FLISOL NATAL 2017

O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) é o maior evento da América Latina de divulgação de Software Livre. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4o. sábado de abril de cada ano. Porém esse ano o evento ocorrerá no dia 08 de Abril.

O evento é de graça e estamos abrindo submissões para MINICURSOS com uso de Software Livre, esse ano iremos abordar um cenário mais técnico, portanto as ferramentas irão ficar mais em evidência do que as distribuições GNU/Linux do mercado. Uma vez que o evento é sobre Software Livre e não sobre distribuições GNU/Linux, isso inclui softwares livres para Microsoft Windows além de outras plataformas.


The event is no longer accepting proposals.

Proposals

author photo

Afinal de contas, o que é Software Livre ?

Primeiramente, vamos abordar o que é Software Livre e a sua importância, porque as pessoas sempre estão preocupadas com a sua liberdade de locomoção, expressão dentre tantas outras coisas por que não se preocupam com sua liberdade em relação ao software ? Que é uma liberdade tão importantes quanto essas.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Assistentes Pessoais, Chatbots e como despertar seu lado maker com essas tecnologias

Assistentes pessoas como Google Home, Amazon Echo e os famosos chatbots do Facebook Messenger e demais plataformas vem ganhando a cada dia mais e mais adeptos. Seguindo essa tendência venho por meio dessa palestra apresentar uma perspectiva maker com essas tecnológias, mostrarei como fazer integração com a API dessas plataformas e construir projetos dos mais variados tipos. De acender um LED com um simples comando de voz em seu celular utilizando o Google Assistant à controlar demais coisas em sua casa, tudo isso utilizando Python e Arduino.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Automatizando com Ansible

Mini Curso ou Palestra Automatizando com Ansible: uma ferramenta open source, simples e poderosa, para automatizar o provisionamento de software, gerenciamento de configuração e implantação de aplicativos.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Desenvolvendo jogos e animações de forma criativa com o Scratch

INTRODUÇÃO: O minicurso tem o intuito de levar um conhecimento introdutório sobre programação com a linguagem Scratch a entusiastas e estudantes da área tecnológica em geral, destacando a capacidade desta ferramenta no desenvolvimento de jogos e animações, usando blocos lógicos de maneira fácil e divertida.


OBIJETIVO: O objetivo deste minicurso é estimular o estudo de programação de computadores, utilizar o Scratch como ferramenta na aplicação de conceitos de lógica e, assim, proporcionar o desenvolvimento de novas habilidades, tais como: raciocínio lógico, resolução de problemas e pensamento computacional.



EMENTA: Será apresentada a ferramenta e suas principais funcionalidades, conceituando o que são os atores, os scripts já criado pela ferramenta, a manipulação de sons e a relação entre os blocos lógicos. Inicialmente, utilizaremos alguns exemplos simples para que o público se identifique e compreenda o funcionamento. No decorrer do minicurso, acrescentaremos recursos mais avançados, aplicando na criação de jogos.

Ao final do minicurso espera-se que o público alvo tenha um conhecimento prático e teórico para desenvolver projetos de programação com blocos e saibam referências para se aprofundar e aprimorar cada vez mais suas habilidades e competências sobre o assunto.

CARGA HORÁRIA: 2H30MIN

MINISTRANTES: Matheus Barbosa de Farias e Carlos Henrique Pires dos Santos 

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Javascript + API Google Maps + API Street View: o que podemos fazer com isso?

Nesta palestra vamos falar sobre as APIs de geolocalização do Google, um universo a ser descoberto.


Vamos mostrar as seguintes APIs: Google Places API Javascript Library; Google Street View Image API; Google Maps Distance Matrix API; Google Maps Elevation API; Google Maps Geocoding API; Google Maps Geolocation API; Google Maps Roads API; Google Maps Time Zone API


Vamos mostrar alguns exemplos dessas APIs, e muito código Javascript :D


Além disso, vamos mostrar cases de sucesso de serviços e empresas que usam as APIs de localização do Google, e o que eles criaram de inovação em cima dessa plataforma.


 


Quem usa as APIs do Google Maps?


Cycle Route: os ciclistas podem fazer seu trajeto, sabendo onde estão as subidas e descidas, e se as subidas são muito íngremes;


Google Maps na Policia de Zurich, Suíça: um grande processamento de dados geográficos;


Vodafone na India: usando Google Maps para expandir e melhorar os serviços de telefonia;


AirBerlin: companhia aérea que usa Google Maps para as rotas do seu site;


Acessible.net: mapeamento de todos os lugares com acessibilidade;

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Minicurso de Desenvolvimento de Messenger Chatbot com Python e Django

INTRODUÇÃO: O minicurso é destinado aos profissionais e estudantes que desejam obter conhecimentos que favoreçam seu aprimoramento na linguagem Python e o framework Django.


OBJETIVO: Desenvolver um chatbot para o messenger do facebook utilizando python e django como backend.


EMENTA: Introdução ao Python; Introdução ao Django; Entendendo o Protocolo HTTP; Introdução ao Facebook Messenger Platform; Desenvolvendo um chatbot com Python e Django no Facebook Messenger Platform.


CARGA HORÁRIA: 2H30MIN

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Minicurso de Desenvolvimento de Sites com CMS JOOMLA

INTRODUÇÃO: O minicurso é destinado aos profissionais e estudantes que desejam obter conhecimentos que favoreçam seu aprimoramento no desenvolvimento de Páginas WEB, através de um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais conhecidos e utilizados no mundo, o Joomla.


OBJETIVO: Apresentar o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos Joomla, desde a instalação, passando pela edição de conteúdo e o gerenciamento do site através de sua interface administrativa.


EMENTA: Apresentação do Joomla; Extensões do Joomla; Componentes, módulos, plugins e templates; Área Administrativa (Backend) do Joomla; Gerenciamento do site e de usuários; Configurando menus e navegação e Gerenciamento de artigos e categorias.


CARGA HORÁRIA: 2H30MIN

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Minicurso de PHP para iniciantes

INTRODUÇÃO:  Esse é um minicurso voltado para os iniciantes na linguagem de programação PHP, usada em 60% da internet.


OBJETIVO: Conhecer as características e recursos do PHP. 


EMENTA: Introdução ao PHP; Operadores de atribuição, relacionais e lógicos; Formulários e métodos GET e POST; Funções e variáveis de ambiente; Orientação a objeto; Cookies e sessões;


Também iremos falar sobre os frameworks mais usados como Zend, Laravel, Symfhony, Yii, CakePHP, Code Igniter; quais suas características, vantagens e qual o framework ideal para o seu projeto.


CARGA HORÁRIA: 2h30min

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Mini-Curso ou Palestra - Virtualização e Containers com Proxmox

* Mini Curso de Virtualização e Containers com Proxmox no Debian 8.x - Rápida Teoria, funcionalidades e prática

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Palestra - Gerenciamento de TIC - Complexidades de Evolução e Práticas

Palestra de Gerenciamento da Tecnologia da Informação e Comunicação.


Um pouco de história e evolução do nosso setor, dificuldades, demandas, ferramentas, necessidades e finalmente conclusão.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Palestra: jMetal - a contribuição de um headbanger a um projeto open source

Muita gente se sente encantada pelo espírito colaborativo trazido pelo software livre, mas nem todos acabam conseguindo dar o primeiro passo em termos de contribuir efetivamente com algum projeto.


Nesta palestra, contarei o relato de como dei uma contribuição a um projeto open source da área de metaheurísticas, o jMetal, contando desde como conheci esse projeto até a "publicação oficial" da minha contribuição a ele, a primeira que fiz a um projeto open source.


O objetivo principal desta palestra é mostrar que sim, é possível para qualquer um que saiba programar contribuir com um projeto open source, trazendo este relato, e mostrando o "caminho das pedras" que segui para tanto.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Palestra ou Minicurso de Processamento Digital de Imagens com GNU Octave

Aprenda os princípios básicos do processamento digital de imagens e entenda como funciona os mecanismos de melhoria de imagens nos jogos atuais, tudo isso atrelado ao uso de software livre com o GNU OCTAVE, uma ferramenta fantástica e muito completa que , dentre muitas outras funções, torna mais cômodo e fácil o aprendizado do processamento digital de imagens. Aprenda a fazer códigos para manipular uma imagem pixel a pixel.

OBS: Necessário saber o básico sobre lógica de programação.


 


 

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Softwares Educativos Livres e Recursos Educacionais Abertos para Matemática

Resumo:


As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) têm chegado às instituições públicas impulsionadas, sobretudo, pela política de adoção preferencial de Software Livre, publicada em meados dos anos 2000. Nesse sentido, os computadores (desktops, laptops e tablets) presentes nas escolas da rede pública brasileira são dotados, via de regra, com softwares livres desde o sistema operacional, passando por suítes de escritório e navegadores de internet, até os recursos educativos digitais, que gozam de qualidade técnica e pedagógica, que serão foco desta oficina. Contudo, há duas hipóteses que nos levam a pensar o porquê de muitos professores ainda desconhecerem e pouco utilizarem softwares educativos livres, quais sejam: I) pré-concepções pejorativas e equivocadas sobre software livre; e II) desconhecimento da existência e possibilidades pedagógicas de softwares educativos livres. Diante desse contexto, propomos esta oficina para formar professores e demais interessados no uso de TDIC na Educação acerca do uso de softwares educativos livres e recursos educativos digitais abertos para a Matemática. Esperamos que ao final os participantes sintam-se aptos a explorar os recursos em suas aulas, analisando os conceitos das diferentes áreas da Matemática que podem ser exploradas, integrando às TDIC ao currículo escolar. Assim, definimos como objetivos da oficina:


Objetivo Geral:


+ Explorar possibilidades pedagógicas de softwares educativos livres e recursos educacionais abertos para Matemática;


Objetivos Específicos:


+ Refletir sobre a relação entre o conceito de Software Livre com a Educação;


+ Listar exemplos de softwares educativos livres e recursos educacionais abertos para o ensino e aprendizagem da Matemática


+ Planejar aulas de Matemática para Educação Básica com uso de softwares educativos livres e objetos de aprendizagem


Carga-horária: 4h


Recursos explorados:


+ DrGeo


+ GCompris


+ GeoGebra


+ Tux Math


+ Recursos do repositório Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA)


Requisitos: computadores com os softwares educativos livres instalados.

Use the buttons bellow to vote: