61º Encontro do PUG-PE
Estamos trabalhando para que o evento seja massa. Para isso, procuramos pessoas com diferentes backgrounds e experiências para contribuir com o programa de atividades do evento! Se você usa Python profissionalmente, como um hobby ou é apenas uma pessoa interessada em programação e comunidades open source, adoraríamos ver você compartilhando seu conhecimento conosco!
O prazo para a submissão de atividades será até o dia 20/09/2019 às 20:00 (horário de Brasília)
Gostaríamos que as palestras apresentadas no PUG tivessem um bom equilíbrio entre introdutórias e avançadas, por isso nós encorajamos todas as pessoas a submeterem uma proposta de atividade, independentemente do seu nível de experiência. Antes de submeter sua proposta, dê uma lida na descrição de cada atividade abaixo, bem como na sessão “Guidelines”.
- Palestras
Apresentações de 30 minutos. Não existe uma restrição oficial acerca do tema.
Processo de Seleção
As etapas do processo de seleção serão as seguintes:
- Submissão de Proposta: essa é a etapa em que os/as palestrantes irão submeter a proposta de palestras.
- Anonimização: essa etapa será feita por uma parte da organização do evento. O objetivo é que os/as palestrantes não possam ser identificados(as) através de suas submissões. Essa etapa é importante para garantir que as apresentações serão selecionadas apenas pelo conteúdo e qualidade de suas propostas.
- Votação pública: no dia 20/09 as 20:00h será disponibilizado o link da votação no grupo do Telegram. A votação ficará ativa até as 20:00h do dia 22/09
Após a votação iremos entrar em contato com os palestrantes para confirmar a presença no evento.
Guidelines
- Ao escrever sua proposta, procure seguir o seguinte template:
- Título - É o que vai chamar a atenção dos/das participantes para assistir à sua palestra! Procure ser específico sobre o assunto da sua apresentação e não hesite em fazer uma graça para conquistar o público.
- Resumo - Uma breve descrição sobre o tema da sua apresentação, de 1 a 2 parágrafos deve ser o suficiente. Seja o mais explícito possível, não precisa guardar segredo sobre a palestra.
- Outline - Apenas uma lista dos tópicos que serão abordados, junto com uma estimativa do tempo que será gasto explicando cada item. Não é preciso ter a sua apresentação pronta, mas é importante ter uma ideia do que você pretende falar.
- Quem é o público-alvo da sua palestra? - Procure ser específico nessa parte: dizer apenas “Programadores Python” não ajuda muito. Informar o nível de experiência (iniciante, médio ou avançado) ou o tipo de conceito (pessoas, tecnologia) ou ferramenta (banco de dados SQL, desenvolvimento web, estatística, etc…) que o participante deve ter para conseguir acompanhar sua apresentação. Isso nos ajudará a montar uma programação que tenha uma boa variedade de conteúdo para pessoas com diferentes backgrounds.
- O que os/as participantes devem esperar da sua palestra? - É importante pensar no que os/as participantes vão aprender depois de assistirem à sua apresentação.
- Lembre-se de considerar o espaço para perguntas no tempo total da sua apresentação. Caso não queira responder perguntas, deixe um comentário na sua proposta.
Texto baseado em Python Nordeste 2019 - Palestras
Propostas
Controles interativos com widgets no Jupyter notebook
Resumo
Visualização de dados já é algo que pode nos trazer bastantes insights. No entanto, muitas vezes temos a tediosa e custosa tarefa de reescrever e reexecutar o código várias vezes para visualizá-los novamente. Para solucionar esse problema, podemos agregar à visualização uma forma de interação por widgets, tornando o processo mais dinâmico, mais fluido, deixando tempo livre para concentrarmos no que realmente interessa.
Usando o Jupyter notebook, irei mostrar algumas formas de interação bastante interessantes, onde se pode variar gráficos para entender melhor conceitos, e otimizar a forma de visualização.
Outline
- Tipos de widgets
- Customização de widgets
- Usando widgets para análise de dados
- Plotagem de gráficos interativos
Público-alvo
Pessoas com nível iniciante/intermediário em python com interesse em visualização e análise de dados.
Quando o código imita a vida: simulando a natureza com Python
Já pensasse em desenvolver a Matrix? Simular um universo pode parecer complicado(e é), mas nessa palestra veremos como simular o comportamento de algumas coisas que acontecem na natureza, desde andadas aleatórias, a comportamentos de animais em bando e algoritmos genéticos. E tudo isso de um jeito bem visual e simples com Processing, visse?
Ransomware Internals, como funciona o malware destruidor de empresas
Mais de 4000 ataques de ransomware acontecem diariamente, impactando empresas, hospitais, aeroportos, caixas eletrônicos.
O prejuízo do ataque do wannacry em 2017 foi estimado entre bilhões de dólares. Na palestra, veremos o funcionamento interno, o esquema de criptografia utilizado que impede a recuperação dos arquivos, medidas que previnem ataques, ransomwares que falharam no seu papel, e executar uma poc (proof of concept) de um ransomware opensource.