Perfil

Marcell G. C. da Silva @marcell


Sobre mim

-

Propostas

Além de validar formulários: usando React pra criar um telefone web

Princípios de WebRTC, SIP e React, ilustrando que o desenvolvedor frontend consegue fazer mais do que só validar formulários com jQuery e organizar telas com Bootstrap.

Simplificando gerenciamento do estado de requisições RESTful

Quando vamos implementar um CRUD qualquer baseado em RESTful APIs, existe sempre o mesmo conjunto de código (de snippets a boilerplates) para nossos componentes React darem feedback visual de quando os dados estão prontos, se estão sob edição, se deram erro ou quando ainda estão carregando. Há muitas variações de estado, e a coisa fica mais complicada quando temos que especificar o estado individual de cada recurso: imagine que estamos com uma lista de livros na tela que vieram de um único endpoint, e apenas um deles está carregando mais detalhes através de outro endpoint, como arquitetar o estado globalmente para que apenas aquela linha da lista indique estado de loading na UI?


Por serem códigos repetitivos, algumas pessoas até negligenciam um ou outro estado por falta de tempo, preguiça ou mesmo esquecimento, produzindo interfaces de menor qualidade a usuários, desperdiçando recursos de especificações de design, elaborando complexas e despadronizadas arquiteturas e culpando o React por ser uma lib e não um framework mais completo. 


O objetivo dessa palestra é, portanto, mostrar as diversas alternativas para gerenciar uma arquitetura de estado dessa natureza, de forma escalável, produtiva e simples, seja com Redux (Toolkit ou não), MobX ou Hooks.