Perfil
Eventos
Software Freedom Day - Natal
O Software Freedom Day é um evento que ocorre anualmente sempre no terceiro sábado de Setembro em todo o mundo. Como já pode-se ter uma noção através do nome, é um evento para celebrar a liberdade de software o que inclui qualquer conteúdo digital, sendo estes consequências dos avanços do movimento de software livre e de código aberto (FOSS).
Diferente de outros eventos mais comuns na comunidade, o Software Freedom Day evita trazer a tona temas que já são repetidamente discutidos com pragmatismo entre tecnologias, focando em assuntos que possam esclarecer a liberdade de software (FOSS), desde questões teóricas à técnicas, e revelar aos participantes em que áreas do conhecimento e da indústria essa liberdade tem se propagado, não só através de padrões e formatos abertos como também de software livre.
O evento está sendo organizado pela comunidade local PotiLivre e acontecerá em um local ainda a ser definido, possivelmente IFRN Central ou no prédio do IMD das 8h às 17h no dia 19 de Setembro de 2015. A inscrição é gratuita.
Inscrições: http://
Lista de palestras em breve.
FLISOL Natal 2016
Descrição
O FLISOL é o maior evento de divulgação de Software Livre na América Latina. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4º sábado de abril de cada ano. Seu principal objetivo além de promover o uso do Software Livre, esclarecer sua filosofia, avanços, viabilidade técnica, social e econômica. O evento é direcionado para todo tipo de público: estudantes de todos os tipos e níveis, empresários, trabalhadores, funcionários públicos, empreendedores, entusiastas e ainda pessoas que não possuem muito conhecimento em informática..
Por mais um ano o FLiSoL Natal será organizado pela comunidade de software livre PotiLivre, com membros de diversos segmentos das carreiras de TI de Natal e do RN. Ele acontecerá no dia 16/04 em diversas cidades do Brasil, no 3º sábado, excepcionalmente, devido o 4º sábado coincidir com um feriado prolongado. Nos demais países ao redor do mundo mantém-se no 4º sábado.. Este ano o evento será sediado no IFRN - Campus Natal Central, na Av. Salgado Filho, 1559, Tirol, Natal-RN (em frente ao shopping Midway Mall), com início às 08h30min.
Local
IFRN - Avenida Senador Salgado Filho - Lagoa Nova, Natal - State of Rio Grande do Norte, Brazil
Inscrições
Acesse e inscreva-se: http://www.168h.com.br/activities/flisol-natal-2016/
Open IMD 2016
Evento realizado pelo Instituto Metrópole Digital para entusiastas, desenvolvedores, profissionais e estudantes de softwares e tecnologias livres.
Teremos 12 slots de 20 minutos por palestra, os assunto são livres no entano esperamos que tenham relação com tecnologia em geral.
* Lembrando que o perfil dos participantes é de alunos que acabaram de entrar na universidade.
Propostas
Como foi o processo de criação do Speakerfight
O Speakerfight é um projeto Open Source feito em Python e Django. Eu criei essa plataforma para gerenciar as palestras de um evento chamado RuPy que ocorreu em 2014 lá em Natal - RN. Desde então várias outras comunidades abraçaram a idéia de gerenciar seu processo de escolha de palestras através do Speakerfight. Atualmente temos mais de 5 mil usuários, 400 eventos em toda América Latina e quase 3 mil propostas enviadas.
Pode parecer um super projeto de sucesso e complicadíssimo de se manter e tudo mais na real ele é meio que um tamagotchi, claro, existem alguns problemas que precisam serem resolvidos e como a gente nunca termina um software sempre tem coisa pra acrescentar ou melhorar.
Nessa palestra eu me proponho a desmitificar essa vibe de que criar algo é super complicado e que tu precisa ser uma pessoa desenvolvedora com milhões de anos de experiência e tudo mais. Existem sim algumas dificuldades, principalmente na parte de gestão do projeto, em qual direção a gente quer que o projeto siga, coisas a serem feitas e como lidar com contribuições de pessoas que geralmente a gente não conhece.
Como identificar, tornar visível e lidar com Débito Técnico
Descrição
Estamos acostumados a pensar que o Débito Técnico é apenas um código ruim ou feio, com essa palestra quero propor uma visão mais ampla do que podemos chamar de Débito Técnico em uma era de Software Sustentável, como podemos identificar gargalos que estão gerando mais débito e então como devemos lidar com isso.
Depois de participar de alguns projetos em andamento como Desenvolvedor, notei muitos smells de gargalos nas fases de desenvolvimento e entrega de produtos, esses problemas são geralmente chamados de Débito Técnico pelas equipes de desenvolvimento mas código problemático é apenas um reflexo das dificuldades passadas pela equipes no processo de desenvolvimento, quando digo equipes quero dizer estruturas e relações da empresa inteira. Essas relações podem ter muitos problemas e geralmente esses problemas só são visíveis no código escrito.
Estrutura
- O que é Débito Técnico
- Conceito
- Significado
- Senso comum
- Decisões estratégicas
- Escolhas concientes
- Riscos
- No mundo ágil devemos entregar cedo, o que pode causar Débito se você não voltar
você para resolver- Cedo não quer dizer código de qualquer jeito
- Não é tão técnico
- Não é apenas código
- Estrutura da empresa
- Tamanho do time
- Tempod de resposta do Time de Design
- É sobre como entregar software sustentável
- Débito é código que piora com o tempo
- Entrega eficaz
- Entendendo o Quadrante do Débito Técnico
- Conceito
- Como encontrar Débitos
- File Churn
- Smells de Débito
- Débitosd estruturais
- Outros problemas
- Torne visível para todos
- Identificando se é necessário e vale a pena lidar com o débito
- Lidando
- Gaste tempo diminuindo débitos antigos
- Parar todas as máquina
- Desistir
- Contratar mais pessoas para trabalhar APENAS nos débitos
- Como mantê-lo pequeno
- Código pragmático ajuda a diminuir o débito
- Design Patterns arquiteturais
- Sprint: Novas entregas + bugs + lidar com débito
- Encerramento
Contribuindo com o Speakerfight
O Speakerfight é uma plataforma de votação de palestras para eventos, ela é inteiramente feita em Python e Django. Temos várias features e bugs para serem resolvidos. Este sprint se propôe em abranger programadores e programadoras de todos os níveis, desde as pessoas que nunca trabalharam diretamente com Python, até quem já tem anos de experiência em desenvolvimento. Para cada perfil de participantes iremos escolher alguma tarefa para ser desenvolvida ou iniciado dentro do período do sprint.
Para mais informações acesse: https://github.com/luanfonceca/speakerfight
Contribuindo com o Speakerfight
Descrição:
O Speakerfight é uma plataforma de votação em palestras para eventos criado em 2014, ele é inteiramente feito em Python e Django. Temos várias features e bugs para serem resolvidos. Este sprint se propôe em abranger pessoas desenvolvedoras de todos os níveis, desde as pessoas que nunca trabalharam diretamente com Python, até quem já tem anos de experiência em desenvolvimento. Para cada perfil de participantes iremos escolher alguma tarefa para ser desenvolvida ou iniciada dentro do período do tutorial.
A duração mais interessante seria de 4 ou 6 horas, por causa do tempo necessário para instalação, explicação do básico da plataforma e tempo de implementação. Este mesmo tutorial foi oferecido na Python Brasil de 2017 e tivemos alguns resultados muito interessantes como pessoas que nunca tinham programado nada de verdade conseguiram entregar issues, alguns bugs recorrentes também foram resolvidos.
Resumo:
Duração: 4 ou 6 horas
Nível: Iniciante até Avançados.
Infra-estrutura: Levarei meu próprio computador, os membros preferêncialmente poderão utilizar seus computadores ou qualquer computador com Linux, permissão de instalação de pacotes python e de banco de dados.
-
Para mais informações acesse: https://github.com/luanfonceca/speakerfight
Débito Técnico: Porque isso vai estragar teu software
Descrição:
Estamos acostumados a pensar que o Débito Técnico é apenas código ruim criado por pessoas imprudentes, mas com essa palestra eu gostaria de propor uma visão mais ampla do que realmente podemos chamar de Débito Técnico em uma era de Software Sustentável.
A ideia para essa palestra veio depois que entrei em alguns projetos em andamento e comecei a perceber muitos padrões e sinais de alerta entre as fases de desenvolvimento e entrega do produto. Esses problemas costumam ser chamados Débito Técnico e percebi o custo que eles tinham no produto final. A "sanidade" do código final é um reflexo das dificuldades da equipe durante o desenvolvimento, bem como das estruturas, processos e relacionamentos de toda a empresa. As falhas de um produto cheio de Débito não depende apenas dos desenvolvedores.
É por isso que vou discutir como podemos identificar os gargalos que estão gerando cada vez mais débito e como lidar com eles. E, no final, poderemos discutir alguns dos problemas mais comuns de saúde mental associados a essa Dívida Técnica, por exemplo: Como lidar com códigos ruins por um longo tempo pode atrofiar suas habilidades técnicas.
Público esperado:
Débito Técnico é um tópico super importante no desenvolvimento de software. Atualmente, muitas das nossas lutas diárias em lidar com a criação de software e o gerenciamento de equipes estão atrelados a essa discussão. Meu principal objetivo com esta palestra é explorar diferentes níveis do conceito de Débito Técnico, cada um deles poderia interessar a uma boa variedade de pessoas.
O público principal pode ser pessoas que estão constantemente lidando e sendo afetadas pelos processos de desenvolvimento de software e suas iterações.
Estrutura:
- Torre de Pisa e a dívida técnica
- Quem sou eu?
- Chico, the Purrgramer
* Rotina de uma pessoa desenvolvedora comum
* Explicando o conceito de Débito Técnico
- Relacionando os problemas da Torre de Pisa com os nossos
- Débito Técnico é uma coisa ruim?
* Débito como uma decisão economica
* Martin Fowler e o Quadrante de Débito Técnico
- De quem é a culpa?
* Software é o resultado da empresa inteira
* Distâncias entre times
* Nossas más decisões contam
- Como lidamos com isso?
* Soluções não tão boas que costumamos utilizar
* Board de Débito e porque isso é uma coisa ruim
- Soluções viáveis
* Processo de I.M.P.A.C.T
* Princípio de Pareto
* Reuniões de Post-mortem
- É lucrativo?
* Comparação entre pensar ou não em design
* Custo de código ruim
- Ward Cunningham
* A metáfora do Débito Técnico
* O que Ward realmente quis dizer
- Além de apenas lucro
* Atrofia das habilidades técnicas
* Ansiedade e depressão
* Startups e o mito de crescimento enorme em pouco tempo
- Torre de Pisa é estável novamente
* Technical Debt Awesome List e Referências
Minicurso sobre como contribuir, na prática para projetos de software livre
Nesse minicurso de duração de 2h, iremos utilizar um projeto chamado Speakerfight, ele foi feito em Django para demonstrar como funciona na prática esse processo de desenvolvimento de Software Livre, os participantes irão resolver problemas reais em um projeto real, utilizado por milhares de pessoas em todo o Brasil, além de ter sido utilizado em eventos como a Python Brasil, Python Nordeste, entre outros por todo o país.
Utilizaremos as tarefas cadastras no Github do Speakerfight, temos de todos os níveis, além delas qualquer coisa é sempre bem vinda, ao final espero que todos tenham contribuído da melhor forma possível e entendi o quão divertido é programar em coisas de software livre. Iremos abordar conceitos como Desenvolvimento guiado por Testes, Controle de Versionamento de Código, Pull requests, Desenvolvimento Python e Django.
Software Livre - O que nunca te disseram!
Criar um projeto de software livre é super fácil e divertido. O que vem depois disso é o que ninguém nunca te disse. Ninguém vai querer usar, você não vai ter mais vontade de melhorar seu projeto, as vezes não tem tempo. Mas o melhor de tudo é depois que você consegue construir algo que tenha valor pra comunidade, que o retorno do seu trabalho vale a cara de surpresa de algumas pessoas sobre o seu projetinho depois de um ano ou dois.
O Speakerfight atualmente recebe mais de 5000 usuários ativos por mês e gerencia em média 5 eventos por mês, quase 150 estrelas no Github e contribuições de todo o Brasil, ele naceu em 2015 para gerenciar o processo de chamada de trabalhos da Pyhton Nordeste 2015 que ocorreu em Natal / RN, de lá até hoje o Speakerfight se tornou a plataforma oficial de chamada de trabalhos da comunidade Python no Brasil e é usadas por inumeras comunidades de tecnologia em todo território nacional.
Nessa palestra Eu vou explicar de onde o Speakerfight veio, onde ele está agora e pra onde ele vai. Espero que algum de vocês animem e criem seus próprios projetos.
Speakerfight, mentiras que nunca te contaram sobre software livre
O Speakerfight é uma plataforma de votação em palestras para eventos. Ela está no ar desde 2014 e nesses 2 anos aprendi como lidar com pessoas em projetos de código aberto e as mentiras que todo mundo conta sobre esses projetos.