Perfil
Propostas
Arquitetura de informação para os Centros de Atendimento à Mulher no Distrito Federal: Criação do Sistema Empodera-DF para monitoramento e avaliação das políticas para as mulheres
Esse projeto é baseado na construção de uma arquitetura da informação para os Centros de Atendimento à Mulher no Distrito Federal, buscando proporcionar informação para tomada de decisão acerca dessa política pública. A ambiguidade na coleta dos dados tem sido um problema para as análises dos dados em diferentes sistemas. A diferença entre conceitos acabam por interferir no processo de coleta de dados e consolidação da informação para tomada de decisão. Descrevemos uma metodologia que busca diminuir ambiguidades e reduzir as diferenças nos conceitos subjetivos. A utilização de mapas conceituais permitiu identificar, por meio de entrevistas com os usuários, as diferenças entre os conceitos presente dentro da organização. Por meio de uma ontologia, avançamos para a formalização desses conceitos, reduzindo o problema da ambiguidade e auxiliando nos processos posteriores de organização da informação. A utilização da metodologia proposta proporcionou a construção do sistema Empodera-DF, demonstrando redução na ambiguidade de conceitos utilizados e aumento da qualidade da informação aos gestores. Ainda, a arquitetura proposta proporcionará a análise de sentimentos por meio de processamento de linguaguem natural das mulheres vítimas de violência, e georeferenciamento dos casos de violência de gênero no Distrito Federal.
Nome: Emilio Evaristo de Sousa
email: Emilio.evaristo@sedest.df.gov.br
Instituição: Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos
Setor: Subsecretaria de Gestão da Informação
Tipo de proposta: apresentação.
Foco principal da apresentação: Técnica
Fase do trabalho apresentado: trabalho ou projeto em andamento.
Detalhes técnicos: CmapTools ( Criação dos mapas conceituais), Protegè ( Criação de ontologias), PALAVRAS ( Processamento de Linguagem Natural para português brasileiro)
Mini-currículo:
Doutor e Mestre em Ciência da Informação (UnB)
Graduado em Computação (UnB)
Especialista em Assistência Social e Professor de T.I pela Secretaria de Educação do Distrito Federal;
Membro do Grupo de Pesquisa Arquitetura da Informação, Linguística Computacional, Ontologias e Multimodalidade (REGIIMENTO- Capes/UnB.)
Membro do Grupo ObVUL - Observatório de Vulnerabilidade - UnB