Python Sudeste 2019 [Palestras]

Este é o canal oficial para submissões de palestras da Python Sudeste 2019.

O maior evento de Python da região Sudeste que busca integrar em uma mesma cidade pessoas interessadas em aprender e compartilhar experiências.

Esta é a quarta edição do evento que já teve como sede as cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

A Python Sudeste 2019 será nos dias 27/04 e 28/04 na cidade de Vitória/ES.

 

Submissões:

As palestras devem ter o tempo máximo de 35 minutos e podem abordar qualquer área de conhecimento dentro do universo da linguagem Python.

Essa é a sua oportunidade de compartilhar com a comunidade todas as coisas maneiras que você vem fazendo em Python, não perca tempo!

Caso tenha interesse em palestrar mas ainda está com dúvidas, nos mande um e-mail em eventos@pythonsudeste.org que estamos disponíveis para te ajudar.

Se possível oriente a categoria da sua palestra com uma marcação como por exemplo: "[Web]", desse modo podemos filtrar da melhor maneira possível.

Algumas sugestões de categorias: Iniciantes, Web, Científico, Carreira, Embarcados, DevOps, Desktop, Mobile, Comunidade. Ainda não encontrou uma que se encaixa a sua proposta? Fique a vontade para adicionar outras categorias que não foram listadas aqui!

 

Critérios de escolha de palestras:

* Número de palestras do mesmo assunto (maior diversidade de assunto)

* Número de votos

* Número de palestras por palestrantes (maior diversidade de palestrantes)

* Palestrantes novos

* Palestrantes locais (incentivar Python na região Sudeste)

 

Dicas:

* Procure colocar uma descrição bem detalhada sobre o conteúdo de sua palestra para que todos possam compreendê-la.

* Você pode buscar inspiração para o tema da sua palestra nas propostas submetidas em edições anteriores desse e de outros eventos. Dê uma olhada em https://speakerfight.com/events/ .

* Liberte o seu espírito marketeiro e nos surpreenda com aquele título caprichado !

* Envie quantas palestras desejar! Isso mesmo!!! Não há limite de proposta de palestras por participante (e quem sabe mais de uma seja selecionada).

 

Observações:

* Para participar do evento o palestrante precisa estar de acordo com o Código de Conduta. Você pode acessá-lo em https://github.com/pythonsudeste/codigo-de-conduta.

* Alguns dias após o encerramento das votações entraremos em contato com todas as pessoas que enviarem proposta(s) de palestra(s) informando caso sua(s) palestra(s) forem selecionadas.

* Para participar do evento, mesmo como palestrante, é necessário adquirir um ingresso. Para mais informações sobre compra de ingressos acesse o site http://2019.pythonsudeste.org/.

 

Datas:

Submissão de palestras até dia 28/02/2019 e a divulgação dos resultados será até o dia 09/03/2019.


author photo

COLABORADADOS: O VEÍCULO COLABORATIVO SOBRE TRANSPARÊNCIA E OPEN DATA NO BRASIL.

Somos uma iniciativa colaborativa que busca reunir, demonstrar, investigar e monitorar o acesso à informação no Brasil.


Com o uso de ferramentas diversas, nosso objetivo é apenas um: tornar mais democrático o acesso a dados e informação. Para isso, temos o compromisso com a veracidade e o fácil acesso à informação.


Uma de nossas ferramentas é o nosso robô no Twitter, feito em Python, que monitora o acesso aos portais de transparência governamental do país, aliando tecnologia e cidadania. 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Como linguagens mudam e crescem ― o jeito Python

Nessa palestra vou abordar sobre a evolução das linguagens e como novas funcionalidades aparecem no Python.


Ao longo da palestra, vou comparar o funcionamento de linguagens naturais como o Português e linguagens de programação como o Python para exemplificar as mudanças que ocorrem dentro dela.


No final, irei falar do PEP-572, que implementa Assignment Expressions em Python, seu processo de adoção e como ele funciona. Essa modificação será publicada na versão final do Python 3.8, que será lançada em outubro deste ano.


A palestra não abordará aspectos muito técnicos da implementação, então ela é apropriada tanto para iniciantes quanto para usuários avançados.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Criando um serviço gRPC com Python

O gRPC é uma forma moderna de integrar sistemas com contratos de APIs bem definidos e fáceis de compreender.


 


Algumas das vantagens desse tecnologia são:


    * Roda sobre HTTP/2


    * Possui contratos fáceis de ler por um ser humano (protobuf)


    * Suporta as principals linguages de programação (inclusive Android Java e Objective-C)


 


Neste papo será demonstrado como criar um servidor gRPC em Python seguindo os seguintes passos:


    1. Definição do contrato protobuf;


    2. Criação dos stubs baseados no protobuf;


    3. Implementação de um servidor utilizando os stubs;


    4. Implementação de um cliente gRPC;

Use os botões abaixo para votar:

author photo

FoxDot: Música com Python

Programação é muito bom para nos dar um emprego. Mas também é ótimo para fazer um som. Essa palestra é sobre música. É pra ensinar a fazer música*. Com código. Mais especificamente com FoxDot, que é em Python.

Vou mostrar como fazer os primeiros ruídos, as primeiras notas, tuntz tuntz, linhas de bateria, o que é escala, como usa escala, melodia generativa frita, "ré menor, maestro", como usar o campo harmônico para compor uma música pop e etc. Mão na massa, nenhum slide e muito som.

* Apesar de mostrar com código, os conceitos são aplicáveis a qualquer instrumento. Vai vendo. Dá pra você chegar em casa, compor uma base do FoxDot e ligar a sua guitarra em cima e fazer uma jam sozinho \m/(ò.ó)\m/


 


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

[Iniciante] Criando o seu mercado onde só tem mato.

Sabemos que fora dos grandes polos é muito dificil sobreviver como um programador python ainda mais quando não conhecem a linguagem.


Bem era isso que eu pensava em 2016, quando fazia sistemas de informação e aprendia Django por conta própria em casa.


Hoje isso pra mim é papo furado e vou mostrar para você que é iniciante ou que já sabe python e ainda não começou a trabalhar com a linguagem. 


Mostrar como o poder dessa comunidade e linguagem tem mudado vidas.


 


Nesta palestra irei desmistificar a falacia de que não há oportunidades.


Mostrar como você pode criar o seu mercado é de uma forma simples.


E dar dicas cruciais para poder criar o seu portifolio como programador.


* Após essa palestra você irá  ter mais chances de conseguir seu primeiro emprego como programador python sem dúvida.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Microsserviços em python: como faze-lôs de forma observável

Você já passou pela situação de perceber um bug no seu sistema somente quando ele chegou em produção? Quem nunca passou por isso que atire a primeria pedra. Agora imagina passar por isso dentro de um ecossitema heterogênio com vários microsserviços (se você sentiu vontade de chorar com isso, quero dizer que estamos juntos). Nessa palestra vamos falar sobre como construir microsserviços com Python de uma forma observável, para venhamos entender nossas aplicações com base nos seus comportamentos.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Programando a Felicidade

Bate papo sobre envolvimento com a comunidade Python e como isso impactou minha vida de maneiras inesperadas, me levando a repensar meu posicionamento perante o mercado e resultando numa experiência de trabalhar apenas 2 dias por semana durante 3 anos, viajar para 7 estados do Brasil e e dois países diferente (Canadá e EUA). Afinal, é possível isso sem ser rico? Apareça e contribua com a discussão ;) 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Quanta coisa da para fazer com Python?

Já parou para ser perguntar: O que dá para fazer com Python?


- Paineis administrativos
- Gestão de recursos
- Manipulação de aúdio
- Gestão de conteúdo
- Processamento de imagem
- Visão computacional
- Computação concorrente e paralela
- Criptografia
- Analise de dados
- Visualização de dados
- Engenharia de dados
- Deep Learning
- Machine Learning
- DevOps
- Documetação
- E-commerce
- Desenvolvimento de jogos
- Geolocation
- Criação de interfaces
- Hardware
- Processamento de linguagem natural
- Sistemas de recomendação
- Robotica Robotics
- Ciência
- Gerador de sites estáticos
- Processamento de texto
- Extração de conteúdo da internet
- Web Crawling & Web Scraping
- Web Frameworks

e a lista continua acredite 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

RabbitMQ: como fazer microsserviços conversarem

Microsserviços, por definição, devem ser pequenos, sem estado e independentes. Muitos erros comuns acontecem ao tentar comunicar serviços distintos. Ao implementar troca de dados sempre de forma síncrona, esquece-se de que um serviço não deve assumir do estado de outro, causando um efeito em cadeia de dependência. Outros optam pela simplicidade de isolar a aplicação, mas agregar os dados em uma única fonte.


A maior dificuldade na migração de um monolito para um ecossistema de microsserviços está em garantir a independência, fazendo com que cada aplicação tenha um domínio de dados bem definido. Mas como isolar aplicações que precisam constantemente trocar informações?


Irei abordar um caso de uso de como o time da eduK arquitetou a comunicação entre microsserviços Python/Django utilizando um serviço de mensageria de protocolo AMQP (RabbitMQ, CloudAMQP, Kafka) através do padrão PubSub. Esta palestra tem o intuito de apontar problemas comuns de configuração e demonstrar boas práticas de implementações a serem consideradas para manter a saúde e integridade dos dados no universo de aplicações.



--------------


João Daher é desenvolvedor backend, com mestrado em Inteligência Artificial pela UNIFEI, já trabalhou em projetos com a Polícia Federal e grandes e-commerces. Hoje atua na área de busca e recomendação na eduK, uma plataforma de educação com mais de 100 mil assinantes ativos.


 

Use os botões abaixo para votar: