Profile

Rafael Galleani @rafael46


About Me

-

Proposals

[chatbot] Construindo um bot command no Telegram com Python + Django

 


Venha conhecer mais sobre bots!


Nesta palestra irei demonstrar como criar seu Bot no Telegram e integrá-lo com uma aplicação em Django para automação de qualquer tipo de atividade apenas com um comando para o seu Bot no Telegram!


Nós iremos desenvolver uma aplicação em Python utlizando o framework Django. Essa aplicação irá permitir que você ou qualquer pessoa do seu time que tenha um conhecimento básico em Python possam criar scripts python automatizando uma tarefa sem a necessidade de alteração na sua aplicação! =D


Um exemplo são disponibilização de informações em real-time via bot!

[ChatBot] Criando um chatbot para automação de tarefas utilizando IBM Watson + Telegram + Python + Django

 


Venha conhecer mais sobre chatbots e como eles podem ser útil na automação de atividades!


Vamos integrar tudo e demonstrar como tudo é mais simples do que parece, seu bot funcional em 30 minutos, eu garanto! 


Iremos construir um bot que irá interagir com o usuário e já realizar ações que antes era manual, no nosso exemplo, nosso bot irá realizar uma troca de senha para o usuário, tudo automático, sem intervenção humana, mas com uma interação que irá simular um humano.


Iremos fazer tudo isso, criando uma inteligência usando o IBM Watson, onde iremos integrar com um Client feito em Python/Django, que será responsável pelas ações (como a troca de senha) e também será responsável por receber a repassar a mensagem para nosso Bot no Telegram! =D


E se você não programa em Python, fique tranquilo, vou demonstrar como você pode fazer tudo isso na linguagem de sua preferência! =D 


Borá lá !!!


 

ChatBot Python & Slack

Vou realizar uma demonstração de como desenvolver um ChatBot simples que responde tags enviadas para o Bot no Slack.
A ideia é demonstrar como até mesmo um ChatBot simples pode impactar um ambiente de trabalho de forma positiva, automatizando a agilizando ações que antes eram manuais e onerosas.

[ChatBot][Web] Bot Command - Automatizando tarefas utilizando Python + Django + Telegram!

Venha conhecer mais sobre bots e como eles podem te ajudar em atividades repetitivas que são onerosas e tomam o seu tempo!


Nesta palestra irei demonstrar como criar seu Bot no Telegram e integrá-lo com uma aplicação em Django para automação de qualquer tipo de atividade apenas com um comando para o seu Bot no Telegram!


Nós iremos desenvolver uma aplicação em Python utlizando o framework Django. Essa aplicação irá permitir que você ou qualquer pessoa do seu time que tenha um conhecimento básico em Python possam criar scripts python automatizando uma tarefa sem a necessidade de alteração na sua aplicação! =D


Um exemplo simples de atividade, são aqueles relatórios que ficam pedindo para você executar a todo momento para ter uma foto online dos números, neste caso podemos automatizar e deixar que o Bot interaja e repasse essa informação. Esse é apenas um exemplo dentro vários tipo de atividades que podemos automatizar utlizando de ChatBot! =D

Como eu inseri Python em um ambiente dominado pelo Java

Nesta palestra irei falar dos meus desafios para inserir a linguagem Python e seus framework em um ambiente totalmente dominado por Java.


Irei demonstrar toda a resistência, as dificuldades e é claro as conquistas, pois no final o Python conquistou a todos!


Duração: de 20 a 40 minutos


Público-alvo: Qualquer pessoa que tenha interesse em Python e em um boa história.

Criando monitoramentos e alertas no Slack utilizando Python + Django + Celey

Nessa palestra irei demonstar como criar uma aplicação de monitoramento utilizando-se de Python, Django e Celery.


Com o Celery é possível realizar tarefas agendadas, mas, na minha demonstração, iremos criar apenas uma task, que irá executar scripts cadastrados no banco, que irão funcionar como um monitor. A idéia é criar uma aplicação onde é possível subir um novo monitor sem a necessidade de realizar um deploy da aplicação, apenas cadastrando um novo script.


Com a engine de monitoramento pronta, iremos enviar alertas para o Slack! 


 

Elasticsearch e Python para monitorar e previnir falhas na sua aplicação

Nessa palestra irei demonstrar como utilizar a Elastic Stack (Elasticsearch, Logstash, Filebeat e Kibana) para monitorar aplicações.


Com a Elastic Stack é possível monitorar todos os logs da sua aplicação, inluído tempo de resposta, quantidade de requisições, quantidade de requisições com erros e quais os maioras falhas que a aplicação retorna.


Juntando o Elasticsearch mais Python, vamos realizar correções paliativas de erros na aplicação em quase tempo real enquanto o usuário acabou se sentir um problema.


 

[web][automação] Automatizando tarefas com Celery!

Celery é scheduller de tarefas, com ele é possível você criar tarefas para seram executadas quando você quiser.


Utilizando Python, Celery e Django iremos criar automações de atividades manuais.


Alguns exemplo de atividades que podemos automatizar utlizando o Celery:


- Monitoramentos


- Automação de atividades que são geradas repetitivamente por ação humana


- Relatórios


- Alarmes


 

[Web][Busca] Tenha velocidade nas buscas da sua aplicação com Elasticsearch e Django

Sua busca está lenta? Precisa que o retorno das suas informações sejam mais rápidos?



Nesta palestra veremos como utilizar o Elasticsearch com Django para realizar buscas mais rápidas



Iremos ver como persistir dado de uma aplicação Django com um banco relacional no Elasticsearch e então utilizar os dados do Elasticsearch para retornar os dados com maior velocidade do que seria retornando do banco relacional.
Os ganhos são enormes, imagina que você precise retornar dados com muita velocidade mas devido a grande quantidade de registros, o seu banco de dados relacional não atende a sua demanda. Com os dados replicados no Elasticsearch você terá um ganho enorme nas suas buscas quanto a velocidade de retorno.



Também abordarei rapidamente um pouco do Kibana que faz parte do Elastic Stack. O Kibana possibilita visualizarmos os nossos dados e também a criação de dashboards que ajuda a entendermos melhor nossos dados.