Perfil

Gustavo Molleri @gustavo.molleri


Sobre mim

-

Propostas

Ferramenta para identificação de áreas com o maior potencial geomorfológico para a “reservação” de águas: Projeto Gerador de Reservatórios

Instituição: Agência Nacional de Águas;


Unidade Administrativa: Superintendência de Tecnologia da Informação;


Autores: Gustavo Souto Fontes Molleri, Fabiano Costa de Almeida, Maurício Silva, Henrique Llacer Roig, Sergio Augusto Barbosa


Tipo de Apresentação: apresentação (20 minutos);


Título da Apresentação: Ferramenta para identificação de áreas com o maior potencial geomorfológico para a “reservação” de águas: Projeto Gerador de Reservatórios.


Foco principal da apresentação: Apresentar a ferramenta resultado do “Projeto Gerador de Reservatório” a qual permite identificar locais com potencial geomorfológico favorável à “reservação” de água com usabilidade na manutenção da oferta de água à população e ao controle de vazões extremas em situações de desastres ou eventos climáticos críticos.


Fase do trabalho apresentado: O projeto já está concluído, entretanto ainda não foi realizada publicação científica da metodologia proposta.


Descrição da apresentação: No final de 2013, a Superintendência de Tecnologia da Informação – STI (então Superintendência de Gestão da Informação – SGI) recebeu do então Senhor Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas – ANA, Dr. Vicente Andreu, a incumbência de implementar um sistema que indicasse prospectivamente locais favoráveis à reservação superficial de água para o Semiárido Brasileiro. A ideia original ficou assim resumida: “gerador de reservatórios”, que têm dois principais objetivos:



  • Manutenção da oferta de água à população do Semiárido durante o período de estiagem; e

  • Abrandar vazões excedentes para minimizar efeitos de enxurradas em período chuvoso.


 


A ferramenta realiza os seguintes passos para identificar as áreas mais propícias à reservação de água:



  1. Extração de produtos gerados a partir de modelo digital de elevação (enchimento de depressões, fluxo de direção modelo D8 e matriz de fluxo acumulado, geração de contornos);

  2. Identificação da drenagem onde será realizada a prospecção de reservatórios;

  3. Posicionamento da linha de barramento (sempre perpendicular ao alinhamento da drenagem).

  4. Delimitação dos reservatórios;

  5. Atributos calculados complementarmente ao resultado (volume e área para diversas cotas, conforme especificação do usuário; índice V/A, indicativo da profundidade média de um reservatório, índice de Gravelius, utilizado para inferir a forma do reservatório).


 


Detalhes técnicos: Ferramenta foi construída utilizando os seguintes componentes:



  • Linguagem Python;

  • Front-end biblioteca pyQt;

  • Banco de dados Postgres/Postgis para armazenamento de dados e construção de funções espaciais e de geoprocessamento;

  • Biblioteca Geospatial Data Abstraction Library (GDAL) para importação/tratamento de imagens e nos processamentos de imagens mais complexos;


Mini-currículo do apresentador:


            Gustavo Souto Fontes Molleri: Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Especialista em Geoprocessamento da Agência Nacional de Águas. Experiência de 9 anos com linguagens de programação, principalmente, Python e PL/SQL aplicado à análise espacial e a processamento de imagens.