Perfil
Propostas
[Educação] Pensamento Computacional com Blocos e Python
A palestra relata a experiência do ensino de Algoritmos para alunos na faixa de 14 a 17 anos. Os alunos são apresentados ao Pensamento Computacional, um conhecimento necessário nos dias atuais até mesmo para quem não quer seguir na área da Computação.
O estudo de Algoritmos já iniciando com o Portugol ou mesmo com uma linguagem de programação já é comprovado que gera uma evasão relevante na escola. Muitos alunos se assustam com a mudança de paradigma, pois os mesmo não estavam acostumados com o pensamento computacional. Assim, nos meus 11 anos de experiência como professor, conheci as teorias do pensamento computacional e ao aplicar em sala de aula percebi na prática o maior interesse dos alunos.
Na palestra irei abordar os conceitos do pensamento computacional, a computação desplugada, o uso do Code.org, do Scratch e da linguagem Python, e como esses assuntos são trabalhados em sala de aula para atingir o êxito na aprendizagem de Algoritmos.
[Educação] Pensamento Computacional com Blocos e Python
A palestra relata a experiência do ensino de Algoritmos para alunos na faixa de 14 a 17 anos. Os alunos são apresentados ao Pensamento Computacional, um conhecimento necessário nos dias atuais até mesmo para quem não quer seguir na área da Computação.
O estudo de Algoritmos já iniciando com o Portugol ou mesmo com uma linguagem de programação já é comprovado que gera uma evasão relevante na escola. Muitos alunos se assustam com a mudança de paradigma, pois os mesmo não estavam acostumados com o pensamento computacional. Assim, nos meus 11 anos de experiência como professor, conheci as teorias do pensamento computacional e ao aplicar em sala de aula percebi na prática o maior interesse dos alunos.
Na palestra irei abordar os conceitos do pensamento computacional, a computação desplugada, o uso do Code.org, do Scratch e da linguagem Python, e como esses assuntos são trabalhados em sala de aula para atingir o êxito na aprendizagem de Algoritmos.
Experiência no Ensino de Programação com Python
Esta palestra visa compartilhar a experiência do uso da linguagem Python no ensino de programação estruturada e orientada a objetos no IFRN - Campus Parnamirim. O sentido de "baterias inclusas" foi literalmente explorado na disciplina, pois os alunos puderam conhecer o SciPy, BioPython, PyGame, TKinter, Kivy, PyGtk, PyQT, dentre outros módulos, sob a forma de projetos e seminários.
Experiência no Ensino de Programação com Python
Esta palestra visa compartilhar a experiência do uso da linguagem Python no ensino de programação estruturada e orientada a objetos no IFRN - Campus Parnamirim (2º ano do ensino médio integrado de Informática). O sentido de "baterias inclusas" da linguagem foi explorado na disciplina, pois os alunos puderam conhecer o SciPy, BioPython, PyGame, TKinter, Kivy, PyGtk, PyQT, dentre outros módulos, sob a forma de projetos e seminários. No projeto final da disciplina, os alunos foram divididos em grupos e desenvolveram jogos com o Pygame e o retorno foi satisfatório. Nesse projeto, não apenas a habilidade de programação foi explorada, mas também as habilidades de produção de conteúdo e de design dos ambientes dos jogos.