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[4h] Introdução à programação de jogos e à física de jogos com Python
FGAme é uma biblioteca para o desenvolvimento de jogos basados em física desenvolvido na Faculdade do Gama na UnB. Apesar de ainda não estar completamente madura, a biblioteca já implementa diversos recursos para o desenvolvimento de jogos simples e para a simulações de física. O foco é tornar o desenvolvimento de jogos em Python simples e acessível para não-programadores ou para programadores iniciantes. Os objetivos principais da FGAme são: tornar Python divertido para que crianças e jovens queiram se tornar futuros programadores e tornar a física em sala de aula divertida para que estes mesmos jovens também queiram se tornar futuros físicos e engenheiros ;)
Neste tutorial vamos aprender:
- a organizar objetos no mundo, definindo suas propriedades físicas e características de interação.
- a implementar funções de callback para os vários eventos de interesse num jogo: interação com o usuário, colisões, início do frame, etc.
- conceitos importantes de mecânica e da física de colisões que podem ser úteis em jogos.
- a utilizar classes para evitar uma macarronada de código.
No tutorial criaremos um jogo simples baseado em fisica usando menos de 100 linhas de código!