Perfil
Propostas
Arrumando a casa: escrevendo código limpo e sustentável em Python
Escrever código de maneira limpa e significativa requer esforço ativo enquanto pessoa desenvolvedora em formação. É comum que no começo da carreira em desenvolvimento não se pare para pensar muito em qualidade e clareza de código, afinal, a curva de aprendizado já é bastante íngreme. Porém, na medida em que sua carreira avança, esse tópico deve ser priorizado (pelo seu bem e dos seus colegas de equipe!). Por meio dessa palestra, gostaria de apresentar conceitos gerais de qualidade de código e maneiras de escrever código de forma semântica utilizando a linguagem Python. Ilustrarei os conceitos por meio de exemplos de código e situações hipotéticas.
Público alvo
Pessoas que já desenvolvem há algum tempo e possuem familiaridade com a linguagem de programação Python, porém que não pararam muito para pensar sobre boas práticas de código.
Aprendizados
- Participantes entrarão em contato com conceitos de qualidade de código baseados em diversas fontes de renome no quesito, como o Clean Code e o Pragmatic Programmer, além de outras fontes digitais.
- Serão apresentados exemplos de código com espaço para melhoria e possíveis melhores abordagens.
Em nome das boas práticas de código da Casa Django, Rainha do Backend, eu te sentencio a testar - A Game of Tests
Valar Testhaeris, todos os homens devem testar. Muitos desenvolvedores subestimam o poder dos testes, mas a noite é escura e cheia de erros. Nessa palestra, você irá aprender os truques do Game of Tests. E porque o homem que passa a sentença deve brandir a espada, nessa palestra, meu objetivo é te ajudar a entender testes automatizados em Django como iniciante, boas ferramentas que podem te ajudar no caminho e mostrar alguns exemplos práticos no assunto. Porque o que dizemos para o deus dos bugs? Hoje não.
Essa palestra é adequada para pessoas iniciantes em testes ou que tiveram pouco contato com o assunto. Cobrirei o básico das ferramentas de teste do próprio Django, mostrando o que já vem de fábrica: TestCase, asserts, setUp, Client, Request Factory; e apresentarei algumas bibliotecas bem úteis (como Model Mommy) para ajudar os participantes a começarem no domínio dos testes em Django. Ao final da minha palestra, os participantes terão um entendimento melhor dos poderes dos testes, uma visão geral de como começar e dicas em possíveis problemas que provavelmente não encontrariam logo de cara em suas respectivas jornadas.
Preparem-se, os testes estão chegando.
Outline:
[1 minuto] - Quem sou eu
[5 minutos] - Quando você joga o Game of Tests, você ganha ou chora: Introdução
- Todos os homens devem testar: por que muitos iniciantes não testam
- Como não morrer na primeira temporada: dificuldades que você pode encontrar no início
- A noite é escura e cheia de erros: os reais benefícios dos testes
[19 minutos] - Julgamento por combate: Como testar
- [1 minuto] - O Dragão deve ter três cabeças: Pirâmide dos testes automatizados
- Fim-a-Fim
- Integração
- Unitário
- [2 minutos] - A Muralha (de testes): Estrutura de testes
- test_views
- test_forms
- test_helpers
- [5 minutos] - Os Primeiros Homens: Ferramentas de teste do Django
- TestCase
- setUp
- Asserts
- [5 minutos] - Os Homens Sem Rosto: Fábricas de objetos
- Model Mommy
- Fixtures
- [2 minutos] - A Batalha dos Clientes
- Request Factory
- Client
- [4 minutos] - As coisas que eu faço pelo mock
O que os participantes aprenderão nessa palestra?
- Participantes aprenderão de forma ampla sobre a pirâmide de testes automatizados, Triple A e que tipos de testes existem
- Participantes aprenderão por que testes são importantes e por que deveriam fazer parte da rotina de todo desevolvedor
- Participantes sairão com um melhor entendimento sobre o que já vem de fábrica na suíte de testes do Django
- Participantes entrarão em contato com ferramentas/bibliotecas open-source que poderão ajudá-los nas suas jornadas no mundo dos testes