Perfil
Eventos
FLISoL Ceará - Fortaleza 2017
PHP com Rapadura, o Encontro!
O 1º Encontro de Dev's PHP do Estado do Ceará organizado pela comunidade PHP com Rapadura*, será um evento que propõe a reunião de vários desenvolvedores PHP que gostam de interagir com outros desenvolvedores a fim de compartilhar conhecimento e assim criar um Ciclo Colaborativo de ensino e aprendizado.
As inscrições para o evento ocorrerão por meio do site: http://www.eventbrite.com.br/e/1o-encontro-de-devs-php-com-rapadura-tickets-25000252428
A inscrição custa R$ 10,00 e será usada para comprar o Coffee Break, e o restante guardado para comprar mais coffee break nos próximos eventos. Vale ressaltar que o espaço Mandi Windzen foi cedido gratuitamente para a comunidade no dia do evento.
A finalidade maior do evento é a interação, o networking, que contribui de forma eficiente na formação de melhores desenvolvedores.
Mande sua proposta de palestras que poderá ter no máximo 40 minutos de duração.
Teremos disponibilidade de 4 palestras, sendo elas 3 do ecossistema PHP.
Obs.: As palestras devem ter o assunto relacionado ao ecossistema do PHP.
*PHP com Rapadura é a comunidade de estudantes, amantes, e desenvolvedores da linguagem de Programação PHP, do Estado do Ceará. Uma das maiores comunidades de PHP do Brasil, ativa em vários eventos nacionais.
Com quase 2000 membros no grupo do facebook, mais de 1000 curtidas na página, e vários eventos realizados na capital e no interior do Estado, a comunidade gera conhecimento e interação de forma colaborativa e construtiva, sempre propondo uma vida em sociedade de forma comunicativa e simples entre os membros.
PHP com Rapadura in Fortaleza
A Comunidade PHP com Rapadura foi criada no Estado do Ceará, e tem como objetivo a integração dos desenvolvedores/estudantes PHP da região, assim como também ajudar a mininada que tá começando agora.
A comunidade já realizou alguns eventos em outras regiões do Estado, mas agora com parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, e Educação Superior do Ceará, volta a Fortaleza com o intuito de fazer o maior evento de PHP e Desenvolvimento de todo o Estado, e dessa vez, um evento de 2 dias de duração, no caso nos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2015, na UTD-Universidade do Trabalho Digital(https://goo.gl/maps/qKjQ5iJ4ZFN2), e claro a entrada será apenas 1 Kg de alimento.
O evento contará com apenas oficinas/workshops(duração de 3 horas), o local(UTD) possui vários laboratórios de informática, o que facilita que tenhamos um evento totalmente prático. As propostas deverão conter algo que envolva PHP e/ou Desenvolvimento, por exemplo, wordpress, Java, Javascript, Python, moodle, joomla, PHP + Bootstrap, PHP + MySQL, entre outras.
Infelizmente não temos como bancar transporte e nem alimentação dos palestrantes, ou pelo menos não ainda, vendo que não cobramos nada além de 1 Kg de alimento na entrada.
Para quaisquer dúvidas acessem http://phpcomrapadura.org ou enviem um email para eu@alessandrofeitoza.eu
A chamada de trabalhos estará aberta até o dia 05 de Fevereiro de 2016 as 23:59.
Propostas
Arquitetura Hexagonal, diabéisso hein?
O que diabéisso que tanta gente tá falando "Arquitetura Hexagonal", nam, nunca vi mais feio.
Simbora negada, bora entender o que diabé Arquitetura Hexagonal, como podemos arquitetar nossas aplicações de uma forma (talves) mais organizada e mais prática de dar manutenção.
Comunidade, pra que se envolver com um negócio desse?
É grande o número de Comunidades no mundo, mas será que estão fazendo o correto? Será que estão atingindo todo e qualquer tipo de pessoa que se interesse pelo assunto da comunidade em questão? E o mais importante, será que estão sendo o suficiente para os membros, será que estão realmente semeando o conhecimento e a participação colaborativa, o desenvolvimento comunitário?
Comunidade é o estado ou a qualidade das coisas materiais ou das noções abstratas comuns a diversos indivíduos, é uma comunhão, resumindo, é um grupo de pessoas que compartilham algo em comum.
Vários(olhe lá se não todos) dos maiores projetos de Software que temos hoje foram desenvolvidos por uma comunidade, ou criaram a partir de sua construção uma comunidade: Python, Django, Plone, PHP, Ruby. Bootstrap, e vários outros.
Tendo isso em mente, quais motivos um desenvolvedor teria pra não participar de uma comunidade? Sendo que a comunidade é muitas vezes o refúgio do programador, é onde ele busca soluções para problemas, dicas para um melhor desenvolvimento, vagas de emprego, e claro, uma comunhão com outros desenvolvedores: ir pra algum boteco jogar pylavras fora enquanto bebe cervejas e/ou pyngas, se encontrar um final de semana em uma casa de praia, ou até mesmo numa pyscina, enfim, fazer parte de uma fraternidade, até perceber que a comunidade tornou-se uma espécie de família.
Comunidades são responsáveis por tornar o nosso trabalho mais produtivo, legal, e criativo.
Então me diga, porquê não fazer parte de uma Comunidade?
Doctrine ODM com "D" de Mongo
Doctrine é um ORM que a comunidade já conhece bastante, mas talvez o que a comunidade não conheça ainda é o Doctrine ODM. Em poucas palavras poderiamos dizer que é um ORM para Bancos Não Relacionais, como é o caso do MongoDB. Nesta palestra veremos como funciona e como é fácil e rápido combinar a dupla PHP e MongoDB utilizando o Doctrine ODM para manipular suas entidades e as transações de dados
[Oficina] - Programando com PHP enquanto come Rapadura
Oficina introdutória para iniciar o desenvolvimento de aplicações web utilizando a linguagem de programação livre PHP. Veremos sua sintaxe e suas características principais, o que faz a linguagem ser tão popular quanto é. Estruturas de Controle, Funções Nativas, Estruturas de Dados, Interação com HTML, essas e muitas outras coisas serão vistas e revistas para um aprendizado interessante e arretado... Ao término da oficina os participante poderão facilmente entender alguns códigos PHP, e poderão desenvolver bastante a base de Rapadura.
Oficina: Programando com PHP enquanto come Rapadura
Oficina introdutória para iniciar o desenvolvimento de aplicações web utilizando a linguagem de programação livre PHP. Veremos sua sintaxe e suas características principais, o que faz a linguagem ser tão popular quanto é. Estruturas de Controle, Funções Nativas, Estruturas de Dados, Interação com HTML, essas e muitas outras coisas serão vistas e revistas para um aprendizado interessante e arretado... Ao término da oficina os participante poderão facilmente entender alguns códigos PHP, e poderão desenvolver bastante a base de Rapadura.
O que há de novo no PHP7.4?
Muito já vem se especulando sobre os caminhos que o PHP vem tomando. Desde o lançamento do PHP7 a comunidade e os desenvolvedores ficaram num hype muito bom sobre como a linguagem estava ficando cada vez mais profissional e bem escrita.
Tivemos grandes mudanças no PHP 7.0, no 7.2 e agora muito mais coisa está por vir nessa que pretende ser a última antes do PHP 8(previsto para 2021).
Mas o que tem de tão especial nessa 7.4: Simbora ver na palestra.
PHP-CS-FIXER: Automatizando o code review
O Code Review é uma boa prática de desenvolvimento, porém tem um custo pra quem tá revisando, custo de tempo. Perde-se tem com coisas simples que a PSR-2 (Style) de cara diz como deveria ser, mas pra isso existe a ferramente php-cs-fixer que quando bem configurada ajuda o dev a evitar os erros simples antes de subir pro repositório.
Proposta Teste do Poder
Proposta Teste
Software Livre: Herói ou Ameaça?
Você sabe a real filosofia do Movimento Software Livre?
Você tem ideia de que estamos sendo enganados ao pensar que apenas em utilizar um Sistema Operacional denominado popularmente "Linux" estamos sendo ativistas ou ao menos usuários livres. Pra começo de conversa na verdade deveria chamar-se GNU/Linux por motivos óbvios.
A cruel realidade é que estamos sendo imoralmente condenados por aqueles que querem mudar a causa, ou aqueles que insistem em dizer que "Open Source" e "Software Livre" são a mesma coisa.
Estas mesmas pessoas e empresas utilizam a revolução do MSL(Movimento Software Livre) para se saírem na frente com intuitos financeiros e comerciais, no caso, a OSI - Open Source Initiative, que visa apenas abrir o código fonte mas não torná-lo livre. Mas claro, o discurso é muito bonito usando uma das melhores táticasde convencimento: "Desenvolvimento Colaborativo"
Essa palestra tem como objetivo separar exatamente os Ativistas do Software Livre dos usuários de Código Aberto.
E claro reacender a chama da resistência, dos convervadores e reacionários militante e ativistas do Movimento Software Livre, Conservadores porque estamos conservando a real e verdadeira definição de Software Livre, e Reacionários porque estamos reagindo contra essa contra-revolução.
Quem sou eu? Quer mesmo saber?
Eu sou o homem de ferro :)
Ativista e Militante do Software Livre, Desenvolvedor Web na Secretaria da Educação do Estado do Ceará, e Professor de PHP na Universidade do Trabalho Digital. Com apenas 21 anos, já palestrou e ministrou workshops na Campus Party Brasil/Recife, PHPeste João Pessoa, FTSL, Expotec, Darkmira Tour PHP, entre outros. Sou o Fundador da Comunidade PHP com Rapadura, e atuo na organização do FLISoL Ceará e outras comunidades.