Perfil

Guilherme Vierno @guilherme2


Sobre mim

Desenvolvedor web, especialista em Python.

Propostas

aiohttp: Asynchronous HTTP Client/Server

Irei apresentar o aiohttp, uma biblioteca que contém um servidor e client que utilizam asyncio. Passando pelo processo de construção de uma app simples, irei mostrar alguns benchmarks e casos em que o aiohttp brilha.

Arquitetura de Microserviços, o que, como e pra quê?

Microservices é a hype do momento e uma tendência crescente en grandes produtos no mundo inteiro. Irei mostrar de forma bem simples o que são, quais seus principais benefícios, desvantagens e como o Python nos ajuda a construir tais aplicações.


Utilizarei o o case da globo.com para ilustrar, partindo da arquitetura monolítica para os microserviços.

Ferramentas de análise de código para Python

Existem diversas ferramentas de análise de código para Python, algumas muito famosas como o pylint e pyflakes. Essas são ferramentas muito valiosas durante o processo de desenvolvimento, tanto para programadores iniciantes como experientes.


Utilizando análise de código podemos detectar erros, potenciais problemas, violação de convenções e complexidade de código.


Nesta palestra, serão apresentadas várias ferramentas para fins diferentes, mostrando o que cada uma nos fornece de informação sobre o código. Também veremos com integrar essas ferramentas no processo de desenvolvimento e implantação do software, de modo a melhorar a saúde de um projeto Pyhon.

Microservices em Python: desafios e soluções

Microservices é uma buzzword do momento em arquitetura de software, uma tendência crescente en grandes produtos no mundo inteiro. Irei mostrar de forma bem simples o que são, quais seus principais benefícios, desvantagens e como o Python nos ajuda a construir tais aplicações. Será mostrado como as principais bibliotecas e frameworks Python podem nos ajudar ou gerar pitfalls ao desbravar o mundo dos microserviços.
O case da globo.com será usado para ilustrar, mostrando como matamos um monolito django de 8 anos para usar microserviços.

Microservices em Python: desafios e soluções

Microservices é uma buzzword do momento em arquitetura de software, uma tendência crescente en grandes produtos no mundo inteiro. Irei mostrar de forma bem simples o que são, quais seus principais benefícios, desvantagens e como o Python nos ajuda a construir tais aplicações. Será mostrado como as principais bibliotecas e frameworks Python podem nos ajudar ou gerar pitfalls ao desbravar o mundo dos microserviços.
O case da globo.com será usado para ilustrar, mostrando como matamos um monolito django de 8 anos para usar microserviços.