Profile

Letícia Silva @dii_lua


About Me

-

Events

Networking Day 2018

O Networking Day é um evento para troca de experiências entre profissionais de TI e estudantes. Composto de palestras e oficinas, é uma ótima oportunidade de se fazer networking com profissionais da área apresentando o seu conhecimento.

O evento ocorrerá no dia 15 de dezembro de 2018, na ETEC Cônego José Bento, na cidade de Jacareí, SP..

 

Mais informações: http://hackerculture.com.br/2018/10/networking-day/

Proposals

[45 min] Geral - Django Girls - muito além de um workshop

Fundada em Europa no ano de 2014, a ONG Django Girls tem como objetivo auxiliar mulheres a organizar workshops gratuitos, que promovam a inserção de mulheres na tecnologia e facilitem a criação de sua primeira página web, baseada em Python e Django. Mas isso é só uma parte da história: grupos de mulheres se reúnem todos os anos para incentivar, empoderar e abraçar a causa de mais minas em TI.


Durante seis anos, foram mais de 95 países e 212019 participantes. Qual é o impacto que isso pode promover na vida de alguém?


Nessa palestra, trago o relato de uma aluna, tutora e organizadora da iniciativa, apresentando estatísticas reais do movimento no Brasil e no mundo, e compartilhando como é fazer parte de um processo que muda vidas.

Bacula: Medidas de proteção do backup contra ransomware

O objetivo da palestra será explorar medidas aplicadas na rede interna, no servidor/clientes e na rotina de backup com a intenção de obter maior segurança contra ataques de malwares e ransomwares. A ferramenta de Backup utilizada será o Bacula, uma ferramenta open source robusta e capaz de lidar com rotinas de backup e volume de dados em grandes ambientes.

COMPETÊNCIAS DO ENGENHEIRO DA COMPUTAÇÃO ATÉ O ANO DE 2030

Ao longo desta palestra será abordado a importância do engenheiro para a sociedade, visando demonstrar que estes profissionais estão em ascensão no mercado. Atualmente o curso apresenta ainda um alto índice de desistências seja nas instituições privadas como públicas, embora isso ainda registrasse como o segundo curso mais procurado para ingresso ficando atrás de administração e a frente de direito. Aprofundo em uma das vertentes, precisamente em engenharia da computação, pode-se ter um panorama na importância do desenvolvimento das tecnologias, criação das inovações para facilitar o dia-a-dia e várias outras atividades primordiais que fogem do que se pensa e pode ter espaço para atuação. Com estes inúmeros avanços é importante uma aprimoração de competências para que o engenheiro da computação se destaque dentro do mercado tão concorrido.

Data Science: É de comer?

Fazendo uma pesquisa rápida no Google é possível encontrar, aproximadamente, 1.490.000.000 resultados sobre o termo. Mas o que será que ele realmente significa?


Taxada como a profissão de 2018 (e do futuro), o data scientist é quase como um unicórnio na programação: ninguém viu, mas todo mundo gostaria de ter um. Foi até taxada como "A profissão mais sexy do século XXI". É sério.


Nessa palestra, Letícia Silva traz informações concretas explicando o que é a Ciência de Dados, como se tornar profissional na área (ou se descobrir uma), e de maneira é possível fazer uma trilha de estudos sobre o tema e aprofundar-se no mesmo.

Data Science: É de comer?

Fazendo uma pesquisa rápida no Google é possível encontrar, aproximadamente, 1.490.000.000 resultados sobre o termo. Mas o que será que ele realmente significa?


Taxada como a profissão de 2018 (e do futuro), o cientista de dados é quase como um unicórnio na programação: ninguém viu, mas todo mundo gostaria de ter um. Foi até taxada como "A profissão mais sexy do século XXI". 


Nessa palestra, trago informações concretas explicando o que é a Ciência de Dados, como se tornar profissional na área (ou se descobrir uma), e de que maneira é possível fazer uma trilha de estudos sobre o tema e aprofundar-se no mesmo.

Data Science: É de comer?

 Fazendo uma pesquisa rápida no Google é possível encontrar, aproximadamente, 1.490.000.000 resultados sobre o termo. Mas o que será que ele realmente significa?


Taxada como a profissão de 2018 (e do futuro), o data scientist é quase como um unicórnio na programação: ninguém viu, mas todo mundo gostaria de ter um. Foi até nomeada como "A profissão mais sexy do século XXI". É sério. 


Nessa palestra, trago informações concretas explicando o que é a Ciência de Dados, como se tornar profissional na área (ou se descobrir uma), e de maneira é possível fazer uma trilha de estudos sobre o tema e aprofundar-se no mesmo.

Indústria 4.0

A quarta revolução industrial está acontecendo neste momento vindo com ela a criação de sistemas de produção inteligentes.
Capacidade de operação em tempo real, Virtualização, Descentralização, Orientação a serviços e modularidade.
Tudo isso para melhorar a produção, realizar tomada de decisões por dados em tempo real, encontrar falhas e produzir de acordo com a demanda exata solicitada.
Nesta palestra vou mostrar a integração que fiz com uma máquina WFL e confrontar com as informações do sistema SAP, fazendo a comparação do que um humano fiz apontar e o quanto a máquina trabalhou.
Além de apresentar outros casos de empresas que implantaram indústria 4.0 e melhoraram sua tomada de decisões

OTRv4 para comunicações privadas e negáveis

Um panorama sobre a nova versão do protocolo


OTR (Off-the-Record) é um protocolo criptográfico para mensagería instantânea privada. Este protocolo tem como objetivo dar aos participantes de uma conversa a garantia de que estão falando com a pessoa que acham que estao, ao mesmo tempo que não cria provas criptograficas daquela conversa.


Nessa palestra será abordado o historico do protocolo juntamente com o mudanças na versão 4 para tornar o protocolo mais seguro e moderno. OTR (Off-the-Record) é um protocolo criptográfico para mensagería instantânea privada. Este protocolo tem como objetivo dar aos participantes de uma conversa a garantia de que estão falando com a pessoa que acham que estão, ao mesmo tempo que não cria provas criptograficas daquela conversa. Além disso, o protocolo criou meios práticos que qualquer
uma das partes consigam negar que participaram de uma conversa.


A versão 4 do OTR foi projetada para tornar o protocolo mais seguro e moderno. Esta palestra apresentará um histórico do protocolo OTR juntamente com um panorama da versão 4, que traz atualizações de primitivas criptograficas e introduz novos algoritmos de DAKE (Deniable Authenticated Key Exchange) associado ao uso de criptografia de curvas elípticas.


 

PyLadies e Django Girls: ajudando a tornar a comunidade Python mais diversa e mais inclusiva

Nessa talk, uma das integrantes do PyLadies Brasil, que comemorou cinco anos de existência no país, explica como tornar a comunidade mais diversa e inclusiva, e de que maneira é possível dar apoio às participantes para que elas se sintam seguras, acolhidas e capazes de fazerem parte da comunidade Python.

PyLadies e Django Girls: ajudando a tornar a comunidade Python mais diversa e mais inclusiva

Nessa talk falarei sobre o PyLadies Brasil, que comemorou cinco anos de existência no país, explicando como tornar a comunidade mais diversa e inclusiva, e de que maneira é possível dar apoio às participantes para que elas se sintam seguras, acolhidas e capazes de fazerem parte da comunidade Python.

PyLadies e Django Girls: O poder das comunidades de tecnologia

Afinal, porquê Python? Nessa conversa as PyLadies de São José dos Campos irão abordar de uma forma geral e objetiva como a comunidade Python e suas ramificações vem ganhando espaço e adeptos para essa linguagem, ressaltando os seguintes pontos:


* O desenvolvimento e evolução da linguagem no processo de inclusão e ensino;
* Os diferentes grupos existentes;
* E como participar, aprender e contribuir com a comunidade;


Venha entender a mudança que a linguagem e as comunidades vêm promovendo na vida das pessoas, e descubra porquê Pessoas > Tecnologia se tornou o lema da comunidade Python.

Segurança da Informação em ambiente corporativo

Falo um pouco sobre segurança da informação como um todo, uma breve apresentação da cultura Hacker e cito um grande evento que acontece todo ano onde reúne grandes profissionais da área( Roadsec). Falo um pouco sobre a visão de segurança da informação no ambiente corporativo, o que pensam x como realmente são. A importância da politica de senha em uma empresa, as possíveis vulnerabilidades humanas que acontece, como vazamento de informação. Passo alguns gráficos de 2 anos pra cá, busco informação de valores reais relacionado ao risco de uma empresa ou qualquer lugar que não tenha uma conscientização. Basicamente é isso , depende do publico que vai ver .. Já cheguei a apresentar algumas coisas de segurança da informação voltado as vulnerabilidades web , mas como tento apresentar a cultura e o assunto , tento não atropelar de coisas técnicas.


Espero que tenha sido claro o resumo , seria mais ou menos isso. Gosto de passar e tentar ajudar o engajamento em TI e ao mesmo tempo passar os perigos que existem nesse mundo. Muita gente vai trabalhar com TI , e quando se depara com os pepinos, vai lembrar que o buraco é mais em baixo, rsrs.