Perfil

Daniela Maciel @daniela38


Sobre mim

-

Propostas

Título: Análise da informação tecnológica visando o apoio a programa social voltado para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro.

Instituição: Embrapa Territorial


Tipo de proposta: Apresentação (20 minutos)


Descrição: Para apoiar o programa “Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água”, gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), SESAN, a Embrapa Territorial estruturou uma metodologia baseada no conceito da análise métrica da informação e mineração de dados para identificar, espacialmente, as tecnologias com potencial de uso para a região Semiárida Brasileira.


Este estudo teve como objetivo a construção de um plano de informação, das soluções tecnológicas destinadas ao Semiárido, e considerou dois aspectos:



  1. A identificação das Tecnologias, Produtos, Processos e Serviços (TPPS) a serem indicadas para a região segundo Buainain e Garcia (2013) e Marin (2015);

  2. A identificação das TPPS da Embrapa, registradas na plataforma Gestec e o desenvolvimento de um mecanismo para associação da tecnologia e do território de forma automática.


Considerando a problemática do acesso à água, destacada por Buainain e Garcia (2013) e Marin (2015) como o grande desafio a ser superado na região, procedeu-se um levantamento no Gestec, utilizando-se terminologias associadas à questão hídrica.


Identificou-se 45 soluções tecnológicas, sociais, produzidas para a região. Essa produção ocorreu em 8 das 44 Unidades da Embrapa, as quais estão localizadas no Nordeste do Brasil. Desse volume, 31 dizem respeito à fruticultura (amendoim, uva, melancia, coco-da-baia, manga, abacaxi, banana, castanha de caju, mamão, maracujá, etc.), 8 a grãos e cereais (milho, soja, feijão e arroz), 3 à produção de carne (suíno, ovino e aves) e 3 à mandioca (Tabela 3).


Essas tecnologias puderam ser automaticamente associadas a 127 dos 307 municípios que compõem a região estudada. Para explorar visualmente os resultados, utilizou-se uma ferramenta de Business intelligence, o Tableau, gerando um painel com todas as 45 tecnologias, onde é possível visualizar as TPPS por tipo, unidade da Embrapa e ainda realizar uma busca, por palavra-chave, das TPPS de interesse.


Esse estudo necessita ser validado pelos atores do semiárido para, então, se produzir um plano de informação capaz de compor o GeoWeb.


Equipe envolvida: Daniela Maciel, Celina Takemura, Lucíola Alves Magalhães, Vera Viana Brandão, Bibiana Teixeira Almeida, Alexandre Rita Conceição


Apresentador: Daniela Maciel


Fase do trabalho: Finalizado


Currículo


Tem graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (2005), Especialização em Banco de Dados, pela ULBRA (2009) e Mestrado em Ciência da Informação pela ECA/USP (2015). Atualmente é supervisora da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Monitoramento por Satélite. Tem experiência em Gestão da Informação, especialmente, na organização e disseminação da informação tecnológica.


Referências


BUAINAIN, A. M.; GARCIA, J. R. Desenvolvimento rural do semiárido brasileiro: transformações recentes, desafios e perspectivas. Confins [Online], v. 19, 18 nov. 2013. Disponível em: < http://journals.openedition.org/confins/8633 >. Acesso em: 24 jun. 2018. DOI : 10.4000/confins.8633.


MARIN, A. M. P. Adaptação da agricultura familiar a eventos ambientais extremos no semiárido brasileiro. Canal Ciência, 17 ago. 2015. Disponível em: < http://www.canalciencia.ibict.br/pesquisa/0285_Compartilhando_experiencias_agricolas_no_semiarido.html >. Acesso em: 24 jun. 2018.


 

Título: Inteligência territorial para a análise e gestão dos programas sociais da Secretaria Alimentar e Nutricional (SESAN) no Brasil

Instituição: Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) e  Embrapa Territorial


Tipo de proposta: Apresentação (20 minutos)


Descrição: O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), e a Embrapa, baseando-se no conceito de inteligência territorial estratégica (ITE), criaram uma infraestrutura de dados espaciais (IDE) vinculada a um ambiente interativo para análise, consulta e cruzamento de planos de dados e informações, o “GeoWeb Inclusão Produtiva no seu município”. A plataforma possibilita o cruzamento de diferentes planos de informação, aplicação de filtros e a elaboração de mapas da cobertura de cinco programas sociais coordenados pela Sesan: Aquisição de Alimentos (PAA), Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Cisternas e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água, Distribuição de Cestas de Alimentos e Bancos Comunitários de Sementes. O mapeamento da insegurança alimentar e nutricional e ainda os dados das famílias autodeclaradas como agricultores no Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais (CadÚnico) também está disponível na ferramenta. O GeoWeb “Inclusão Produtiva no seu Município” está disponível a toda a sociedade, por meio do endereço eletrônico: < http://mapas.cnpm.embrapa.br/mds >, permite o download de metadados e camadas de dados, e baseia-se nos princípios da transparência em gestão pública.


Foco da apresentação: abordar a construção da ferramenta GeoWeb “Inclusão Produtiva no seu município”, com foco em sua aplicação no contexto das áreas da  Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN).


Fase do trabalho: Finalizado


Foco principal da apresentação: técnico


Equipe envolvida no trabalho:


Ministério do Desenvolvimento Social


Kelliane da Consolação Fuscaldi


Erick Brigante Del Porto


Paulo Sergio Candido Alves


Vitor Leal Santana


Embrapa


Lucíola Alves Magalhães


Marcelo Fernando Fonseca


Jaudete Daltio


Davi de Oliveira Custódio


Daniela Maciel Pinto


Estagiários:


Ciro Ruiz Vicente da Silva


Yara Cristina de Carvalho Novo


Apresentador: Kelliane da Consolação Fuscaldi


E-mail: keliane.fuscaldi@mds.gov.br.


Currículo


Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2000) e especialização em Gestão do Agronegócio (2008) e Mestrado em Agronegócio pela Universidade de Brasília (2010). Exerceu diversos cargos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dentre eles, Assessora Técnica do Gabinete do Ministro, Chefe de Gabinete da Secretaria de Política Agrícola e Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. É Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. Atualmente está cedida para o Ministério do Desenvolvimento Social, no qual exerce o cargo de Coordenadora-geral de Micro e Pequenos Negócios para Inclusão Produtiva da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.