mostraremos como:


* Escrever testes "full stack" para web e automatizar tarefas.


* Integrar os relatórios de testes do Robot Framework com o Jenkins


* Criar novas "keywords" através da combinação de "keywords" existentes usando a própria linguagem do Robot Framework


* Criar novas "keywords" do zero em Python.


 


OBS: Palestra pode ser dada em inglês ou porguês dependendo da preferência da organização ou da audiência


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Shut up and give me the data! Coleta de dados com Python

Hoje em dia é possível extrair informações importantes a partir dos dados que as pessoas compartilham na internet. De posse dessas informações as possibilidades são infinitas: podemos saber onde as pessoas costumam ir, sua personalidade ou qual propaganda é mais adequada para ela. A coleta de dados é um passo importante para a extração de informações e possui diversas técnicas. Nesta palestra serão exibidas algumas técnicas para coleta de dados com o Python em sites como Marvel, Twitter e Foursquare.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Stream processing com Python e Apache Storm

Construir uma arquitetura para extração e processamento de dados, de forma altamente escalável e tolerante a falhas, pode não ser uma tarefa fácil. Nesta palestra, explicarei como construir sistemas confiáveis, utilizando at-least-once semantics, técnicas de deduplicação e particionamento de dados utilizando Python.

Um projeto que surgiu da demanda de um cliente para análise de dados e geração de estatísticas e métricas, foi desenvolvido totalmente de uma forma escalável, sem perda ou pontos únicos de falha, isso tudo para processar mais de 35 bilhões de linhas de logs mensais, vindos de um pipeline de processamento que utiliza Apache Storm, Apache Kafka, Redis e Cassandra.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

teste, não é palestre

foo bar

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Testes Pythonicos com Py.test

Py.test é um framework maduro e completo de testes em Python. Diferente do Unittest, que é um projeto baseado no JUnit, o Py.test foi um projeto pensado para Python. Criado em 2004 por Holger Krekel, é usado por grandes projetos e empresas como PyPy, Sentry e Mozilla. Nesta palestra apresento uma introdução ao framework, runner, tests discovery, markers, fixtures e compara-lo ao Unittest.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

The good programmer

A soft talk dealing with the most iportant traits related to become a good programmer.


 


I'm a programmer with more than 10 years of experience and during this time I've learnt to recognize the good traits that make good programmers. This talk will start from the basics and move over more advanced topics. We'll also see examples of good python code. It's loosly related to this talk: "Transforming Code into Beautiful, Idiomatic Python" (https://www.youtube.com/watch?v=OSGv2VnC0go).


 


My name is Santiago Basulto. I'm from Argentina. I'm the CTO of Athlete.com and co-founder of rmotr.com.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Tkinter para embarcados

Com a intenção de criar uma interface que seja fácil e intuitiva para o usuário e ao mesmo tempo bem mais leve que um desktop environment, utilizando Raspberry Pi.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Trabalho Remoto: Desafios, vantagens e como fazer direito.

Neste talk mostrarei minhas experiências com o trabalho remoto, alguma das vantagens e desvantagens em relação do trabalho "on site" e compartilhar os desafios que encontrei no começo e as ferramentas e técnicas que dão certo para mim até hoje.


Não é uma palestra técnica, mas a ideia é mostrar para os participantes é possível trabalhar de qualquer lugar do mundo e ter uma vida tranquila.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Um Pedreiro Pythonista.

Geralmente buscamos as oportunidades da vida para escolher em um caminho e ir além. Mas e quando a vida não nos deixa escolha, e a única forma de alcançar o que queremos é criarmos nossa própria oportunidade? Como ser um programador quando não se pode nem estudar de forma gratuita por ter que se sustentar? Chega momentos na vida em que buscar respostas não serve mais para você.  Ai você compreende que a única forma de chegar em um lugar é mudando as perguntas.



  • Que caminho temos que tomar para chegar onde queremos?

  • Qual é o caminho que nos é apresentado para alcançar nossos objetivos?

  • E quando o caminho que te dão como resposta não serve para você?


Nessa conversa irei compartilhar toda a trajetória de um servente de pedreiro até se tornar um programador python.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Usando Tapioca para acessar APIs web

Bibliotecas como facepy e python-twitter são muito populares e nos ajudam a interagir com as APIs do Facebook e do Twitter. Nesta palestra, vamos conversar sobre como estas bibliotecas funcionam, explicitar alguns de seus problemas e mostrar como Tapioca pode facilitar nosso trabalho. https://github.com/vintasoftware/tapioca-wrapper

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Você sabe como criar thumbnails de PDF em nuvem?

Você já precisou gerar thumbnails de arquivos PDFs? Ou mesmo processar imagens para reduzir tamanho ou converter para outro formato? Nessa palestra vou mostrar como fiz uma aplicação que gerar thumbnails de PDFs usando Python Django, Azure e Blitline. Tudo em Cloud.


Tópicos:



  • Introdução e contextualização do problema

  • Fluxo da aplicação

  • Tecnologias envolvidas

  • Configuração do Azure Storage

  • Configuração do Blitline

  • Código-fonte da integração dos serviços (Python, Azure e Blitline)

  • Demonstração


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Web Async com Python3.4 e asyncio

Com a evolução do python 3.x e a chegada do asyncio, a forma de desenvolver soluções assincronas em python melhorou bastante, porém, ainda está recente.


Nesse talk veremos os experimentos que estão sendo feitos no LuizaLabs (laboratório de tecnologia e inovação do Magazine Luiza) criando APIs escaláveis e performáticas com Python3.4 e Muffin (web framework baseado no asyncio) e comparar o mesmo tipo de aplicação usando Tornado.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Your webapp is just another client (Flask API + Angularjs)

A webapp, a mobile app, your apple watch app... just clients. They should be able to talk to a centralized API. In this talk I expose good practices to build one API that different clients will use. The main aspect maybe is related to the webapp built with AngularJS that will behave just as other regular client.


 


My name is Santiago Basulto. I'm from Argentina. I'm the CTO of Athlete.com and co-founder of rmotr.com.

Use os botões abaixo para votar: