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Carlo E. T. Oliveira @cetoli


About Me

Eu sou um pesquisador e analista de sistemas do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais na UFRJ. Os meus interesses são: Programação Orientada a Objetos, Neuropedagogia Computacional, Games Inteligentes, Desenvolvimento Ágil, Educação Digital, Aprendizado por Máquina, Web 2.0, Redes Sociais e Sistemas Distribuídos. As minhas principais ferramentas são o Python, HTML5 e Brython

Proposals

Superpython: programação Python como pedagogia para ensino fundamental e médio

Estudar no ensino fundamental público é uma tarefa árdua, especialmente se você vive em uma área carente e conflagrada. Mas como isto mudaria se em vez de copiar matéria do quadro você pudesse estudar programando vídeo games? Esta é a proposta do projeto Superpython. Superpython é um projeto de código aberto, sendo uma WEB IDE desenvolvida pelo NCE/UFRJ e escrita em Brython. Estudantes do ensino médio e fundamental se reunem para apender Python enquanto desenvolvem games versando sobre a matéria que o professor quer ensinar. O Superpython conta com uma biblioteca gráfica e cada estudante constroi um módulo do jogo usando apenas o navegador.


O projeto já está no seu quarto ano de aplicação envolvendo alunos de escolas do município do RIo de Janeiro e alunos do ensino médio. Estudantes de fonoaudiologia que programam Python ajudam como monitores na construção dos games. O projeto tem alcançado bons resultados escolares onde os participantes tem melhorado substancialmente o seu desempenho nas provas de todas as matérias. O desenvolvimento de games tem se mostrado uma pratica pedagógica inovadora pois requer um conhecimento multidisciplinar do estudante e ativa funções mentais que ajudam o estudante a pensar, indo além do mero decorar de um conteúdo. Por fim os estudantes adquirem um nova habilidade que já abre um novo horizonte, poder desenvolver programas em Python, uma linguagem de alta relevância empresarial.


O projeto Superpython é desenvolvido pelo Laboratório de Automação de Sistemas Educacionais do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da UFRJ. É um projeto chancelado pela Sociedade Brasileira de Computação

Superpython - WebIDE para ensino de Python com Games

O Programa SuperPython é uma iniciativa chancelada pela SBC que consiste numa proposta de ensino de desenvolvimento de Games na linguagem Python para crianças e jovens. O nosso time desenvolveu uma plataforma específica para este tipo de curso. A plataforma Superpython é um sistema web que apresenta um ambiente de programação para a linguagem Python. Ele usa a biblioteca Brython para executar Python no navegador e já inclui um conjunto de bibliotecas que facilitam a construção de jogos. Estamos propondo um tutorial onde se conhece a plataforma e em duas horas teremos construído um jogo completo.

Supygirls: ensinando Python para fazer games

Supygirls: ensino de Python para meninas através de games. O projeto é um ramo do programa Superpython, chancelado pela Sociedade brasileira de Computação. Meninas do ensino fundamental aprendem a programação de games em Python. Elas desenvolvem games educacionais para ensinar a matéria que a sua professora "encomenda" como cliente de software