Perfil

Henrique Bastos @henriquebastos


Sobre mim

Eu aplico tecnologia como alavanca pra autonomia das pessoas.

Propostas

1001 formas de rasgar dinheiro com Django

Django uma ferramenta extremamente poderosa! Sair do zero, sem experiência, e levantar uma aplicação para atacar o problema leva alguns poucos minutos.


Tutoriais não faltam na internet: Instala, cria o projeto, declara um modelo, conecta uma view e bingo! Sistema no ar!


Isso é ótimo! Mas está longe de ser suficiente para manter um projeto sadio em crescimento.


Nesta palestra vou compartilhar estratégias para evitar as ciladas que tendem a transformar o seu lindo projeto pythônico em uma macarronada da mama que rasga dinheiro.


São práticas que fui acumulando ao longo do tempo para manter o custo de manutenção baixo, mantendo a casa organizada e preservando a agilidade do time ao longo do projeto.

A inevitável ruptura da comunidade

No entorno da linguagem Python e do seu ecossistema o elemento fundamental que viabiliza tudo são pessoas. Pessoas únicas e diversas em todos os aspectos.


É através da livre interação dessas pessoas que o universo Python se manifesta criando esse emaranhado fascinante que conhecemos.


Comumente nos referimos à essas pessoas usando genericamente a palavra "comunidade".


Com o crescimento da comunidade se manifesta uma tendência de “grupificação” que a solidifica e tende a inviabilizar a dinâmica de rede que a originou.


Nesta palestra eu desejo compartilhar algumas reflexões fruto da minha vivência no ecossistema Python ao redor do mundo para promover a conversa sobre uma releitura do conceito de comunidade para continuarmos fomentando espaços abertos.

Bem-vindo, Sócio!

"Queremos que você seja nosso sócio!" -- Se você trabalha com tecnologia, certamente receberá um convite destes para participar de algum empreendimento.


Isso pode ser uma grande oportunidade! Será? Sim, é possível. Mas tudo tem risco e há casos onde pode ser grande uma cilada.


Tudo depende de como você analisa a oportunidade com os riscos associados, e principalmente, como tudo isso encaixa na sua vida.


Como tomar a melhor decisão?


Nessa palestra eu vou explorar os cenários mais comuns com suas grandes ciladas. Vou te provocar com as entrelinhas que costumam passar despercebidas. Vou compartilhar estratégias para evitar fazer um mau negócio, e realinhar seus interesses para fazer uma contra-oferta.

Contas de Padeiro e Outros Hacks Mais

Você achou que só ia ter tutorial de programação nesse evento? Veja o meme!


A gente fala de programação, de tecnologia, da última ferramenta do momento, do bilionésimo framework de javascript que vai te ajudar a fazer um sistema show sem precisar escrever javascript, mas a gente não fala do básico que movimenta o mundo: Aritmética!


Nesse tutorial, você vai aprender usar a arte milenar da aritmética no papel de pão reciclado com caneta bic de tampa mordida para investigar a realidade do seu trabalho focando no reconhecimento de terreno.


Com estas ferramentas vamos interagir para investigar perguntas que muita gente tem receio de perguntar:


- Você tá ganhando pouco? Ou vc tá ganhando muito?


- Seu chefe tá embolsando a grana sem te dar um pedaço?


- Você merece um aumento de salário? Tem certeza?


- Quanto custa o software que você desenvolve?


- Quanta grana rende o software que você desenvolve?


- Sua ideia genial para uma nova startup é boa mesmo?


- Seu projeto gera valor para os clientes?


- Sua empresa tem dinheiro pra pagar seu salário do próximo mês?


- É melhor clt ou pj?


- Quanto cobrar no freela?


- Vale a pena fazer freela?


- Insira aqui a pergunta cabulosa que você quer investigar.


Mais do que um tutorial, essa atividade é um espaço de interação para quem tem interesse nestes assuntos que vão além da programação.


 


Alerta: Essa é uma iniciativa experimental. Eu estou acostumado a fazer palestras sobre esses temas, mas quero experimentar um modelo mais interativo, distribuído e com conversas paralelas. ;)


 


Informações práticas:


- Duração de até 4 horas;


- Não leve seu computador;


- Leve papel e caneta;


- Configurações de ambiente: um flipchart, ou quadro branco para escrever e cadeiras pra galera sentar em roda.


- Pré-requisitos: Ter dúvidas, perguntas e curiosidade.


 

The Walking Dev

Um conto fantástico sobre as ciladas que transforma devs em zumbis, deixando escapar por entre os dedos a janela de oportunidades do presente.


Nesta apresentação você vai se imunizar contra as buzzwords para seguir a sua carreira sem sucumbir às hypes.