Perfil

Fernando Barbalho @fernando48


Sobre mim

-

Propostas

Aplicativos de políticas fiscais a partir de dados abertos: debates e inspirações para novas ressignificações

Nome Completo: Fernando Barbalho, Jordão Mota e Tiago Maranhão

Instituição: Secretaria do Tesouro Nacional

Tipo de proposta: Apresentação

Foco principal: técnico, mas um pouco de gerencial também!


Fase do trabalho apresentado: estudo de caso com resultados práticos;


Descrição da apresentação: As políticas públicas em dados abertos são implementadas na perspectiva de trazer novas possibilidades de ressignificação dos resultados dos processos da gestão pública. Os novos significados podem estimular a sociedade civil, empreendedores, acadêmicos e gestores na confecção de novos produtos de consumo de dados. A STN tendo em vista essa possibilidade vem desenvolvendo aplicações que se utilizam de dados já abertos ou que venham a ser abertos no curto prazo.

A ideia é não só abrir os dados que são produzidos pela instituição, como também, através de proposição de debates e educação fiscal, mostrar para a sociedade como esses dados podem ser utilizados. Nesse sentido os produtos já desenvolvidos com vistas à comunicação estratégica e análise de dados avançadas, disponibilizam painéis interativos onde usuários aprendem conceitos de transparência fiscal, exploram temas caros à política fiscal federativa, entendem o fluxo entre receitas e despesas orçamentárias e aprofundam-se em questões importantes para a prática de econometria de séries temporais, tais como sazonalidade e predição de valores. Isso tudo tendo a possibilidade de conhecer os códigos que conectam os aplicativos às bases de dados abertas, produzem visualizações estáticas e interativas e implementam algoritmos de econometria aplicada a séries temporais. Destaca-se ainda a iniciativa de contar histórias sobre os temas e dados trabalhados por meio de vídeos inovadores, focados na comunicação empática com públicos ainda não iniciados na temática fiscal.

Com essas entregas a aposta é não só no avanço do debate sobre as práticas que são geridas pela STN, como também no fortalecimento do campo de dados abertos e o consequente estímulo de criação pelos diversos públicos.


Detalhes técnicos: utilização de linguagem R para ETL e análises econométricas; utilização de RMarkdown e Shiny para visualizações estáticas e interativas; utilização da API do CKAN para consumo de dados abertos; uso de algoritmos de predições de séries temporais; uso de algoritmos para análise de tendências de séries temporais; uso de técnicas de visualização para análise de sazonalidade;

Mini-Currículo:


Tiago Maranhão: Auditor Federal de Finanças e Controle. Engenheiro Eletrônico (UFPE), com especialização em Engenharia Eletrônica e de Tratamento de Sinais (INP-Toulouse, França). É líder técnico no Grupo Técnico de Comunicação Estratégica e Análise de Dados da STN.


Jordão Mota: Auditor Federal de Finanças e Controle. Redator Publicitário, é especialista em comunicação no Grupo Técnico de Comunicação Estratégica e Análise de Dados da STN.

Fernando Almeida Barbalho: Auditor Federal de Finanças e Controle. Doutor em Administração (PPGA-UnB), com tese em Políticas Públicas de Dados Abertos. É cientista de dados no Grupo Técnico de Comunicação Estratégica e Análise de Dados da STN.