Perfil
Propostas
Aplicação do modelo longitudinal de análise de diplomação, evasão e retenção na graduação – a experiência do Observatório de Dados da Graduação (UFPB)
- NOME COMPLETO E INSTITUIÇÃO:
Fabiana Gama de Medeiros
Universidade Federal da Paraíba
fabiana@ccsa.ufpb.br
- TIPO DE PROPOSTA:
Apresentação
- TÍTULO DA APRESENTAÇÃO:
Aplicação do modelo longitudinal de análise de diplomação, evasão e retenção na graduação – a experiência do Observatório de Dados da Graduação (UFPB)
- FOCO PRINCIPAL DA APRESENTAÇÃO:
Gerencial
- FASE DO TRABALHO APRESENTADO:
Projeto em andamento
- DESCRIÇÃO DA APRESENTAÇÃO:
A verificação da eficiência e do desempenho de formação de graduação são tratados como prerrogativa da União. Nesse contexto, a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba instituiu, no início de 2018, o Observatório de Dados da Graduação (ODG). Trata-se de uma unidade de assessoria da Pró-Reitoria, cujo objetivo é analisar e sistematizar diversos dados concernentes à graduação, inclusive os relativos aos índices de evasão, diplomação e retenção, no sentido de subsidiar as decisões e as políticas de gestão acadêmica da Pró-Reitoria.
Especificamente no que concerne à análise de evasão, retenção e diplomação, um dos módulos de análise do ODG, lidamos com o desafio de fixação de um referencial específico de desempenho da graduação. Assim, a existência de múltiplos instrumentos de verificação de desempenhos das IES, em nível externo, associado a variadas práticas de gestão e variados sistemas de informação, em nível interno, tem favorecido a multiplicidade de interpretação e implementação de indicadores de desempenho.
Destarte, esses fatores tendem a gerar distorções na análise desses indicadores e na consequente tomada de decisões pelas unidades gestoras das IES. Dessa maneira, essa apresentação visa demonstrar a aplicação do modelo longitudinal de análise de diplomação, evasão e retenção para o ensino superior, no âmbito do Observatório de Dados da Graduação (UFPB).
Especificamente, buscaremos abordar os seguintes tópicos:
- Considerações iniciais: finalidades e problemas da formação de graduação; conceitos de diplomação, evasão e retenção; caráter temporal dos fenômenos;
- Ilustração de implementação do modelo na UFPB: descrição da plataforma tecnológica adotada para ilustração; análise de categorias e quantidades; análise de diplomação, evasão e retenção; análise de indicadores de eficiência de formação;
- Alternativas complementares de análise e próximos passos.
A institucionalização do Observatório de Dados da Graduação, no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação na Universidade Federal da Paraíba, traz a tomada de decisão baseada em dados para o centro da estratégia de gestão da PRG. Dessa forma, torna-se possível manter uma agenda não somente de conhecimento dos resultados da graduação, mas também de realização de análises preditivas de comportamentos futuros.
A análise desses dados traz à tona a necessidade da PRG de instigar os gestores dos centros, dos departamentos e das coordenações de cursos a pensarem nos resultados das suas unidades, realizando um planejamento de curto, média e longo prazo. Os resultados devem servir de base para a determinação de ações orientadas a combater a evasão e a retenção e melhorar os índices de diplomação.
- DETALHES TÉCNICOS:
O nosso modelo conceitual para análise de evasão, retenção e diplomação seguiu as indicações do trabalho de Costa, Costa e Moura Jr. (2017). Fundamentando-se nesses conceitos, a implementação computacional do modelo produziu uma aplicação analítica self-service BI. A plataforma selecionada para o desenvolvimento foi a Qlik/Qlik Sense®.
Referência:
COSTA, F. J.; COSTA, P. R. S.; MOURA Jr., P. J. Diplomação, evasão e retenção: modelo longitudinal de análise para o ensino superior. Editoria UFPB: João Pessoa, 2017.
- MINI-CURRÍCULO:
- Professora do Departamento de Administração (DA)/Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)/ Universidade Federal da Paraíba (UFPB);
- Coordenadora do Observatório de Dados da Graduação (ODG)/Pró-Reitoria de Graduação (PRG)/Universidade Federal da Paraíba (UFPB);
- Doutora e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB);
- MBA em Consultoria Organizacional (IESP);
- Graduação em Administração (UFPB).