Perfil

Luiza Veloso @luizatulerveloso


Sobre mim

Bacharel em Estatística pela Universidade de Brasília – UnB. Assistente de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, participação em projetos de pesquisa na área da educação, agricultura e saúde. Tem interesse por modelagem em Séries Temporais e Modelos Lineares Generalizados com aplicações em epidemiologia e bioestatística.

Propostas

Modelos de Séries Temporais e Gráficos de Controle Estatístico aplicados a Indicadores de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde.

Nome:


Luiza Tuler Veloso;


Instituição:


Departamento de Estatística da Universidade de Brasília (EST - UnB);


Tipo de proposta:


Apresentação.


Título da apresentação:


Modelos de Séries Temporais e Gráficos de Controle Estatístico aplicados a Indicadores de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde.


Foco principal da apresentação:


Técnico, para facilitar a realização de trabalhos semelhantes por analistas e cientistas de dados. Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos necessários para obtenção do grau de Bacharel em Estatística.


Fase do trabalho apresentado:


Estudo de caso com resultados práticos.


Descrição da apresentação:


O propósito central da Vigilância Epidemiológica é monitorar e controlar doenças e agravos à saúde, bem como fornecer orientação técnica permanente e atual para que os profissionais de saúde possam detectar uma situação de surto ou epidemia e, assim, iniciar medidas de controles. No Brasil, muitos esforços têm sidos realizados no processo de vigilância, são produzidos milhões de registros diariamente no processo de provimento de atendimentos assistências e vigilâncias em saúde. Entretanto, os processos de verificação da ocorrência de surto ou epidemia não estão automatizados, o que, muitas vezes, impossibilita a agilidade necessária para o processo de tomada de decisão pelos órgãos responsáveis pela adoção das medidas de controle.


Como consequência da necessidade de rapidez no processo de Vigilância Epidemiológica, foi proposta a utilização de metodologia adequada para que fossem acompanhados indicadores estratégicos para o sistema de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (MS) e que emitisse alertas epidemiológicos sempre que fossem detectadas alteração no comportamento desses indicadores. Assim, a partir de técnicas estatísticas adequadas e da construção de um sistema para monitoramento, torna-se possível automatizar e agilizar a percepção da necessidade de se iniciar o protocolo de verificação da ocorrência de surto ou epidemia em determinado município, dessa forma, antecipando a identificação de possíveis emergências de saúde pública.


Tendo em vista a necessidade de acompanhamento das doenças consideradas de interesse nacional em cada um dos municípios do Brasil, foi utilizado como projeto piloto o acompanhamento dos casos de Influenza no município de Curitiba - PR. Dessa forma, a metodologia proposta, com as devidas adaptações, pode ser aplicada a outras doenças e municípios a serem monitorados pelo sistema de Vigilância Epidemiológica do MS, além disso, ela possibilita o fortalecimento das ações de Vigilância Epidemiológica, devido a possibilidade de fornecer orientação técnica atualizada e constante necessária para que os profissionais de saúde decidam com relação as ações a serem adotadas para prevenção e controle de doenças.


Estrutura da apresentação:
1. O que é a Vigilância Epidemiológica e seus desafios;
2. Fonte de dados utilizada;
3. Metodologia Estatística;
4. Resultados.


Detalhes técnicos:


Os dados foram fornecidos em formato .csv, lidos e analisados no software R, utilizando o ambiente de desenvolvimento integrado R-Studio. Foi realizada análise exploratória dos dados, como uma forma de ter o primeiro contato e entendimento da base de dados a ser trabalhada, com posterior definição do indicador. Foi executada, para o indicador selecionado, análise de Séries Temporais do tipo SARIMA, que permite descrever possível existência de sazonalidade e tendência na série de dados. Posteriormente, foi proposto o Gráfico de Controle do tipo Médias Móveis Exponencialmente Ponderadas (MMEP) para o modelo de série temporal selecionado para ajuste.


Mini-currículo:


Luiza Tuler Veloso Bacharelado em Estatística pela Universidade de Brasília – UnB. Assistente de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, participação em projetos de pesquisa na área da educação, agricultura e saúde. Tem interesse por modelagem em Séries Temporais e Modelos Lineares Generalizados com aplicações em epidemiologia e bioestatística.


Gladston Luiz da Silva (orientador) Doutor em Transportes - PPGT - UnB (2010), Mestre em Estatística - IMECC - UNICAMP (1992), Bacharel em Estatística - Departamento de Estatística - UnB (1988). Professor do Departamento de Estatística da UnB, Professor do Mestrado Profissional em Computação Aplicada - CIC/UnB, Pesquisador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes - CEFTRU/UnB. Profissional com sólida experiência, com participação em projetos de alto impacto estratégico, análise mercadológica, análise e desenvolvimento de processos, implantação e auditoria de programas de qualidade com foco em excelência desenvolvidos para empresas e instituições de porte nacional e internacional. Atuou como executivo na direção de empresas de consultoria e instituições de ensino superior, sendo responsável na gestão e estratégias corporativas. Atualmente é Diretor do Instituto de Ciências Exatas - IE/UnB.


Ronaldo de Jesus (parceiro do MS) Bacharelado em Sistemas de Informação pela UniEuro, Pós-graduação em Redes de Computadores pela Uneb, Pós-graduado em Criptografia e Segurança pela UFF-RJ, Mestrando em Computação Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada da UnB. Possui experiência em gestão de desenvolvimento de software, banco de dados e tem interesse por Bioinformática e Business Intelligence.