Python Sul 2020 - Palestras

Python Sul é um evento que reúne entusiastas e profissionais da linguagem de programação Python da região sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e Paraná) favorecendo a troca de experiências, conhecimentos e interação entre as comunidades da região.

Em 2020, Jaraguá do Sul irá sediar o evento que irá ocorrer entre os dias 14 e 16 de agosto. Esperamos receber cerca de 150 pessoas nas nossas atividades que incluem palestras, tutoriais e sprints de programação. A Python Sul é um evento sem fins lucrativos, organizado pela comunidade e para a comunidade. 

Código de conduta

Este evento possui um Código de Conduta e todo participante, palestrante e membro da organização deve concordar com o mesmo. Em caso de dúvidas, não hesite em nos contactar.

Tempo da palestra

40 minutos

Dúvidas?

Caso você possua dúvidas sobre a Python Sul, envie um email para pythonsul@gmail.com.

Mais informações em pythonsul.org.


The event is no longer accepting proposals.

Proposals

author photo

Análise de Instrumentação de Microsserviços

Esta apresentação tem como objetivo tratar alguns conceitos de análise dinâmica de microsserviços, além de apresentar na prática ferramentas que possibilitam aos desenvolvedores terem uma visão em tempo real da utilização dos serviços em um ambiente de aplicações distribuídas. Trazendo como resultado uma visão limpa e explicativa de instrumentação dos microsserviços.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Aumentando a qualidade nas entregas

Nesse mundo de agile de meu Deus, aonde temos entregas cada vez mais rapidas, como podemos ter segurança em nossas entregas ?


Nem sempre a cobertura de código é suficiente para entregas com qualidade, vamos falar de teste de mutação e porque temos que aplicar esse conceito em nosso projeto. 


 

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Automatizar tarefas com um Slack bot

Sabe aquela ferramenta de comunicação amplamente utilizada, chamada Slack, onde conseguimos nos comunicar de maneira fácil com nossos amiguinhos. Essa mesma ferramenta pode ser utilizada para automatizar algumas atividades repetitivas que ao longo do seu dia podem consumir bastante do seu tempo.


Essa solução foi implementada em algumas empresas que trabalhei e a ideia é automatizar tarefas repetitivas através de um slack bot. As atividades automatizadas foram das mais diversas, entre elas, movimentação de atividades no Jira, criação de repositórios no Bitbucket e no Gitlab, mudança de valores de variáveis em ambientes de homologação e produção, criação do pipeline no jenkins, criação de fluxo de deploy no kubernetes, scan de vulnerabilidades, entre outras. E fazer tudo isso através do slack simplificou a necessidade de construir uma interface. Uma outra vantagem dessa solução foi a padronização e o cumprimento de algumas regras de compliance necessárias em cada um dos fluxos.


Pretendo trazer para vocês nessa palestra uma solução genérica e fácil para automatizar tarefas, e uma explicação de tudo que vocês precisam para começar a utilizar essa mesma solução onde desejarem.



O que os/as participantes devem esperar da sua palestra? Aprender a utilizar o slack como ferramenta para automatizar atividades rotineiras do seu flluxo de trabalho


Qual o Público-alvo? Pessoas que já conhecimento da linguagem python

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Cada um com seu modelo - Criando um modelo de classificação e de sugestão único por usuário.

Resumo


-----------------------


Todo mundo gosta de classificar seus gastos a sua maneira, então, como sugerir uma classificação "única" para uma base gigante de pessoas?


Nesta palestra, apresentaremos uma solução para modelar, treinar, predizer e sugerir em qual classificação determinado lançamento financeiro se encaixa.


De maneira dinâmica e automática, utilizando scikit-learn, temos uma solução que cria e gerencia automaticamente modelos individuais para os usuários da plataforma Conta Azul.


Uma solução robusta e simples, feita para permitir personalização e automatização aos usuários na hora de realizar seus lançamentos financeiros


 


Quem é o público-alvo da sua palestra?


-----------------------


Analistas, cientistas e engenheiros de dados interessados em modelos de classificação e de sugestão. Será possível entender como foi feito o gerenciamento de deploy, a manutenção simultânea dos modelos em produção e o acompanhamento das métricas.


 


O que os/as participantes devem esperar da sua palestra?


-----------------------


O foco da apresentação é mostrar a solução desenvolvida na Conta Azul para melhorar a classificação dos lançamentos financeiros, além da disponibilização de uma integração robusta, capaz de criar novos modelos para novos usuários de maneira dinâmica.


Iremos compartilhar os motivos de termos criado essa solução, no que acertamos , erramos e o que aprendemos. Também comentaremos como,utilizando as bibliotecas clássicas de ciência dos dados em python, chegamos à solução atual. 


 


Tags/Categorias


-----------------------


Avançado, API, Ciência de Dados, Python, scikit-learn

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Caixa de Ferramentas de uma analista de dados

Olá, sou uma analista de dados e quero conhecer os seus segredos.


Nesta talk, o intuito e mostrar como o Python + Pandas + Seaborn são armas poderosas para a análise exploratória - o primeiro passo  de um projeto de ciência de dados.


Falaremos das medidas de centralidade e variabilidade. Como as visualizações são importantes para a gente ter alguns insights e o que podemos entregar para nossos clientes internos e externos.


público: iniciante


tempo de fala: aprox.30min


 

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Caninos Louco: uma single-board brasileira usando Debian Buster.

A revolução das singles-board comecou com o advento do raspberry e logo depois se traduziu em centenas de formatos e configurações, sendo hoje um instrumento para a industria, automação, desktop e educação. Porém o Brasil esta atrasado novamente nos desenvolvimento de soluções para a internet das coisas. Desta maneira queremos apresentar uma single-board brasileiras pensadqa e construída por pessoas da comunidade do software e do hardware livre e que portanto esta de acordo com os princípios destas duas comunidades. E mais ainda tem como o seu sistema operacional o Debian Buster mostrando assim que o nosso sistema operacional universal pode ser compatível com as singles-boards.


 

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Como prototipar um dispositivo de Internet das Coisas com: ESP32, MicroPython e o Microsoft Azure IoT Hub

A proposta desta palestra é: apresentar brevemente o conceito de Internet das Coisas (IoT), demonstrar como criar um dispositivo de IoT utilizando uma placa ESP32 rodando o firmware MicroPython e através do protocolo MQTT realizar a integração com o Microsoft Azure IoT Hub.


Público: qualquer pessoa que goste de Python, e que tenha interesse pelo tema de Internet das Coisas.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Como verificar a utilização de memória de um aplicativo em Python


Atualmente com a necessidade de se criar programas que ficam em execução em "containers", nos deparamos com a
seguinte situação, o nosso "pod" vive sendo reiniciado e não temos a menor ideia do problema.

Um dos problemas que pode causar isso, é o vazamento de memória.

O objetivo aqui é falar da estratégias de verificação do uso de memória em Python e mostrar quais formas de
desenvolvimento acabam causando problemas e devem ser evitadas, e quais a melhores para se ter um código eficiente.


 

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Decifra-me ou devoro-te! - Documentação com Sphinx

Documentação é algo que todos gostam de ler, mas quase ninguém gosta de fazer. Se ela é tão importante, por que não investir um tempinho para ajudar os futuros mantenedores do código? Seja essa pessoa alguém que acabou de entrar no projeto ou (pasme!) você mesmo(a).


Sphinx é um gerador de documentação. Ele é fácil de ser usado, já que reconhece docstrings.


Nessa palestra vamos decifrar juntos a Esfinge da documentação e torcer para não sermos devorados.



Público-alvo: pessoas que já têm certo envolvimento com programação em Python


O que esperar da palestra:


1. Entender a importância da documentação


2. Saber o essencial de como se usa a ferramenta

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Deploy automatizado: Criando um pipeline de integração usando CircleCI

Esta apresentação tem a finalidade de mostrar alguns conceitos de Devops como Continuous Integration (CI) e Continuous Delivery (CD). o pipeline será construído a partir de uma aplicação Django e terá uso de ferramentas como CircleCI, Docker e Heroku. O intuito é fazer um live code e ver as coisas acontecerem em tempo real, mostrando os conceitos sendo aplicados com o auxilio dessas ferramentas. Por fim, os ouvintes saberão no que pensar ao construir seus próprios pipelines.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Designing Data Intensive Applications

Como pessoas que desenvolvem software, precisamos criar aplicações confiáveis, escaláveis e que nos sejam projetadas para facilitar a manutenção a longo prazo. São inúmeras as ferramentas com as quais precisamos interagir para atingir este objetivo, e cada uma tem sua vantagem e desvantagem.

Nesta palestra, vamos fazer uma revisão conceitual do que são aplicações orientadas ao processamento de grandes quantidades de dados, e apresentar duas das ferramentas disponíveis atualmente aplicadas neste contexto: Apache Kafka e Apache Spark.

Vamos fazer uma demonstração do uso das duas ferramentas, mostrar quando devemos usar uma e outra, e ainda mostrar quando o uso da duas faz sentido.

Ao final desta palestra os participantes vão ter conhecimento fundamental para dizer quais são os pontos positivos e negativos de cada uma, vão ter uma noção da evolução histórica dessas ferramentas e também como usar elas em uma aplicação Python.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Django além do MVC

Nessa palestra você vai aprender como organizar o seu projeto Django para além dos Models, Views e Templates. O que eu vou te mostrar vai te ajudar a aumentar a capacidade do seu software sem entupir ele de código. Essa é uma habilidade essencial para quem trabalha com grandes sistemas e quer deixar de sofrer para entregar os projetos no prazo e com qualidade.

Existe uma grande diferença entre fazer um sistema em Django e estender o Django para se tornar o seu sistema. O maior desafio para implementar sistemas que crescem com qualidade é não dominar as entrelinhas do Framework.

E é por isso que você precisa desenvolver a capacidade de inserir funcionalidades sem explordir a quantidade de código. Esses são os pontos que você precisa dominar:

1. Entenda a relação invisível entre as partes do Django.
2. Aprenda a reduzir a repetição em todas as camadas do seu projeto.
3. Descubra como identificar e desviar dos atalhos que vão lhe custar mais caro depois.

E é exatamente isso que vou compartilhar na palestra Django além do Model-View-Controller.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Importância de ter dados abertos governamentais e seus aplicativos resultantes

O intuito desta atividade é apresentar quem somos e de onde somos, aluno e aluna do IFRN — Campus Ceará-Mirim, que com o apoio do nosso orientador e mestre Pedro Baesse tivemos a ideia de desenvolver uma plataforma digital (site), que mapeia fontes de dados abertos governamentais e softwares relacionados para o uso de desenvolvedores e pessoas comuns, onde é o próprio usuário que vai cadastrar tais informações. O proposito da apresentação é justamente mostrar a importância, os benefícios, suas aplicações e o que são dados abertos governamentais, além de divulgar a plataforma e por último contar um pouco sobre algumas experiências passadas em outros lugares, como em, feiras de ciências e na Campus Party Natal 2.


 


A apresentação pode atender a todas as categorias de públicos que vão conhecer um pouco mais sobre a cultura de uso dos dados abertos governamentais, onde é um direito de todo cidadão saber sobre a sua existência, pois ele promove controle social e engajamento de pessoas. A plataforma, que ainda está em desenvolvimento, visa ter um grande número de participação e colaboração do público, que pode ser usada por pessoas comuns, pesquisadores e jornalistas, e ainda, ter acesso ao código-fonte que será distribuído em Software Livre, as suas principais tecnologias usadas é Python com a framework Flask.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Inteligência artificial e micro serviços, o melhor de 2 mundos

Inteligencia artificial, machine learning e micro serviços são o futuro ? Na verdade estas tecnologias já são passado em muitas startups e empresas de alta tecnologia. Nesta apresentação vamos ver como utilizamos os algoritmos de machine learning em micro serviços, utilizando scikit e tenso flow com em APIs web com sanic e python async.
Claro, tudo dentro de containers em pods kubernetes na cloud pra otimizar a infra estrutura. Nossos micro servicos de classificação de ameaças baseados em inteligência artificial chegam a classificar 400 milhões de itens por dia.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Lidando com Timezones - Como evitar dores de cabeça

Timezone é uma zona dor que a gente sente de perto. No último horário de verão - que não tivemos - observamos muita coisa quebrando ao nosso redor.
Nessa talk pretendo falar sobre como evitar dores de cabeça nos sistemas que escrevemos.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Monitoramento de projetos scrapy com spidermon

O monitoramento de uma solução é essencial para saber se a aplicação está executando como deveria.


Na raspagem de dados da web (web scraping) não é diferente.


Nesse caso, sendo necessário monitorar se o bot não está gerando erros ou se os dados são coletados como esperado.


Para isso será apresentada a biblioteca spidermon para monitorar crawlers/spiders em um projeto com scrapy.


Nessa apresentação será demonstrado o uso do spidermon para validar a saúde de um spider e os dados extraídos, e como configurar notificações para receber avisos quando algo der errado.


 

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Música para Nerds: processamento de áudio em Python

Quando vamos aprender a tocar um instrumento musical muitas vezes nos deparamos com conceitos que  em um primeiro momento parecem mágica. Para fazer boa música é imprescindível além de muito treinamento, um certo feeling. Mas você não tem esse feeling, não é? Não consegue tirar aquela música na Guitarra, né? Eu sei, é triste, passei por isso. Mas nós somos Nerds, e se a gente não tem o feeling para tocar um instrumento musical, podemos programar nossos computadores para tal!

Nesta palestra vamos aprender um pouco sobre teoria musical, como o áudio é representado em sistemas digitais (nossos computadores), revisar como extrair características de áudio que descrevam o timbre, escala, envelope do sinal, etc. Vamos ver como abrir, processar e analizar sinais de áudio usando Python.

E se tudo certo, vamos fazer um som ao vivo na Python Sul 2020! :)

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Não confie nas queries criadas pelo ORM Django.

Muitas vezes ficamos propensos a utilizar as funcionalidades de um ORM, mas devemos pensar como essa ferramenta está construindo as queries, em certos momentos podemos otimizar essas chamadas ao banco de dados sem prejudicar a legibilidade. Nesta palestra vamos ver casos comuns em que o ORM cria queries complexas e perde desempenho, como poderíamos inspecionar essas consultas, definindo possíveis estratégias para melhorar sua legibilidade, escalabilidade e desempenho. Vamos utilizar Django + Postgres para os exemplos e casos de uso.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

O melhor framework de 2020

Nessa palestra vou apresentar o melhor framework para 2020. Todo programador que conheço passou a produzir de uma maneira absurda depois de conhecê-lo, deixando clientes/chefes muito mais felizes e decolando na carreira de TI. Quer saber que framework é esse? Então vote nessa palestra ;)

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Quem tem medo de RegEx...

Pretendo abordar de forma básica como regex pode facilitar a sua vida no dia a dia quando precisar lidar com strings :).

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Querido diario: o projeto do Serenata de Amor para sua cidade!

O projeto Querido Diário é o projeto gerido pela Open Knowledge Brasil que tem como objetivo a raspagem de dados dos diários oficiais dos municípios brasileiros para facilitar sua analise pela sociedade civil. Nesse apresentação será demonstrado como contribuir para o projeto e como utiliza-lo.


 


https://github.com/okfn-brasil/diario-oficial

Use the buttons bellow to vote:

author photo

ScanAPI: Automatização de Testes de Integração para a sua API

A ScanAPI é uma biblioteca de código aberto escrita em Python que possibilita a criação de testes de integração para REST APIs.



Através de um arquivo de configuração YAML, você consegue implementar testes automatizados para os endpoints da sua API. A biblioteca gera um relatório da execução dos testes que também pode ser utilizado como a própria documentação da API,


Essa palestra visa mostrar um pouco do funcionamento da ScanAPI, discutir os próximos passos a serem implementados e também divulgar a ferramenta para quem possa ter interesse, seja para sua utilização ou contribuição com o projeto!


Link do projeto: https://github.com/scanapi/scanapi

Use the buttons bellow to vote: