Perfil

Mário Araújo Xavier @mario3


Sobre mim

-

Eventos

Software Freedom Day 2016 Natal

 

O Software Freedom Day é um evento que ocorre anualmente sempre no terceiro sábado de Setembro em todo o mundo. Como já pode-se ter uma noção através do nome, é um evento para celebrar a liberdade de software o que inclui qualquer conteúdo digital, sendo estes consequências dos avanços do movimento de software livre e de código aberto (FOSS).

Diferente de outros eventos mais comuns na comunidade, o Software Freedom Day evita trazer a tona temas que já são repetidamente discutidos com pragmatismo entre tecnologias, focando em assuntos que possam esclarecer a liberdade de software (FOSS), desde questões teóricas à técnicas, e revelar aos participantes em que áreas do conhecimento e da indústria essa liberdade tem se propagado, não só através de padrões e formatos abertos como também de software livre.

O evento está sendo organizado pela comunidade local PotiLivre e acontecerá das 8h às 18h no dia 17 de Setembro de 2016. A inscrição é gratuita. Em breve divulgaremos o local do evento.

III Semana de Licenciatura em Informática (SELINFO) & Potilivre: Tecnologias Livres aplicadas à Educação

A III Semana de Licenciatura em Informática (SELINFO) em parceira com o Grupo de Usuários de Software Livre do Rio Grande do Norte – PotiLivre, organizam juntos um evento que trata sobre o tema Tecnologias Livres Aplicadas à Educação. Cada vez mais, o assunto vem sendo discutidos no Brasil e no mundo, e inovadoras propostas vêm surgindo, na tentativa de se alcançar melhores índices de desempenho no processo ensino/aprendizado nas escolas.
 
 
A SELINFO acontecerá dias 8 e 9 de Agosto, no Campus do IFRN Zona Norte, localizado na Rua Brusque, 2926 - Potengi, Natal - RN, das 15h as 21h.

PotiCon - 1ª Conferência Potiguar de Software Livre

Nos dias 18 e 19 de Novembro, damos inicio ao evento mais importante do calendário anual do PotiLivre: o PotiCon. A Conferência Potiguar de Software Livre vai reunir os melhores especialistas em Software Livre no Rio Grande do Norte, além de palestrantes de Fortaleza e João Pessoa já confirmados.

O objetivo do PotiCon é ampliar os conhecimentos dos participantes sobre as ferramentas livres de desenvolvimento, distribuições Linux e como anda o mercado atual do Software Livre, com isto o público poderá trocar experiências e impressões sobre os projetos inovadores de código aberto existentes no país.


A proposta do PotiCon é reunir um amplo conteúdo de informações para que estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e especialistas compartilhem os seus conhecimentos no mesmo ambiente.

 

Hotsite do PotiCon: http://www.potilivre.org/poticon

Propostas

Bacula - Ferramenta de backup para Servidores Linux

Vamos conhecer o Bacula: uma das melhores ferramentas para Administradores de Rede a nível Enterprise, usada por empresas como SERPRO, FIERN/SENAI, NeoCode, entre outras.


A palestra vai abordar os módulos do Bacula (Director, Storage Daemon, File Daemon, Console Manager, Catalog), seus arquivos .conf e o Webacula.


Vamos ver como o Bacula faz o backup do PfSense, do Microsoft SQL Server e o dump do MySQL.

Bacula: Ferramenta de backup para Servidores Linux

Vamos conhecer o Bacula: uma das melhores ferramentas para Administradores de Rede a nível Enterprise, usada por empresas como SERPRO, FIERN/SENAI, Banco Santander, Groupon,, Locaweb, Exército, Marinha e Aeronáutica.


A palestra vai abordar os módulos do Bacula (Director, Storage Daemon, File Daemon, Console Manager, Catalog), seus arquivos.conf e o Webacula.


Vamos ver também como o Bacula faz o backup do PfSense, do Microsoft SQL Server e o dump do MySQL.


 

Influência do Software Livre no mercado de TI

Ao longo dos anos a Filosofia do Software Livre causou mudanças diretas ou indiretas no mercado de TI. A ideologia de Software Livre, Código Aberto e Colaboração entre usuários fizeram com que órgaos públicos migrassem para o software livre; projetos de codigo fechado se tranformassem em código aberto; gigantes da TI como Google, Netflix, Cisco, Microsoft e Amazon se unam para criar um codec para streaming de vídeos em código aberto; entre outros.

Javascript + API Google Maps + API Street View: o que podemos fazer com isso?

Nesta palestra vamos falar sobre as APIs de geolocalização do Google, um universo a ser descoberto.


Vamos mostrar as seguintes APIs: Google Places API Javascript Library; Google Street View Image API; Google Maps Distance Matrix API; Google Maps Elevation API; Google Maps Geocoding API; Google Maps Geolocation API; Google Maps Roads API; Google Maps Time Zone API


Vamos mostrar alguns exemplos dessas APIs, e muito código Javascript :D


Além disso, vamos mostrar cases de sucesso de serviços e empresas que usam as APIs de localização do Google, e o que eles criaram de inovação em cima dessa plataforma.


 


Quem usa as APIs do Google Maps?


Cycle Route: os ciclistas podem fazer seu trajeto, sabendo onde estão as subidas e descidas, e se as subidas são muito íngremes;


Google Maps na Policia de Zurich, Suíça: um grande processamento de dados geográficos;


Vodafone na India: usando Google Maps para expandir e melhorar os serviços de telefonia;


AirBerlin: companhia aérea que usa Google Maps para as rotas do seu site;


Acessible.net: mapeamento de todos os lugares com acessibilidade;

Javascript + API do Google Maps + API Street View: o que podemos fazer com isso?

Nesta palestra vamos falar sobre as APIs de geolocalização do Google, um universo a ser descoberto.


Vamos mostrar as seguintes APIs:



  • Google Places API Javascript Library

  • Google Street View Image API

  • Google Maps Distance Matrix API

  • Google Maps Elevation API

  • Google Maps Embed API

  • Google Maps Geocoding API

  • Google Maps Geolocation API

  • Google Maps JavaScript API

  • Google Maps Roads API

  • Google Maps Time Zone API


Vamos mostrar alguns exemplos dessas APIs, e muito código Javascript :D


Além disso, vamos mostrar cases de sucesso de serviços e empresas que usam as APIs de localização do Google, e o que eles criaram de inovação em cima dessa plataforma.


Quem usa as APIs do Google Maps?



  • Cycle Route: os ciclistas agora podem fazer seu trajeto, sabendo onde estão as subidas e descidas, e se as subidas são muito íngremes;

  • Google Maps na Policia de Zurich, Suíça: um grande processamento de dados geográficos;

  • Whatsthere: unindo Google Maps + Instagram, podemos ver todas as fotos de uma cidade, partindo de um ponto no mapa e de um raio de alcance;

  • Vodafone na India: usando Google Maps para expandir e melhorar os serviços de telefonia;

  • AirBerlin: companhia aérea que usa Google Maps para as rotas do seu site;

  • Uma homenagem a Bob Dylan, com mapa de todos os lugares citados nas letras de suas musicas;

  • Acessible.net: mapeamento de todos os lugares com acessibilidade;

KDE Edu & Linux Educacional: como o Projeto KDE, o Linux e o Software Livre podem mudar a educação brasileira

Nesta palestra vamos falar sobre a relação entre o Software Livre e a Educação. O KDE Edu e o Linux Educacional, ambos projetos open-source focados na educação.


Vamos também abordar como o software livre, o GNU, a filosofia open-source, o Creative Commons ajudaram a mudar o acesso à informação e à educação.


Para o futuro, vamos ver as perspectivas do que o Software Livre e a Educação podem trazer para o Brasil.

KDE Mobile: Leve o KDE Plasma para o seu Android e Codifique nesse projeto

Nessa palestra vamos falar como o KDE pode ser a interface gráfica do Android e como participar desse projeto.


Na equipe do KDE Mobile é possivel participar como designer,  criando apps nativos KDE, portabilizando apps de outra plataforma para o KDE, trabalhando para que os apps do Android sejam compativeis com o KDE e tambem programando para o Plasma Mobile Core.


 


 


 

Microsoft e Linux: como e porquê a Microsoft se aliou ao Software Livre

Nessa palestra vamos falar sobre a relação entre a Microsoft e o Software Livre, e o envolvimento da empresa em projetos open-source.


A palestra vai abordar a influência do Software Livre em projetos da gestão de Satya Nadella, como: a abertura gradual do código-fonte do  .NET, NUGET open-source, Projeto REDIS, a Alliance for Open Media e o GitHub da Microsoft. Além disso, vamos ver como o Linux, PHP, Ruby, Node.JS e Python rodam no Microsoft Azure.


Também vamos falar da experiência gratificante de participar das comunidades PotiLivre e da CTMS RN – Comunidade Técnica Microsoft no RN.

Minicurso de PHP para iniciantes

INTRODUÇÃO:  Esse é um minicurso voltado para os iniciantes na linguagem de programação PHP, usada em 60% da internet.


OBJETIVO: Conhecer as características e recursos do PHP. 


EMENTA: Introdução ao PHP; Operadores de atribuição, relacionais e lógicos; Formulários e métodos GET e POST; Funções e variáveis de ambiente; Orientação a objeto; Cookies e sessões;


Também iremos falar sobre os frameworks mais usados como Zend, Laravel, Symfhony, Yii, CakePHP, Code Igniter; quais suas características, vantagens e qual o framework ideal para o seu projeto.


CARGA HORÁRIA: 2h30min