Perfil
Sobre mim
Og Maciel is a Senior Manager of Quality Engineering for the Red Hat Satellite team. He has spent the last 5+ years building a team of Black Belt Quality Engineers responsible for the automation of complex systems and delivering quality products through the use of continuous delivery of processes. He is also a Podcaster, a Dad, and an Avid Reader.
Propostas
Mantendo Test Case e Código de Automação juntos no código fonte
Todo mundo que trabalha com automatização de testes deve conhecer pelo menos um sistem de gerenciamento de test cases. Aqueles que trabalham há muito tempo nesta área devem ter passado por vários destes sistemas, que no final acabam mais atrapalhando que ajudando. Se você é um dos poucos sortudos que conseguiram achar uma fórmula mágica e continua usando o mesmo sistema, mesmo assim deve sofrer com a manutenção de test cases, pelejando para que eles continuem atualizados e relevantes.
Manutenção de test cases funcionais é um processo chato, demorado, que requere um investimento pesado no princípio, e super frágil para mentê-los relevantes a um produto que está sempre atualizando. Um botão novo, ou uma página com menu novo adicionados (ou removidos) do seu aplicativo web, por exemplo, pode tornar vários dos seus test cases obsoletos. Não seria bacana se você pudesse se concentrar somente no código de automatização e tivesse todos os seus test cases automaticamente gerenciados no sistema de gerenciamento de test cases da sua companhia, seja lá o que ele for?
Eu gostaria de apresentar como que a equipe de engenheiros da Red Hat trabalhando na automatização de testes funcionais do produto Red Hat Satellite 6 fazem para que todos test cases são automaticamente importados, atualizados e mantidos usando algumas ferramentas escritas em python. Se você trabalha com automatização de testes em python, com certeza naa vai querer perder esta apresentação!