PotiCon - 1ª Conferência Potiguar de Software Livre

Nos dias 18 e 19 de Novembro, damos inicio ao evento mais importante do calendário anual do PotiLivre: o PotiCon. A Conferência Potiguar de Software Livre vai reunir os melhores especialistas em Software Livre no Rio Grande do Norte, além de palestrantes de Fortaleza e João Pessoa já confirmados.

O objetivo do PotiCon é ampliar os conhecimentos dos participantes sobre as ferramentas livres de desenvolvimento, distribuições Linux e como anda o mercado atual do Software Livre, com isto o público poderá trocar experiências e impressões sobre os projetos inovadores de código aberto existentes no país.


A proposta do PotiCon é reunir um amplo conteúdo de informações para que estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e especialistas compartilhem os seus conhecimentos no mesmo ambiente.

 

Hotsite do PotiCon: http://www.potilivre.org/poticon


Este evento não aceita mais propostas.

Propostas

author photo

A linguagem de programação Rust e sua comunidade

Rust é uma linguagem de programação de baixo nível, sem o overhead de uma linguagem interpretada, sendo uma alternativa moderna ao C e o C++. E Rust promete eliminar erros de violação de memória, como buffer overflows, use-after-free e data races — o que se traduz em programas mais robustos e seguros. Quem programa em Rust gosta muito: uma pesquisa do StackOverflow em 2016 coloca Rust como a primeira do ranking "most loved programming languages".


Mas será que Rust é isso tudo mesmo, ou é só a "linguagem da moda" que ninguém vai falar daqui a dez anos? Pra que mais uma linguagem de programação?


O objetivo da palestra é mostrar o que motivou o desenvolvimento de Rust, para que ele é usado hoje em dia, e também caminhos para aprender a linguagem e se envolver com a comunidade.


A palestra não vai se focar muito em aspectos técnicos da linguagem, mas um mini-curso de introdução à programação em Rust pode ser ministrado.


Mini-bio: Elias Amaral usa software livre desde a época do Conectiva 7 (com KDE 2.2!) e estudou Engenharia de Computação.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Arduino além dos LEDs: Como uma plataforma livre e um pouco de criatividade podem dar um upgrade na sua infra estrutura?

Você já sabe acender LEDs?
Já ligou sensores de presença, ultrassom, temperatura, mas ainda não sabe o que fazer com tudo isso?
Que tal ir um pouco além do básico com o Arduino e dar um upgrade na sua infraestrutura?


Nessa palestra, vamos ver como construir um microservidor de monitoramento para seu data center gastanto muito pouco e utilizando a plataforma livre do Arduino. Além, é claro, de integrar com outras ferramentas livres.


Tópicos


* Construir um IP Watchdog
* Monitores de temperatura/umidade com threads
* Sensor de presença
* Web API e APP para Android
* Integração com zabbix


 


Sobre o autor: Analista de sistemas no Governo do Estado do Ceará e membro da comunidade PHP com Rapadura. Entusiasta de software livre que gosta de brincar com Java, PHP, C++ e segurança da informação. Nas horas vagas se diverte com Arduino.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Artífices do ciberespaço: quando a ideia dialoga com a prática concreta.

A proposta dessa palestra é traçarmos algumas reflexões sobre a figura dos hackers como os Artífices da modernidade. Ou seja, aqueles que buscam ligar o fazer das mãos ao pensar, podendo representar até mesmo um ato político. O artífice se pergunta além do “Como fazer?” o “ Por que fazer?” buscando uma ideia de engajamento que possibilita à pessoa não realizar uma atividade meramente mecânica, mas pensar sobre o que faz. Muito mais que uma questão profissional ou um hobby: “Hackear é um estilo de vida” pelas inúmeras possibilidades que ela nos apresenta.


Me chamo Ana Eliza, sou socióloga e professora, estudo os aspectos sociopolíticos do Software Livre desde 2012 quando comecei minha pesquisa de mestrado nas Ciências Sociais sobre a cooperação através tutoriais no YouTube . Atualmente pesquiso cultura hacker, sou membro da equipe de comunicação do Fórum internacional de Software Livre e mais que tudo isso curiosa sobre o mundo do SL.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Como eu integrei Ionic Framework com Ruby on Rails



Nesta palestra, mostro como eu integrei o Rails no backend com o Ionic no frontend, além de utilizar este para gerar tanto a versão mobile quanto web, incluindo autenticação de usuários e a manutenção de dados offline.



Bio:  Desenvolvi meu primeiro aplicativo aos 12 anos e desde então minha vida mudou. Já palestrei em diversos eventos como a Campus Party, Flisol, PhP Experience e outros, mostrando a todos que programar é divertido além de ser uma atividade fascinante, e, graças à programação, tenho conhecido muitas pessoas inspiradoras fascinando-me cada vez mais com este novo mundo que surgiu à minha frente.


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Como Pipes do Unix podem salvar a sua vida

Você tem usado o seu sistema operacional ao seu favor? Nesta palestra pretendo explicar o que são Pipes (Unix), seus tipos e explorar as suas utilidades do ponto de vista prático executando tarefas do cotidiano.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Computadoras – O Poder das Mulheres na Computação

Segundo dados da SBC, menos de 10% das pessoas que trabalham com informática são mulheres.


Hoje, muitas empresas estão com dificuldades de conseguir mão de obra qualificada. Mais difícil ainda quando se procura por mulheres para preencher essas vagas.


Mas, se quem criou a profissão de programar computadores foi uma mulher.  E em uma época em que nem existia computador, Porque existem tão poucas mulheres desenvolvedoras de software atualmente? Mostrarei várias mulheres que inspiram e desbravaram essa área do conhecimento humano.


 


bio:


Comecei a me envolver com o mundo do desenvolvimento de softwares acompanhando meu pai e minhas irmãs nos eventos que participavam, desde muito pequenininha.


Cresci entre computadores e código e fui me empolgando cada vez mais por esse mundo sem limites.


Atualmente estou trabalhando no desenvolvimento de uma rede social direcionada a pets.


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Configurando um GNU Debian 100% Livre com Linux-libre`

O projeto linux-libre nasceu da necessidade da comunidade de manter em seus sistemas GNU um kernel livre de blobs proprietários, o linux-libre é o resultado do trabalho dessa comunidade, entregando assim um kernel 100% livre. Nesta palestra nós vamos ver como instalar o linux-libre no Debian.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Desenvolvimento Web com Groovy e Grails

Este minicurso destina-se a introduzir Groovy e Grails para profissionais da área de TI. Os participantes irão obter uma introdução completa da tecnologia e será orientado através aspectos da linguagem de programação Groovy e a estrutura de aplicações web com o framework Grails.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Diário de um sobrevivente livre

Nesta palestra vou descrever a história de como estou deixando de utilizar software proprietários. Ela tem como objetivo mostrar as ferramentas que estou utilzando no meu dia a dia e o planejamento que fiz para, quem sabe um dia, ser completamente livre.


Bio:

Formado em Sistemas para Web, Pós-graduado em Sistemas Distribuídos e internet. Atualmente é consultor e atua como coordenador do PHP-PB, grupo de usuários PHP da Paraíba.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Ei macho, já conhece o inkscape? Não? Pois se achegue aqui

Dominar uma ferramenta gráfica pode ser de grande valia no dia a dia, seja no lado profissional, acadêmico ou mesmo no pessoal, conseguir desenrolar um trabalho de ilustração pode ser algo magnífico de diversas formas. E se tivesse uma ferramenta repleta de funcionalidades, que não lhe obriga a ter um super computador para utilizá-la e, além disso, for livre?


O Inkscape é um software livre para edição vetorial semelhante ao Corel Draw e Illustrator que tem como suas principais características a quantidade de funcionalidades e a leveza, que vai rodar mesmo naquele computador modesto e com bons anos de uso. 


O objetivo da palestra é mostrar que é possível realizar excelentes trabalhos gráficos com Software Livre através de minhas experiências nesses quase 6 anos em que utilizo esta maravilhosa ferramenta.


Biografia: Estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará, militante do movimento Software Livre desde 2010 e fundador e mantenedor da Comunidade Vale Livre. Atua também na ONG Ação Digital - ONADI, que tem como objetivo principal apoiar e realzar iniciativas de Inclusão Digital com uso de Software LIvre.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Ensino ágil de programação


As crianças já estão tão familiarizadas com a tecnologia que ficção científica tornou-se coisa do passado, partindo desta premissa apresento uma abordagem diferente para o ensino de programação.


 bio: Há mais de 25 anos desenvolvo softwares.  Apaixonado pela evolução tecnológica que está cada vez mais acelerada.



 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

E se os movimentos de software livre falharem?

O objetivo da palestra é buscar uma reflexão junto a platéia sobre os possíveis efeitos no futuro de nossa sociedade, caso os movimentos de software livre falhem em alertar e conscientizar a população dos perigos de um mundo dominado por softwares não-livres. Embora o público alvo seja aberto a qualquer pessoa interessada na temática de software livre, diversos temas técnicos serão trazidos à tona de forma didática com o intuito de inteirar os ouvintes das ferramentas que são e poderão por muito tempo ser utilizadas para controlar o dia a dia das pessoas. Inteligênica Artificial, Big Data, Sistemas Especialistas, Implantes Biomédicos, Broadcast signal intrusion, Spoofing attack, são apenas algumas das palavrinhas que serão abordadas durante esta apresentação.


 


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Git além dos comandos

Há muito mais no Git além de comandos.


BIO:  Sou apaixonada pelo design de softwares, principalmente em relação à usabilidade, que é capaz de atrair a atenção do usuário com uma simples mudança da posição de um botão ou apenas a alteração da cor de texto.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

HACKEANDO SUA MENTE - Software Livre da Philosofia a Prática

HACKEANDO SUA MENTE, palestra criada para a EXPOTEC 2015, e levada também em 2016


Nós, seres humanos, principalmente os excluídos NERDS, CDFs, HACKERS, não conectados a MATRIX. Não tiramos tempo para introspectar e literalmente hackearmos nossa mente. Isso pode ser feito, sem controle dos pensamentos, apenas respirando e observando. As vezes passamos horas, dias, semanas, …...., com um problema a ser resolvido, e nenhuma solução vem a nossa mente. Ai acordamos de madrugada e gritamos “EUREKAAAAA” e a solução veio por inteira , até com o código fonte depurado. Vamos falar um pouco mais sobre isso, e de como é possível, tranquilizando a mente e deixando os pensamentos fluírem, ter estes INSIGHTS acordados, fazendo parte do seu cotidiano. "Software Livre é um movimento social e político que objetiva mudar o MUNDO."


Como mudamos sempre que nos LIBERTAMOS da MATRIX.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Hardening em Sistemas GNU/Linux [Palestra]

Hardenig consiste no emprego de técnicas e processos para identificar e corrigir pontos deficientes na implantação de um ecossistema informativo, frente as suas configurações padrões com o objetivo de prevenir e evitar ataques de agentes mal intencionados. Nessa palestra será explorado os conceitos e procedimentos para deixar o seu sistema GNU/Linux mais seguro.


 


Sobre: Estudante de Bacharelado em Sistemas de Informação, atualmente trabalha como Analista de Sistemas. Entusiasta e usuário de software livre a pouco mais de 11 anos. Atuou em projetos de inclusão digital com a utilização de software livre. Sim! Ele se considera da velha guarda e apreciador dos bons costumes… GNU/Linux, KISS, Software Livre, etc. Nas horas livres, trabalha com segurança ofensiva.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Introdução a Data Science / Machine Learning com Python

Atualmente Data Science e Machine Learning são termos que estão em alta, mas afinal o que realmente significam esses termos? Como podemos começar a trabalhar com eles?


Nesta palestra irei responder a essas e outras perguntas, dando uma visão geral da área e mostrando esse ambiente científico em Python, com exemplos simples e práticos.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Javascript + API do Google Maps + API Street View: o que podemos fazer com isso?

Nesta palestra vamos falar sobre as APIs de geolocalização do Google, um universo a ser descoberto.


Vamos mostrar as seguintes APIs:



  • Google Places API Javascript Library

  • Google Street View Image API

  • Google Maps Distance Matrix API

  • Google Maps Elevation API

  • Google Maps Embed API

  • Google Maps Geocoding API

  • Google Maps Geolocation API

  • Google Maps JavaScript API

  • Google Maps Roads API

  • Google Maps Time Zone API


Vamos mostrar alguns exemplos dessas APIs, e muito código Javascript :D


Além disso, vamos mostrar cases de sucesso de serviços e empresas que usam as APIs de localização do Google, e o que eles criaram de inovação em cima dessa plataforma.


Quem usa as APIs do Google Maps?



  • Cycle Route: os ciclistas agora podem fazer seu trajeto, sabendo onde estão as subidas e descidas, e se as subidas são muito íngremes;

  • Google Maps na Policia de Zurich, Suíça: um grande processamento de dados geográficos;

  • Whatsthere: unindo Google Maps + Instagram, podemos ver todas as fotos de uma cidade, partindo de um ponto no mapa e de um raio de alcance;

  • Vodafone na India: usando Google Maps para expandir e melhorar os serviços de telefonia;

  • AirBerlin: companhia aérea que usa Google Maps para as rotas do seu site;

  • Uma homenagem a Bob Dylan, com mapa de todos os lugares citados nas letras de suas musicas;

  • Acessible.net: mapeamento de todos os lugares com acessibilidade;

Use os botões abaixo para votar:

author photo

jMetal: a contribuição de um headbanger a um projeto open source

Muita gente se sente encantada pelo espírito colaborativo trazido pelo software livre, mas nem todos acabam conseguindo dar o primeiro passo em termos de contribuir efetivamente com algum projeto.


 


Nesta palestra, contarei o relato de como dei uma contribuição a um projeto open source da área de metaheurísticas, o jMetal, contando desde como conheci esse projeto até a "publicação oficial" da minha contribuição a ele, a primeira que fiz a um projeto open source.


 


O objetivo principal desta palestra é mostrar que sim, é possível para qualquer um que saiba programar contribuir com um projeto open source, trazendo este relato, e mostrando o "caminho das pedras" que segui para tanto.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Mantendo e contribuindo com um projeto open source

Conversarei sobre como tive a ideia de fazer um plugin para o editor de código Atom e quais foram os desafios encontrados após o projeto ganhar visibilidade na comunidade internacional. A seguir mostro algumas dicas sobre como começar a contribuir com projetos open source ou como melhorar sua participação na comunidade.


- criando um projeto open source
- mantendo um projeto open source
- como contribuir com software livre


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Minicurso de Arduíno com Projetos Práticos

Um minicurso sobre arduíno destinado a interessados em eletrônica e sistemas embarcados com explicações sobre o funcionamento da plataforma, como usá-la e componentes eletrônicos básicos que podem ser usados em projetos. No fim do minicurso, dois ou três projetos práticos usando LED, Potenciômetro, Sensores, dentre outros.

Os projetos serão feitos no site circuits.io.

Pré-requisitos: saber lógica de programação.

Bio: Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas com experiência em C (linguagem usada no arduino) e outras linguagem de programação. Apaixonado por hardware, overclock e eletrônica.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Minicurso de Desenvolvimento de Sites com CMS JOOMLA

O minicurso é destinado aos profissionais e estudantes que desejam obter conhecimentos que favoreçam seu aprimoramento no desenvolvimento de Páginas WEB, através de um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais conhecidos e utilizados no mundo, o Joomla.
O objetivo é apresentar o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos Joomla, passando pela edição de conteúdo e o gerenciamento do site através de sua interface administrativa.


MINI-CURRÍCULO:
José Roberto da Costa Ferreira é Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (UNAMA/PA), tem Pós-graduação em Gerenciamento Web (IESAM/PA), Desenvolvedor Web Especialista em Joomla, Técnico de Suporte aos usuários de TI, Administrador de Rede, Encarregado da Subseção de Tecnologia da Informação do 1º/5º Grupo de Aviação, sediado na Base Aérea de Natal.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Minicurso de Processamento de Imagens Digitais

O objetivo do minicurso é consolidar uma base de conhecimento geral na área de processamento de imagens digitais que permitirá que, posteriormente, os alunos avancem em seus estudos de forma independente. De início, espaços de cores, pixels, alguns filtros básicos, dentre outros conceitos, serão abordados e com isso bem claro, algumas áreas mais avançadas serão pinceladas como esteganografia e as técnicas de compressão do JPEG. É um minicurso bem prático onde os códigos serão desenvolvidos em Python fazendo com que, a cada novo conceito aprendido, resultados possam ser visualizados através de código escrito pelos próprios alunos.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

[Mini-curso/oficina] Troubleshooting de Redes com ferramentas livres

O que fazer quando as coisas dão errado? Nesse mini-curso/oficina revisitaremos as camadas da pilha TCP/IP, rexplorando seus objetivos de existir e seu funcionamento. Em paralelo, serão apresentadas ferramentas livres para realização de troubleshooting em cada uma das camadas de rede. Serão abordadas ferramentas de test de conectividade tais como arping, ping, hping3, e traceroute, ferramentas de análise de tráfego tais como tcpdump, wireshark e tshark, ferramentas de análise de desempenho tais como iperf e ntop, e ferramentas de reconhecimento tais como nmap, netcat, dentre outras.


Público-alvo: administradores e desenvolvedores de sistemas com conhecimento básico de redes TCP/IP.


Duração: um ou dois turnos (~ 4 à 8 horas).


Bio: Pedro Arthur Duarte atua como pesquisador e desenvolvedor na Hewlett Packard Enterprise, onde aplica técnicas de sistemas concorrentes, distribuídos e tolerantes a falhas em aplicações voltadas à segurança de redes de computadores. Teve seu primeiro contato com software live a long time ago, in a galaxy far, far away, e já palestrou em eventos tais como o FISL, Latinoware, TDC, ENSL, CESoL, dentre outros.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Minicurso: Ruby + Ruby on Rails para programadores Java

O minicurso é destinado aos profissionais e estudantes da linguagem Java que desejam iniciar e conhecer a linguagem de programação Ruby e o framework web Ruby on Rails.


Conteúdo a ser ministrado durante o minicurso


1. Porquê devo aprender Ruby e Ruby on Rails?


2. Existe vagas para programador Ruby?


3. Ruby versus Java


4.  Introdução prática ao Ruby


5. Introdução prática ao Ruby on Rails


6. Desenvolvendo um gerenciador financeiro pessoal simples

Use os botões abaixo para votar:

author photo

NodeBots: Robôs com JavaScript

Fazer robôs é legal, mas fazer com JavaScript é mais ainda! Irei mostrar as vantages de poder utilizar os milhares módulos NPM. Integre todos os seus motores e sensores utilizando Johnny-Five, um framework open-source que vai permitir você utilizar JavaScript junto com seu Arduino.


Bio:
Desenvolvedora na Codeminer 42 e estudante de Ciência da Computação na UFAL, já contribuiu com a Mozilla Brasil em projetos de tradução e educação, organizando workshops focados em ensinar web para meninas como WoMakersCode e Rails Girls Maceió.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Nós queremos você para a comunidade do Software Livre, e você ganhará Credibilidade e Dinheiro por isso.

O ser humano tem por hábito, consumir muito e retribuir pouco, acabam consumindo informações e recursos e não oferecem nada em troca, então a proposta da palestra é demonstrar o conceito de comunidades de prática e como qualquer pessoa, em sua área de atuação profissional/acadêmica ou como hobby, PODE e DEVE colaborar com a comunidade do Software Livre. Serão apresentados diferentes áreas em que necessita de voluntários, e como iniciar a sua primeira contribuição.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

[OFICINA] Identidade visual joiada com inkscape

O Inkscape é um software livre para edição vetorial, sendo uma alternativa livre ao Corel Draw e Illustrator que tem como suas principais características a quantidade de funcionalidades e a leveza, que vai rodar mesmo naquele computador modesto e com bons anos de uso.


O objetivo da oficina é iniciar os participantes no uso da ferramenta, abordando a ultilização das principais funções e recursos na criação de logos, cartazes, mídias para internet, slides animados, etc.


Biografia: Estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará, militante do movimento Software Livre desde 2010 e fundador e mantenedor da Comunidade Vale Livre. Atua também na ONG Ação Digital - ONADI, que tem como objetivo principal apoiar e realzar iniciativas de Inclusão Digital com uso de Software LIvre.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

[Oficina] - Programando com PHP enquanto come Rapadura

Oficina introdutória para iniciar o desenvolvimento de aplicações web utilizando a linguagem de programação livre PHP. Veremos sua sintaxe e suas características principais, o que faz a linguagem ser tão popular quanto é. Estruturas de Controle, Funções Nativas, Estruturas de Dados, Interação com HTML, essas e muitas outras coisas serão vistas e revistas para um aprendizado interessante e arretado... Ao término da oficina os participante poderão facilmente entender alguns códigos PHP, e poderão desenvolver bastante a base de Rapadura.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

“O meu eu quero de flocos…” [Minicurso]

Saiba porque o Slackware, uma das distribuições mais antigas ainda em atividade, é tão admirada e idolatrada pelos seus usuários. Estabilidade, segurança e simplicidade são as bases desta distribuição que tem por objetivo deixar o controle na mão dos seus usuários. Neste minicurso, será dada a devida atenção aos conceitos implementativos e gerências do Slackware GNU/Linux. Traga o seu pedaço de hardware ou sua máquina virtual para degustar a essência do GNU/Linux e do conceito KISS (Keep It Simple, Stupid ) ;-)


 


Público-alvo: Censura "livre" 


Duração: 4 Horas


 


Sobre: Estudante de Bacharelado em Sistemas de Informação, atualmente trabalha como Analista de Sistemas. Entusiasta e usuário de software livre a pouco mais de 11 anos. Atuou em projetos de inclusão digital com a utilização de software livre. Sim! Ele se considera da velha guarda e apreciador dos bons costumes… GNU/Linux, KISS, Software Livre, etc. Nas horas livres, trabalha com segurança ofensiva.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

O papel do open source no ecosistema das startups

Embora hoje a maioria das empresas, universidades, aceleradoras, e outras entidades adotem uma visão mais tradicional de como conduzir um negócio, há uma forte tendência na adoção de práticas mais abertas e colaborativas. Nesta palestra, iremos oferecer uma visão geral de como o open source pode ser usado como uma estratégia de negócios. Abordaremos não só a colaboração no desenvolvimento de software, mas também em campanhas de marketing, na elaboração de conteúdo, e no levantamento de capital (crowdfunding) para novos empreendimentos.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

PostgreSQL: para ser livre você precisa ter controle sobre os dados

Há 10 anos que Tim Berners-Lee (criador da WWW) afirmou que profissionais de TI precisam ter a visão de que os dados são preciosos e irão durar mais que os próprios sistemas. Disse ainda que os usuários precisam ter controle sobre seus dados, não ficando dependentes de fornecedores de forma que sejam obrigados a recorrer a eles para resolver problemas. [1]


Quer saber como um software livre pode te ajudar a controlar seus dados? está curioso para conhecer como grandes bancos de dados podem ser gerenciados?


Nesta palestra trataremos do PostgreSQL, suas funcionalidades principais e mais recentes (novidades da versão 9.6), além de dicas de gerenciamento e lições aprendidas decorrentes de seu uso em grandes bancos de dados.


[1] http://www.bcs.org/content/conWebDoc/3337


Short bio: graduado em computação pela Universidade de Brasília (UnB) e telecomunicações pelo IFPB; pós-graduado em segurança da informação pela UnB; atua há mais de 15 anos no mercado de TI; trabalhou em Órgãos Públicos como SERPRO, MPF e TST;  trabalha como administrador de banco de dados no Tribunal Regional do Trabalho em Natal-RN; atualmente interessado em aprender mais sobre o PostgreSQL e a linguagem de programação Dart; pode ser encontrado no twitter @zidenis

Use os botões abaixo para votar:

author photo

SISGRAF - Sistema Gráfico para o Monitoramento de Lançamento

O SISGRAF, Sistema gráfico para o rastreamento dos lançamentos de mísseis e foguetes sem carga últi embarcada. Trabalha sincronizado com os radares com base terrestre, para encontrar, identificar e perseguir os foguetes/mísseis, podendo estar até 280 km de distância. Nessa distância, o míssil pode não estar visível tendo menos chance de ser identificado. É possível para o sistema operar em um módulo completamente automático sem a intervenção humana. É exibido, em tempo real, a posição atual do trajeto percorrido pelo míssel/foguete no momento do lançamento. O sistema é desenvolvido utilizando as linguagens C (e bibliotecas terceiras) e JAVA.


Esse sistema vem sendo utilizando atualmente no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e no Centro de Lançamento de Alcantara, organizações militares pertencentes a Força Aérea Brasileira.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Site Reliability Engineering, Uma Introdução ao Método DevOps do Google

A palestra oferece uma introdução ao método DevOps do Google, o que é SRE, as diferenças entre SRE e puro OPS, quais as atribuições de um time de SRE e de que forma esse método pode melhorar a dinâmica de operações de uma empresa de TI.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Software Livre como ferramenta de aprendizado

Nessa palestra pretendo exemplificar utilizando como base minha experiência própria como startar e contribuir com projetos de software livre e de quebra como ainda te trazem conhecimento e crescimento pessoais e profissionais.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Software Livre: Herói ou Ameaça?

Você sabe a real filosofia do Movimento Software Livre?


Você tem ideia de que estamos sendo enganados ao pensar que apenas em utilizar um Sistema Operacional denominado popularmente "Linux" estamos sendo ativistas ou ao menos usuários livres. Pra começo de conversa na verdade deveria chamar-se GNU/Linux por motivos óbvios.


A cruel realidade é que estamos sendo imoralmente condenados por aqueles que querem mudar a causa, ou aqueles que insistem em dizer que "Open Source" e "Software Livre" são a mesma coisa.


Estas mesmas pessoas e empresas utilizam a revolução do MSL(Movimento Software Livre) para se saírem na frente com intuitos financeiros e comerciais, no caso, a OSI - Open Source Initiative, que visa apenas abrir o código fonte mas não torná-lo livre. Mas claro, o discurso é muito bonito usando uma das melhores táticasde convencimento: "Desenvolvimento Colaborativo"


Essa palestra tem como objetivo separar exatamente os Ativistas do Software Livre dos usuários de Código Aberto.


E claro reacender a chama da resistência, dos convervadores e reacionários militante e ativistas do Movimento Software Livre, Conservadores porque estamos conservando a real e verdadeira definição de Software Livre, e Reacionários porque estamos reagindo contra essa contra-revolução.


 


Quem sou eu? Quer mesmo saber?
Eu sou o homem de ferro :)
Ativista e Militante do Software Livre, Desenvolvedor Web na Secretaria da Educação do Estado do Ceará, e Professor de PHP na Universidade do Trabalho Digital. Com apenas 21 anos, já palestrou e ministrou workshops na Campus Party Brasil/Recife, PHPeste João Pessoa, FTSL, Expotec, Darkmira Tour PHP, entre outros. Sou o Fundador da Comunidade PHP com Rapadura, e atuo na organização do FLISoL Ceará e outras comunidades.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Software Livre - O que nunca te disseram!

Criar um projeto de software livre é super fácil e divertido. O que vem depois disso é o que ninguém nunca te disse. Ninguém vai querer usar, você não vai ter mais vontade de melhorar seu projeto, as vezes não tem tempo.  Mas o melhor de tudo é depois que você consegue construir algo que tenha valor pra comunidade, que o retorno do seu trabalho vale a cara de surpresa de algumas pessoas sobre o seu projetinho depois de um ano ou dois. 


O Speakerfight atualmente recebe mais de 5000 usuários ativos por mês e gerencia em média 5 eventos por mês, quase 150 estrelas no Github e contribuições de todo o Brasil, ele naceu em 2015 para gerenciar o processo de chamada de trabalhos da Pyhton Nordeste 2015 que ocorreu em Natal / RN, de lá até hoje o Speakerfight se tornou a plataforma oficial de chamada de trabalhos da comunidade Python no Brasil e é usadas por inumeras comunidades de tecnologia em todo território nacional.


Nessa palestra Eu vou explicar de onde o Speakerfight veio, onde ele está agora e pra onde ele vai. Espero que algum de vocês animem e criem seus próprios projetos.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Softwares Educativos Livres

As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) têm chegado às instituições públicas impulsionadas, sobretudo, pela política de adoção preferencial de Software Livre, publicada em meados dos anos 2000. Nesse sentido, os computadores (desktops, laptops e tablets) presentes nas escolas da rede pública brasileira são dotados, via de regra, com softwares livres desde o sistema operacional, passando por suítes de escritório e navegadores de internet, até os recursos educativos digitais, que gozam de qualidade técnica e pedagógica, que serão foco desta oficina. Contudo, há duas hipóteses que nos levam a pensar o porquê de muitos professores ainda desconhecerem e pouco utilizarem softwares educativos livres, quais sejam: I) pré-concepções pejorativas e equivocadas sobre software livre; e II) desconhecimento da existência e possibilidades pedagógicas de softwares educativos livres. Diante desse contexto, propomos esta oficina para formar professores e demais interessados no uso de TDIC na Educação acerca do uso de softwares educativos livres. Esperamos que ao final os participantes sintam-se aptos a explorar softwares educativos livres em suas aulas, analisando os conceitos das diferentes áreas do conhecimento que podem ser explorados, integrando às TDIC ao currículo escolar. Assim, definimos como objetivos da oficina:


Objetivo Geral:


+ Explorar possibilidades pedagógicas de softwares educativos livres;


Objetivos Específicos:


+ Refletir sobre a relação entre o conceito de Software Livre com a Educação;


+ Listar exemplos de softwares educativos livres


+ Planejar aulas com uso de softwares educativos livres


Carga-horária: 4h


Softwares Educativos Explorados:


+ DrGeo
+ GCompris
+ GeoGebra
+ KGeography
+ KTurtle
+ Luz do Saber
+ Marble
+ Scratch
+ Stellarium
+ Tux Math
+ Tux Paint


Requisitos: computadores com os softwares educativos livres instalados.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Suporte em TI para Desktop com Software Livre

Esta palestra tem o objetivo de repassar a minha experiência trabalhando com suporte em TI para Desktop utilizando especificamente software livre. Serão listadas ferramentas que ajudam no reparo de computadores, como testes de memória, particionamento e clonagem de discos rígidos, remasterização de sistema operacional, além de dicas para problemas que parecem difíceis, mas com o uso de software livre a solução é bem simples.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Uma contrarrevolução para exterminar a filosofia do Software Livre

Depois de duas décadas de militância posso assegurar que o Open Source Initiative é um projeto de longo prazo cuja estratégia é exterminar a filosofia do Software Livre para subsituí-la pela sua própria que é mais amigável com o mercado.


O Movimento Software Livre, o projeto GNU e a FSF precisam ser enfraquecidas ao máximo para permitir que grandes empresas possas adotar o modelo de produção colaborativa sem que isso coloque em risco seus modelos de negócio.


Caçar talentos, estratégias de marketing, resignificação de conceitos, acordos comerciais, lobby nos governos e muito mais, fazem parte disso.


 


 


Mini bio: Nerd, evangelizador e desenvolvedor de Software Livre. Membro fundador do G/LUG-PB – Grupo de Usuários Gnu/Linux da Paraíba, com mais de 25 anos de experiência na área de TI. Ganhador do Prêmio AREDE de 2014, empreendedor, professor, autor do livro OpenLDAP Extreme, criador do Projeto KyaPanel – http://www.kyapanel.com, palestrante em diversos eventos sobre questões técnicas e filosóficas da democratização do conhecimento tecnológico, privacidade, liberdade de expressão e Software Livre. Consultor independente para tecnologias livres para diversas organizações como a TV Globo, Prefeitura Municipal de João Pessoa. Mantenedor do primeiro servidor Diáspora no Brasil – http://www.diasporabr.com.br

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Usando Git (direito) em equipes

Existe muito no Git além daquele basicão "commit, push e pull".


Essa palestra mostra como utilizar o workflow já utilizado por diversos projetos open source para melhorar o funcionamento do seu time.


Além disso, menciona uma série de boas práticas na hora de utilizar o Git no dia-a-dia, seja para projetos particulares ou contribuições open source.


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

WebAssembly: Será que o reinado do JavaScript está com seus dias contados?

Com a chegada do WebAssembly será possível programar client-side em várias linguagens como Python, Java, C# e até mesmo C++. Será este o fim do reinado do JavaScript?

Use os botões abaixo para votar: