Profile

Elias Tandel Barrionovo @etandel


About Me

Just me :: Maybe Human

Proposals

DSLs embarcadas em Python

Linguagens específicas de domínio, ou DSLs, são linguagens criadas para propósitos bem específicos: HTML para organizar conteudo, VimL para configurar (o melhor) editor de texto etc. Quando uma DSL é implementada como uma "extensão" da sintaxe de uma linguagem de propósito geral, chamamos ela de DSL Embarcada.


Na palestra serão abordadas quais as vantagens de EDSLs e como criá-las em Python, com exemplos de projetos usados em produção.

DSLs embarcadas em Python

Linguagens específicas de domínio, ou DSLs, são linguagens criadas para resolver apenas um tipo de problema: HTML para organizar conteudo, VimL para configurar (o melhor) editor de texto etc. Quando uma DSL é implementada como uma "extensão" da sintaxe de uma linguagem de propósito geral, chamamos ela de DSL Embarcada.


Na palestra serão abordadas quais as vantagens de EDSLs e algumas técnicas para criá-las em Python, com exemplos de projetos usados em produção.

Encoding 101: unicode, encode vs decode, iso-8859-1 e toda essa esp├ęcie de coisas

Mais cedo ou mais tarde a gente acaba esbarrando num problema de encoding: caracteres que somem, caracteres errados, UnicodeEncodeError, etc.
Nessa palestra vou apresentar o que é encoding, como isso é tratado em python 2 vs python 3, alguns problemas comuns e como resolvê-los.

Nobody expects the floating point inquisition

Umas das primeiras coisas que nos ensinam quando aprendemos a programar é a fazer contas simples: multiplicar, somar, calcular média etc. O problema é que geralmente esquecem de nos avisar que a aritmética que o computador "sabe" é bem diferente da que a gente aprende na escola, principalmente quando lidamos com números do tipo float. Vou abordar um pouco de quais são essas diferenças, quais pegadinhas podem surgir e como Python pode ajudar a mitigá-las.

Python.tar.gz: Python em uma linha

Escreva qualquer programa Python em apenas uma linha usando lambdas, list comprehensions e o operador ternário.


Nessa palestra serão abordados sintaxe, semântica, programação funcional e muitos parênteses.