Perfil

Leandro Smouter @leandrosmouter


Sobre mim

-

Propostas

Modelagem da Incidência de Diabetes Mellitus Tipo 1 em Crianças e Adolescentes no Brasil com Mineração de Dados Supervisionada

Proponente:


Leandro Smouter


 


Instituição:


Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná, Brasil.


 


Tipo de proposta: 


Apresentação (20 minutos, no plenário).


 


Foco principal:


Apresentação da estrutura e dos resultados do projeto.


 


Título:


Modelagem da Incidência de Diabetes Mellitus Tipo 1 em Crianças e Adolescentes no Brasil com Mineração de Dados Supervisionada.


 


Fase do trabalho:


Projeto concluído.


 


Tópicos da estrutura técnica:


- Mineração de Dados.


- Análise de Séries Temporais.


- Modelo Autorregressivo Integrado de Médias Móveis (ARIMA).


- Análise de Tendência.


- Regressão Polinomial de Primeira, Segunda e Terceira Ordem.


 


Síntese:


A proposta apresentará a estrutura técnica e os resultados do projeto Modelagem da Incidência de Diabetes Mellitus Tipo 1 em Crianças e Adolescentes no Brasil com Mineração de Dados Supervisionada. Nesse sentido, compartilhará conhecimento que poderá aperfeiçoar futuros projetos com metodologia similar.


Iniciará apontando a baixa contribuição do Brasil para levantamentos mundiais da Taxa de Incidência de Diabetes Mellitus Tipo 1 (TIDMT1) em Crianças e Adolescentes (CA) de 0 a 19 anos. A partir disso, apresentará um estudo ecológico com dados do Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (HIPERDIA), vinculado à base eletrônica do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS).


Em seguida, apresentará detalhadamente a metodologia do projeto, a qual foi estruturada a partir de Mineração de DadosAnálise de Séries Temporais e Modelagem Preditiva.


Na sequência, resultados abrangentes serão discutidos, com desfechos para o Brasil, Macrorregiões, Unidades da Federação e Distrito Federal.


Contemplará resultados para o período das séries (2003 a 2012), e para o período posterior às séries através de modelos preditivos (até 2022).


Por fim, ressaltará potenciais contribuições do projeto para o assunto - análise de dados na Administração Pública.


 


Tópicos de interesse da análise de dados da Administração Pública contemplados:


- Utilização de geoprocessamento com a finalidade de descoberta e interpretação de informações relevantes para o controle ao longo de diversos períodos (espaço-tempo).


- Análise de séries temporais.


 


Prévia dos resultados a serem apresentados:


- Tendência da TIDMT1 (crescente, decrescente ou estacionária) no Brasil, segundo o HIPERDIA/DATASUS.


- TIDMT1 média no País entre 2003 e 2012.


- Acúmulo de casos de Diabetes Mellitus Tipo 1 no Brasil entre 2003 e 2012.


- Previsão da TIDMT1 suavizada no País para os próximos anos (até 2022).


 


Mini-Currículo (proponente e equipe que auxiliou no projeto):


Leandro Smouter: Graduado em Educação Física pela UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2013-2016). Participante do PROIC - Programa Institucional de Iniciação Científica (2015-2016). Integrante do PIBID/CAPES - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2015-2017). Trabalha com estatística aplicada à área de Ciências da Saúde, com destaque à Modelagem Preditiva de curto e longo prazo. Estuda Variabilidade da Frequência Cardíaca em diferentes condições de Exercício Físico. Atualmente é aluno regular do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da UNICENTRO.


Suzana Nesi França: Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1990), Residência-médica em Pediatria pela Universidade Federal do Paraná (1993), Especialização em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Paraná (1995), Mestrado em Medicina (Pediatria) pela Universidade Federal do Paraná (1997), Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente (área de concentração em Endocrinologia Pediátrica) pela Universidade Federal do Paraná (2006), Pós-doutorado em Endocrinologia Pediátrica e Biologia Molecular na Universidade Johns Hopkins (2008-2009). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Pediatria e Chefe da Unidade de Endocrinologia Pediátrica da Universidade Federal do Paraná. Atua principalmente nos seguintes temas: hipotireoidismo congênito, triagem neonatal, diabetes mellitus tipo 1, crescimento, puberdade e obesidade.


Aristides Miguel da Costa Machado RodriguesDesenvolveu atividades de pesquisa e análise de dados com participação próxima de membros da Universidade Estadual Tarleton [Texas, EUA], Universidade Estadual de Michigan [EUA], Universidade de Bath [Inglaterra], Universidade Estadual de Londrina [Brasil] e Universidade de Saskatchewan [Canadá] , entre outros. Machado-Rodrigues publicou vários artigos científicos, particularmente em periódicos revisados ​​por pares com fator de impacto como Lancet, Medicina Preventiva, BMC Saúde Pública, Revista Americana de Biologia Humana, Revista de Ciências do Esporte, Anais de Biologia Humana, Jornal de Atividade Física e Saúde, Ciências do Exercício Pediátrico, Revista Internacional de Saúde Pública, Revista PlosOne, Jornal Escandinavo de Medicina e Ciência no Esporte ou Promoção da Saúde Internacional (Oxford University Press), entre outros.


Luis Paulo Gomes MascarenhasGraduado em Educação Física pela Universidade de Formação e Educação e Cultural do Abc (1993) e mestre em Atividade Física e Saúde pela UFPR – Universidade Federal do Paraná (2005). Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente, área de concentração em Endocrinologia Pediátrica pela UFPR (2010). Atualmente é professor titular da UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus Irati, no departamento de Educação Física. Professor do programa de mestrado em Desenvolvimento Comunitário com atuação em saúde, ambiente e qualidade de vida. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: metabologia e atividade física. Atual Diretor do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da UNICENTRO.