Perfil
Propostas
Rede de Inteligência para o Cidadão - Rio Grande do Sul
Nome: Diônifer Alan da Silveira
Email: dionifer@spgg.rs.gov.br
Instituição: Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul
Tipo de proposta: apresentação (20 minutos, no plenário);
Título da apresentação: Rede de Inteligência para o Cidadão
Foco principal da apresentação: gerencial, para demonstrar a gestores públicos os resultados potencializados pela análise de dados;
Fase do trabalho apresentado: trabalho ou projeto em andamento;
Descrição da apresentação: Ao longo dos anos tem ocorrido aumento na geração de dados na administração pública estadual, que deverá ter acréscimo exponencial com a implementação de Smart Cities, da Internet das Coisas (ou de Tudo). Os Governos, como é o caso do Estado do Rio Grande do Sul, é detentor de um grande conjunto de dados sobre pessoas e atividades, das administrativas às econômicas e sociais. Atualmente, esses dados estão dispersos pelas várias secretarias, fundações e empresas estatais, sem uma visão integrada e da potencialidade de seu uso. Percebe-se a necessidade de alinhamento entre os diversos entes públicos. Esses dados podem ser utilizados para atingir os objetivos de entrega de serviços ao cidadão e para redução de custos do Estado, criando agilidade e racionalização de recursos. A Rede de Inteligência para o Cidadão tem o intuito de conectar objetivos e dados gerados pelos órgãos públicos, por parcerias e pela sociedade gaúcha, para melhorar a tomada de decisões com apoio das novas tecnologias (ciências de dados, inteligência artificial, aprendizado de máquina, etc.), subsidiando os estudos e trabalhos dos órgãos para agir preventiva e proativamente e inovar na entrega de bens e serviços aos cidadãos. A Rede é composta por representantes dos Órgãos e Entidades do Poder Executivo Estadual. Poderão fazer parte da Rede organizações da sociedade civil, universidades, empresas e cidadãos. A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão é responsável pela coordenação da Rede.
Trata-se de um projeto transversal e multissetorial, o qual partiu de um projeto piloto sobre o caso da infrequência escolar. Foram obtidos resultados preliminares que podem impactar na avaliação de projetos e políticas públicas, bem como propor soluções mais inteligentes (preditivas e prescritivas) aos problemas, costumeiramente, desconexos.
A Rede de Inteligência para o Cidadão reúne-se semanalmente para definição de estratégias, planos, metas, projetos e atividades e compartilhamento dos resultados potencializados pelas conexões estabelecidas. Como cada encontro gera a necessidade de estabelecimento e fortalecimento de novas conexões, podem ser criados Grupos Temáticos para estudar e apresentar alternativas de implementação das melhorias de maior impacto aos nós da Rede.
Detalhes técnicos: inicialmente foram utilizadas ferramentas como Hadoop (Hive + Big SQL), SPSS Modeler para as ações de preparação dos dados, análises, modelagem e validações; Utilização de IBM Cloud, Watson Platform (IBM Watson) - Inteligência Artificial para avaliar insights; para apresentação dos dados, foi utilizado o Cognos Analytics. Dentre as técnicas utilizadas, foram iniciadas com Design Thinking e pensamento sistêmico. Como prática mais específica para os projetos e atividades da ciência de dados, foi utilizada e adaptada a metodologia do CRISP-DM (i - Business Understanding, ii - Data Understanding, iii - Data Preparation, iv - Modeling, v - Evaluation e vi - Deployment). A adaptação contou com as fases de Entendimento do Tema (temas de Políticas Públicas, com uso do Ciclo de Vida do Cidadão e geração de Hipóteses - perguntas a serem respondidas pelos dados), Preparação dos Dados (dos acordos para acesso, das cargas à preparação e ajustes); Modelagem (construção e aplicação dos modelos, em perspectiva amostral); Validações (aplicação dos modelos no conjunto dos dados e ajustes); Análises e Novo Entendimento (fase de apresentação com os gestores públicos para avaliar as alternativas aplicáveis, sejam com o uso de painéis ou até melhorias e/ou automações em processos e/ou sistemas).
Mini-currículo: Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão, atua na Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul desde 2009. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bacharel em Letras, habilitação tradutor Inglês Português pela UFRGS, tem experiência na área de Linguística de Corpus e Linguística Computacional. No Estado do RS, desenvolveu trabalhos na área de Governança de TIC e Governo Eletrônico no Departamento de Modernização da Gestão Pùblica (2009-2010), Participação Digital e Democracia no Departamento de Participação Cidadã (2011), Gestão de Processos no Programa de Desenvolvimento Institucional - PDI-SEPLAG (2012) e coordenou a área de Tecnologia da Informação e Comunicação da SEPLAN (2012-2015), Gestão de Projetos Públicos (2015-2017). Trabalha em temas como Governo e Estado Abertos, Governo e Governança Digital, Governança de TIC, Arquitetura Corporativa, Blockchain, Ciências de Dados, Tecnologia da Educação, Acesso à Informação, Ciclo de Políticas Públicas, Gestão de Projetos, entre outros. Coordena a Rede de Inteligência para o Cidadão.