Perfil

Renato Ferreira @renatofh


Sobre mim

Software Developer

Eventos

Encontro PUG-PI e GURUPI

Encontro dos devs para apresentar talks relacionados a ruby, python, js e outras modinhas...

 

Dia 11/02 na sede do Teresina Hacker Clube/APISOL a partir das 15h.

 

 

Encontro do GURUPI e XVIII Encontro do PUG-PI

Encontro do GURUPI e XVIII Encontro do PUG-PI

Local: Teresina Hacker Clube. (Av Arlindo Nogueira, atrás do IFPI)
Data: 16/07/2016 ás 15h.

Entrada Gratuita.

Propostas

DevOps Toolbox: Um resumo sobre as principais ferramentas de DevOps

Quais são as melhores ferramentas para utilizar num ambiente de DevOps para garantir o provisionamento e o gerenciamento de múltiplos servidores: Serão descritas e explicadas ferramentas como Git, Vagrant, Docker, Ansible, Monit e Upstart e Supervisord.


 


 

[Talk] Como ganhar dinheiro com Open Source?

Muito é difundido sobre Open Source como um sinómino para "de graça" ou "feito por puro altruísmo". O espírito de comunidade é uma das virtudes da cultura  Open Source. Porém é plenamente viável com que você consiga viver trabalhando apenas com isso. Nesta talk pretendo abordar algumas formas de como é possível fazer com que um projeto Open Source provenha seus custos ou mesmo que seja capaz de lhe sustentar.

Transforme seu Terminal em um Canivete Suíço.

Quais os recursos mais interessantes e úteis para se utilizar no seu Terminal? Nesta talk vou falar um pouco da mina experiência de preparar um ambiente de desenvolvimento no terminal, com ferramentas como VIM, TMUX, Zsh e outros recursos interessantes para transformar seu terminal sem graça na mais poderosa arma do Universo.

Tudo o que voce sempre quis saber sobre JS mas tinha medo de perguntar

Com a overdose e epifania de frameworks javascript uma pergunta sempre fica. Mas afinal, eh confiavel usar js? esse treco realmente funciona? o que eh javascript? ele serve para alguma coisa a mais do que para manipular DOM? 

Nesta talk pretendo responder (ou tentar) algumas dessas respostas e apresentar uma perspecita desta linguagem que amamos odiar.