Perfil

Fred Moreira @fgpmoreira


Sobre mim

Professor adjunto da Universidade Federal do Pará. Formação acadêmica composta por duas graduações – Arquitetura e Urbanismo; e Administração – Mestrado em Economia e Doutorado em Eng. de Produção. Seus esforços de pesquisa buscam compreender como as empresas inovam. Investiga também as estratégias das empresas que compõe o mercado imobiliário. Dessa forma, aborda também as formas que a ocupação urbana pode assumir no desenvolvimento de grandes cidades brasileiras.

Propostas

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE EMISSÕES DE ALVARÁS DE OBRAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO DE BELÉM: UMA INVESTIGAÇÃO DAS POSSÍVEIS VARIÁVEIS-CHAVE DO SISTEMA

Instituição


Universidade Federal do Pará


Eixos temáticos abordados por essa proposta de estudo



  1. Geoprocessamento e Geotecnologias

  2. Avaliação de Políticas Públicas


Enquadramento temático



  1. Detecção de padrões e relacionamentos úteis à formulação ou execução de políticas públicas;

  2. Otimização de processos repetitivos, como atendimento a demandas, triagem de denúncias ou confecção de peças processuais;

  3. Mineração de textos e outras fontes de dados não estruturados, para geração de insumos para processos de análise;

  4. Utilização de Sistemas de Informação Georreferenciadas (SIG) no planejamento, implementação, execução e monitoramento das políticas públicas;

  5. - Utilização de geoprocessamento com a finalidade de descoberta e interpretação de informações relevantes para o controle ao longo de diversos períodos (espaço-tempo);

  6. Apoio à tomada de decisão em políticas públicas baseada no uso de visão computacional ou no processamento de imagens;


Tipo de proposta: apresentação (20 minutos, no plenário)


Foco principal da apresentação: facilitar a realização de trabalhos semelhantes por analistas e cientistas de dados, ou gerencial, para demonstrar a gestores públicos os resultados potencializados pela análise de dados;


Fase do trabalho apresentado: projeto em andamento.


Descrição da apresentação:


A presente apresentação consiste da exposição de resultados parciais encontrados, bem como de resultados esperados em futuro breve, após o acesso e análise de um dos principais documentos gerados pela Secretaria Municipal de Urbanismo – SEURB, vinculada à Prefeitura Municipal de Belém, estado do Pará. Tal documento é o “Alvará de Obra”, obrigatório para a legalização de obras desenvolvidas no município, portanto, legitimador da missão da SEURB: desenvolver e executar o planejamento urbano de Belém, por meio do controle e fiscalização das construções, alinhamentos prediais e iluminação pública.


Duas variáveis definem o tempo de liberação desse documento: a) data da solicitação do alvará; e b) data da liberação do alvará. Subtraindo-se a segunda pela primeira gera-se a variável “c”: “tempo de liberação do 1º alvará de obra”. Foi identificado um alto grau de variabilidade dessa variável, encontrando-se entre as categorias e subcategorias coletadas, entre os anos de 2013 e 2017, a variação do “tempo de liberação” entre 1 dia e 1159 dias.


Considerando a importância dessa variável devida à sua função de fonte de renda para o órgão, bem como, ponto crítico entre seus processos administrativos, tal variabilidade pode ser interpretada como ineficiência do órgão em questão. No entanto, foram identificadas diversas outras variáveis de pouco ou nenhum controle do órgão, e altamente envolvidas com a citada variabilidade. Assim, apresentou-se a oportunidade de contribuir para a diminuição dessa variação, a partir da identificação de padrões que possam explicar esse fenômeno, bem como de relações de dependência entre as variáveis identificadas. A expectativa, é de que tais variáveis, como: bairro; nº e tipo de documentos exigidos; zona; modelo; setor; tipo, tamanho e uso do imóvel; tipo e uso do terreno; tipo de requerente, entre diversas outras, possam apontar resultados importantes após submetidos à análise descritiva e à análise inferencial de dados. Entre as expectativas da equipe de trabalho, estão a possibilidade de contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de gestão da SEURB, bem como de influenciar fortemente na modernização do novo Plano Diretor de Belém, previsto para ser apresentado até o ano de 2019. Outra característica deste estudo, é a possibilidade de sua replicação em outras importantes cidades brasileiras.


Detalhes Técnicos


Os detalhes técnicos deste estudo são aqui explicitados em passos. Alguns passos já foram realizados. Alguns outros estão planejados para serem executados pela equipe de trabalho nos próximos meses. Os passos para a coleta dos dados primários determinam, em primeiro lugar, a definição do período selecionado para o desenvolvimento desta pesquisa – 2005 a 2017 – seguida pela identificação das variáveis constantes nos alvarás e suas respectivas operacionalizações por meio de “manual de pesquisa” criado pela equipe. Na sequência, o desenvolvimento definitivo da base de dados em planilha eletrônica, utilizando o software Microsoft Excel e posterior exportação dessa base para o software estatístico SPSS. Nesse software serão operacionalizados os procedimentos típicos de manipulação dos dados: criação de rótulos (valores), definição do tipo de variável, tamanho da célula, número de decimais, entre outros.


A coleta dos dados secundários se dará simultaneamente à dos dados primários. As fontes dessa coleta serão inicialmente os sites eletrônicos do IBGE e do PNUD. Da mesma forma que será desenvolvida na base primária, esta base também será definida a partir da definição das principais variáveis de interesse da pesquisa e suas respectivas operacionalizações. Exemplo: a renda nominal média, por bairro. A base de dados única e definitiva deste estudo será consolidada no SPSS com a integração dos dois tipos de dados (primários e secundários).


Serão dois os tipos de análises estatísticas desenvolvidas nesta pesquisa: estatística descritiva e estatística inferencial. A primeira desenvolve a descrição das variáveis, sem, no entanto, poder afirmar qualquer relação de dependência entre as variáveis da pesquisa. A estatística descritiva também não pode extrapolar para o universo, os resultados empíricos encontrados na amostra. No entanto, a estatística descritiva elegerá potenciais correlações entre variáveis, a partir da identificação de determinados padrões encontrados ao longo de sua execução. Tais padrões serão testados pela estatística inferencial. A estatística inferencial poderá afirmar a existência (ou não) de relações de dependência entre as variáveis por meio de testes de hipóteses, extrapolando os resultados para o universo da pesquisa.


A estatística descritiva será desenvolvida neste trabalho a partir da apresentação das medidas de posição e de dispersão dos dados, por meio de tabelas, gráficos e mapas georreferenciados. A estatística inferencial será desenvolvida a partir da apresentação da matriz de correlação, bem como por algumas técnicas multivariadas, como anova, regressão múltipla, análise de agrupamentos, entre outras. Tais resultados também serão apresentados por meio de tabelas, quadros e gráficos.


Mini-currículo


O professor Frederico Guilherme Pamplona Moreira é atualmente professor adjunto na Universidade Federal do Pará, vinculado ao Instituto de Tecnologia e à Faculdade de Engenharia Civil. Sua formação acadêmica é composta por duas graduações – Arquitetura e Urbanismo; e Administração – Mestrado em Economia e Doutorado em Engenharia de Produção. Seus esforços de pesquisa buscam compreender como as empresas inovam. Atuando mais recentemente na área da Engenharia Civil, sua pesquisa investiga as estratégias das empresas que compõe o mercado imobiliário. Dessa forma, investiga também as formas que a ocupação urbana pode assumir no desenvolvimento das grandes cidades brasileiras.