Perfil

Luan Fonseca @luanfonceca


Sobre mim

Fundador do Speakerfight!

Eventos

Software Freedom Day - Natal

O Software Freedom Day é um evento que ocorre anualmente sempre no terceiro sábado de Setembro em todo o mundo. Como já pode-se ter uma noção através do nome, é um evento para celebrar a liberdade de software o que inclui qualquer conteúdo digital, sendo estes consequências dos avanços do movimento de software livre e de código aberto (FOSS).

Diferente de outros eventos mais comuns na comunidade, o Software Freedom Day evita trazer a tona temas que já são repetidamente discutidos com pragmatismo entre tecnologias, focando em assuntos que possam esclarecer a liberdade de software (FOSS), desde questões teóricas à técnicas, e revelar aos participantes em que áreas do conhecimento e da indústria essa liberdade tem se propagado, não só através de padrões e formatos abertos como também de software livre.

O evento está sendo organizado pela comunidade local PotiLivre e acontecerá em um local ainda a ser definido, possivelmente IFRN Central ou no prédio do IMD das 8h às 17h no dia 19 de Setembro de 2015. A inscrição é gratuita.

Inscrições: http://www.eventick.com.br/software-freedom-day-natal

Lista de palestras em breve.

FLISOL Natal 2016

Descrição

O FLISOL é o maior evento de divulgação de Software Livre na América Latina. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4º sábado de abril de cada ano. Seu principal objetivo além de promover o uso do Software Livre, esclarecer sua filosofia, avanços, viabilidade técnica, social e econômica. O evento é direcionado para todo tipo de público: estudantes de todos os tipos e níveis, empresários, trabalhadores, funcionários públicos, empreendedores, entusiastas e ainda pessoas que não possuem muito conhecimento em informática..

Por mais um ano o FLiSoL Natal será organizado pela comunidade de software livre PotiLivre, com membros de diversos segmentos das carreiras de TI de Natal e do RN. Ele acontecerá no dia 16/04 em diversas cidades do Brasil, no 3º sábado, excepcionalmente, devido o 4º sábado coincidir com um feriado prolongado. Nos demais países ao redor do mundo mantém-se no 4º sábado.. Este ano o evento será sediado no IFRN - Campus Natal Central, na Av. Salgado Filho, 1559, Tirol, Natal-RN (em frente ao shopping Midway Mall), com início às 08h30min.

Local

IFRN - Avenida Senador Salgado Filho - Lagoa Nova, Natal - State of Rio Grande do Norte, Brazil

Inscrições

Acesse e inscreva-se: http://www.168h.com.br/activities/flisol-natal-2016/

 

Open IMD 2016

Evento realizado pelo Instituto Metrópole Digital para entusiastas, desenvolvedores, profissionais e estudantes de softwares e tecnologias livres.

 

Teremos 12 slots de 20 minutos por palestra, os assunto são livres no entano esperamos que tenham relação com tecnologia em geral.

 

* Lembrando que o perfil dos participantes é de alunos que acabaram de entrar na universidade.

Propostas

Ciclo de Vida de Uma Request no Django

Descrição


O ciclo de request-response é um ótimo guia para entender como uma aplicação web funciona. Esse ciclo mapeia uma requisição de um usuário através da aplicação, e estudar esse modelo é útil para entender melhor sobre o web framework que trabalhamos.


O Django também utiliza esse ciclo, pelo qual o webserver intermedia as interações entre o browser e a nossa aplicação. Nós mostraremos como funciona todo o processo do que acontece desde que a requisição chega pelo web server até a sua resposta voltar por ele e ir de volta para o browser.


Utilizando ferramentas de debug e o código fonte do framework no Github, nós mostraremos passo a passo todo esse processo. Ao final da nossa palestra esperamos que todos entendam melhor o que acontece por debaixo dos panos e saber quais recursos um request disponibiliza.


Tópicos abordados:


Como a request chega na aplicação Django (10 minutos)



  • Browser

  • Webserver

  • WSGI


O caminho feito pela request após chegar na aplicação Django até uma view (10 minutos)



  • Django Middleware

  • URL resolution

  • View


O caminho que a response faz da view até de volta para o cliente (10 minutos)



  • Template middleware

  • Exception middleware

  • HTML template

  • Response middleware


Nível


Intermediário

Contribuindo com o Speakerfight

O Speakerfight é uma plataforma de votação de palestras para eventos, ela é inteiramente feita em Python e Django. Temos várias features e bugs para serem resolvidos. Este sprint se propôe em abranger programadores e programadoras de todos os níveis, desde as pessoas que nunca trabalharam diretamente com Python, até quem já tem anos de experiência em desenvolvimento. Para cada perfil de participantes iremos escolher alguma tarefa para ser desenvolvida ou iniciado dentro do período do sprint.


Para mais informações acesse: https://github.com/luanfonceca/speakerfight

Minicurso sobre como contribuir, na prática para projetos de software livre

Nesse minicurso de duração de 2h, iremos utilizar um projeto chamado Speakerfight, ele foi feito em Django para demonstrar como funciona na prática esse processo de desenvolvimento de Software Livre, os participantes irão resolver problemas reais em um projeto real, utilizado por milhares de pessoas em todo o Brasil, além de ter sido utilizado em eventos como a Python Brasil, Python Nordeste, entre outros por todo o país.


Utilizaremos as tarefas cadastras no Github do Speakerfight, temos de todos os níveis, além delas qualquer coisa é sempre bem vinda, ao final espero que todos tenham contribuído da melhor forma possível e entendi o quão divertido é programar em coisas de software livre. Iremos abordar conceitos como Desenvolvimento guiado por Testes, Controle de Versionamento de Código, Pull requests, Desenvolvimento Python e Django.

Software Livre - O que nunca te disseram!

Criar um projeto de software livre é super fácil e divertido. O que vem depois disso é o que ninguém nunca te disse. Ninguém vai querer usar, você não vai ter mais vontade de melhorar seu projeto, as vezes não tem tempo.  Mas o melhor de tudo é depois que você consegue construir algo que tenha valor pra comunidade, que o retorno do seu trabalho vale a cara de surpresa de algumas pessoas sobre o seu projetinho depois de um ano ou dois. 


O Speakerfight atualmente recebe mais de 5000 usuários ativos por mês e gerencia em média 5 eventos por mês, quase 150 estrelas no Github e contribuições de todo o Brasil, ele naceu em 2015 para gerenciar o processo de chamada de trabalhos da Pyhton Nordeste 2015 que ocorreu em Natal / RN, de lá até hoje o Speakerfight se tornou a plataforma oficial de chamada de trabalhos da comunidade Python no Brasil e é usadas por inumeras comunidades de tecnologia em todo território nacional.


Nessa palestra Eu vou explicar de onde o Speakerfight veio, onde ele está agora e pra onde ele vai. Espero que algum de vocês animem e criem seus próprios projetos.

Speakerfight, mentiras que nunca te contaram sobre software livre

O Speakerfight é uma plataforma de votação em palestras para eventos. Ela está no ar desde 2014 e nesses 2 anos aprendi como lidar com pessoas em projetos de código aberto e as mentiras que todo mundo conta sobre esses projetos.