Perfil

Guilherme Marques @guilherme861


Sobre mim

-

Propostas

Governança e Desenvolvimento Socioeconômico: Evidências da América Latina e Implicações para o Brasil

Nome: Guilherme R. Garcia Marques


Instituição: Fundação Getulio Vargas


E-mail: guilherme.marques@fgv.br


Tipo de proposta: Apresentação


Eixo temático: Detecção de padrões e relacionamentos úteis à formulação ou execução de políticas públicas; Análise de séries temporais.


Título da apresentação: Governança e Desenvolvimento Socioeconômico: Evidências da América Latina e Implicações para o Brasil.


Foco principal: Gerencial


Fase do trabalho apresentado: Estudo de caso com resultados práticos; Trabalho em andamento.


Descrição da apresentação:


Diante da progressiva difusão do conceito de “governança” e do crescente reconhecimento acerca da sua importância e implicações para o desenvolvimento econômico e social, importantes indicadores foram elaborados tendo em vista mensurar sua qualidade e evolução ao redor do mundo, com particular referência aos Indicadores de Governança Mundial, compilados e organizados pelo Banco Mundial. Responsáveis por prover informações acerca da qualidade da governança para mais de 200 países desde 1996, tais Indicadores têm como referência seis dimensões centrais de análise: 1) Eficácia de Governo; 2) Voz e Accountability; 3) Estabilidade Política; 4) Qualidade Regulatória; 5) Estado de Direito; e 6) Controle da Corrupção.


A partir de resultados de regressões de dados em painel que correlacionam tais Indicadores de Governança com indicadores de crescimento anual do Produto Interno Bruto e o Índice de Desenvolvimento Humano para os países da América Latina, obtemos importantes evidências empíricas sobre quais dimensões de governança mais influenciaram positivamente o desenvolvimento socioeconômico da região ao longo dos últimos 20 anos. Alguns resultados confirmam o esperado: variáveis referentes a ‘Controle da Corrupção’ e ‘Qualidade Regulatória’ desempenham papel positivo para o crescimento do PIB. Outros, por sua vez, soam contraintuitivos: variáveis relativas a ‘Voz e Accountability’ e ‘Qualidade Regulatória’ apresentaram correlações negativas com o desenvolvimento social e humano no decorrer do período analisado.


Ao trazer tal discussão para o cenário brasileiro, pretende-se refletir sobre como estas distintas dimensões de governança se relacionam efetivamente com a trajetória de desenvolvimento do país. Entender e esmiuçar esta relação entre governança e desenvolvimento não é um fim em si mesmo, mas um passo fundamental para a formulação de melhores políticas públicas tendo em vista o aprimoramento dos padrões de vida e riqueza nacional.


Mini-currículo:


Cientista político pela Fundação Getulio Vargas. Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente exerce o cargo de Analista na Diretoria Internacional da Fundação Getulio Vargas. Coordenador para o Brasil da Rede CoopMar – Cooperação Transoceânica. Membro da Rede de Jovens Líderes da UNASUL por um Desenvolvimento Integral e para a Integração Regional. Membro do Grupo Latino Americano para a Administração Pública (GLAP/IIAS).