Perfil

Maria Clara Bezerra @maria_clara76


Sobre mim

-

Propostas

Como meu time de qualidade deixou de ser apenas um executor de testes manuais para ser uma referência em automação de testes para Android utilizando Python?

Resumo:


Meu time de testes começou com 4 pessoas (sendo 2 estagiários) e com 100% das demandas para execuções de testes manuais de forma prioritária. Nosso projeto tem como cliente uma grande multinacional de dispositivos móveis cuja plataforma é Android. Após pouco mais de 2 anos, meu time cresceu (recebeu maior alocação de pessoas), criou um ambiente de automação de testes baseado no framework de código aberto PyTest, ganhou espaço com o cliente para igualar a priorização de atividades manuais junto com as automatizadas e vem sendo utilizado como modelo de referência para outros times de automação do mesmo cliente - em institutos diferentes.


 


Essa palestra tem como objetivo apresentar as etapas do processo de adoção e experimentação de frameworks, padrões, e práticas de desenvolvimento de software durante a concepção de um ambiente em Python para automação de testes para Android. Além disso, pretende-se também apresentar os próximos passos planejados e como pretendemos chegar lá.


 


Público-alvo:


Profissionais da área de teste de software que já trabalham com automação ou que querem saber mais sobre o assunto; pessoas que desenvolvem aplicações móveis; pessoas que tem grande interesse em conhecer como funciona o contexto de teste de software. Não precisa ter conhecimento prévio específico de Python; este conteúdo é recomendado para qualquer nível de experiência com Python.


 


O que devem esperar:


Um estudo de caso com um modelo validado de como foi concebido o processo de adoção de um ambiente de automação do zero tendo como base o framework de testes Pytest; e como dar alguns passos iniciais para a criação de um ambiente de automação de teste de software utilizando Python.

import requests: como realizar fluxos (e testes) de API em Python através da biblioteca Requests

Resumo:


Requests é uma biblioteca HTTP em Python cuja finalidade é a realização de requisições entre serviços de forma bastante simplificada, eliminando grandes esforços de validações manuais. Dada sua estrutura e combinando com a linguagem Python, é possível criar testes de API com grande potencial de automação, trazendo ganhos ao processo de teste de software para produtos que utilizam de API no seu desenvolvimento. 


A proposta deste workshop é de apresentar a biblioteca "requests" em termos de estrutura e funcionamento e, com a linguagem Python, realizar o fluxo dos principais métodos HTTP (POST, GET, PUT DELETE) seguindo padrões de automação de teste de software.


 


Público-alvo:


Profissionais da área de teste de software que já trabalham com automação ou que querem saber mais sobre o assunto; pessoas que desenvolvem software com APIs; pessoas desenvolvedoras ou testers que querem saber como funcionam requisições para APIs.


Este conteúdo é recomendado para qualquer nível de experiência com Python.


 


O que devem esperar:


Conhecer a biblioteca python "requests" em termos de estrutura e funcionamento e realizar fluxos como POST, GET, PUT, DELETE em uma API seguindo padrões de automação de teste de

Python para Android: desafios de um time de automação de testes para dispositivos móveis.

Resumo:


Quando se trabalha com Android alguns pontos polêmicos estão sempre presentes: fragmentação de versões diferentes de Android, interoperabilidade das aplicações, diferentes tamanhos e resoluções de tela, otimização de recursos do dispositivo móvel. Quando falamos de automação de testes para Android, acrescentamos ainda a manutenção do código do ambiente - afinal a plataforma recebe pelo menos 1 update ao ano. 


Escolher a linguagem e frameworks mais apropriados, adotar práticas de desenvolvimento do código, nivelar conhecimento do time, adoção de padrões, criação de bibliotecas: um time de automação de testes para Android vai muito além da execução e é preciso tirar o máximo de proveito de mundos como o de Python para que estes desafios sejam tratados e que o ambiente de automação seja um grande aliado e não uma dor de cabeça.


Essa palestra tem como objetivo apresentar os principais desafios de um ambiente de automação de testes para Android que utiliza Python como linguagem e o PyTest como framework. Com isto, vamos apresentar como utilizamos de soluções em Python (e quais) para lidar com estes desafios e entregar um ambiente de automação estável e funcional.


 


Público-alvo:


Profissionais da área de teste de software que já trabalham com automação ou que querem saber mais sobre o assunto; pessoas que desenvolvem aplicações móveis; pessoas que tem grande interesse em conhecer como funciona o contexto de teste de software. Não precisa ter conhecimento prévio específico de Python; este conteúdo é recomendado para qualquer nível de experiência com Python.


 


O que devem esperar:


Um relato de como é trabalhar em um ambiente de automação de teste de software para Android utilizando soluções em Python e quais são os grandes desafios para este contexto.