Perfil

Melissa Weber Mendonça @melissa


Sobre mim

-

Propostas

Fortran (ainda) não morreu: utilizando Fortran com Python

Muitas vezes, especialmente em computação científica, é necessário usar bibliotecas ou códigos em Fortran para resolver determinados problemas. Com frequência, as bibliotecas em Fortran estão sendo utilizadas/desenvolvidas há tanto tempo que já estão grandes e robustas demais para que se considere reimplementar tudo em outra linguagem. Mas isso não impede ninguém de usar Python!


Discutiremos nessa palestra como usar Fortran em conjunto com Python, e também alguns conceitos do Fortran moderno que podem ser surpreendentes para quem não conhece Fortran, para quem só conhece o FORTRAN 77, ou para aqueles que tem certo preconceito com a linguagem :)


Apresentaremos a f2py, faremos alguns exemplos de aplicação desta ferramenta, além de explorar outras ideias e soluções para a integração dessas duas linguagens.


p.s. Não utilizaremos GOTO nessa palestra.


Palavras-chave: fortran; computação científica; matemática; ciências; f2py

Produzindo lindos relatórios com Pweave

A ideia de notebooks é recente, mas a ideia de Literate Programming (que significa reunir em um mesmo documento código, resultado de código e comentários em linguagem natural) foi proposta há algum tempo por Donald Knuth. Por outro lado, em alguns casos é interessante que os notebooks gerem documentos que possam ser impressos, distribuidos, consultados offline, etc.


Para isto, apresentaremos a ferramenta Pweave, que é capaz de capturar os resultados e gráficos gerados por bibliotecas como NumPy, SciPy e matplotlib. O documento resultante pode estar em formato LaTeX, Markdown, reST ou HTML, por exemplo.


Discutiremos o funcionamento do Pweave, bem como alguns exemplos de utilização da ferramenta e suas vantagens no ambiente acadêmico e comercial.


Palavras-chave: pweave; documentação; LaTeX; computação científica