Perfil
Propostas
OpenCV Crash Course
Esse tutorial é para iniciantes na área de processamento de imagem e visão computacional. Pessoas que tenham a curiosidade de saber sobre a área, ou que estão loucas para começar a aprender e a trabalhar com isso, mas não sabiam por onde começar.
Esse tutorial tem o intuíto explicar conceitos introdutórios dessa área, para que a pessoa possa entender a quantidade enorme de contéudo presente na internet. Será um tutório prático, com exemplos reais.
É preciso ter um conhecimento básico de Python, para participar do tutorial.
Serão utilizados as ferramentas:
* OpenCV
* Dlib
* Jupyter Notebook
Não precisa ter um computador muito bom, apenas será preciso um computador com internet.
Pesquisa sobre a comunidade Python em Pernambuco
A partir de observações dentro das comunidades: PyLadies Recife, PUG-PE e o AfroPython, foi percebido que durante a organização de alguns encontros, uma expectativa estava sendo criada para o momento de inscrição. O que isso quer dizer? Que quando era preciso fazer inscrição, as vagas esgotavam em menos de 2 dias! Mas no dia do evento o número de abstenção era em torno de 30-50%.
Com isso, em Dezembro de 2019 foi realizada uma pesquisa de forma conjunta entre essas comunidades, com o intuíto de entender o que se estava sendo feito de errado durante a organização de encontros, também foi levantado perguntas que haviam aparecido ao longo do ano como "soluções" para alguns desafios. No total foram 93 respostas coletadas e muita coisa para se pensar na organização de encontros futuros.
Essa palestra tem o intuito de mostrar a nossa pesquisa para que ela possa ajudar outras comunidades que estejam também passando por uma realidade parecida com a que ocorreu em PE, além de refletir sobre a construção da pesquisa e sobre sua validade.
Utilizando pandas para entender os casos de violência contra a mulher na cidade do Recife
Na Era da Informação, onde os dados podem ser obtidos mais facilmente, possuir o conhecimento sobre as ferramentas que auxiliem você a alcançar esses dados e fazer boas perguntas faz com que o cidadão tenha cada vez mais poder político e transformador sobre a sociedade.
No meio jurídico, por exemplo, processos podem ser consultados de forma pública por meio dos sites e APIs fornecidas pelos tribunais de justiça. Assim, o cidadão pode acompanhar seus processos sem precisar se locomover a um fórum. Também é possível acompanhar todos os processos do tribunal que não estejam sob segredo de justiça, e obter os dados que não são sigilosos.
Dispondo desses recursos, sabendo sobre a importância da lei Maria da Penha, realizou-se a extração dos processos de violência contra a mulher ocorridos na cidade do Recife, que atualmente podem ser consultados através do sistema do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Assim permitindo uma análise de 10 anos pra cá e responder perguntas como:
O volume de processos mudou após a Lei Maria da Penha entrar em vigor?
Quais os principais motivos de abertura de processos?
Em média, quanto tempo dura um processo?
Quais os principais assuntos estão relacionados à um processo desse tipo?
Antes de responder essas perguntas a palestra passará pelos seguintes tópicos:
Como são disponibilizados os dados públicos dos tribunais de justiça;
Como utilizar a API do TJPE;
Pandas, comandos iniciais;
Visualização e análise de dados com Pandas.