Perfil

Claudia Eirado @claudiaeirado


Sobre mim

Experienced Statistician/Data Scientist with a demonstrated history of working in the judiciary and banking industry. Skilled in Reporting & Analysis, Risk Management, Statistical/Data Science Tools (R, SAS, Python, SQL, Hive), Statistical Data Analysis, Statistical Modeling, Machine Learning and Artificial Intelligence . Strong research professional with a Master's degree focused in Mathematical Statistics and Probability from Universidade de Brasília.

Propostas

Dados georreferenciados na Justiça Eleitoral do DF: uma aplicação prática de determinação das rotas de transporte de urnas nas Eleições Gerais de 2018


- nome completo e instituição: Cláudia Raquel da Rocha Eirado e Gustavo Pompeu da Silva, Tribunal Regional Eleitoral do DF.


- tipo de proposta: apresentação (20 minutos, no plenário);


- título da apresentação: Dados georreferenciados na Justiça Eleitoral do DF: uma aplicação prática de determinação das rotas de transporte de urnas nas Eleições Gerais de 2018.


- foco principal da apresentação: técnico, para facilitar a realização de trabalhos semelhantes por analistas e cientistas de dados com apresentação da estrutura dos dados e técnicas utilizadas para análise;


- fase do trabalho apresentado: estudo de caso com resultados práticos;


- descrição da apresentação:


As Eleições Gerais de 2018, no âmbito do Distrito Federal, demandam o Plano de Logística de Transportes. Por meio desse instrumento é realizado o plano de distribuição das urnas eletrônicas para os locais de votação na sexta-feira que antecede as Eleições Gerais de 1º Turno e de 2º Turno, caso haja.


Nas eleições anteriores, a Seção de Transportes do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal - TRE-DF realizava a organização e distribuição das rotas de transportes manualmente em conjunto com os Chefes dos Cartórios das Zonas Eleitorais.


Em 2018, será realizada a contratação da frota por meio de licitação com o uso de rotas de transportes calculadas pelo Routific e R. Os dados dos locais de votação foram georreferenciados (latitude e longitude) para o uso de técnicas de análise de dados para determinação de solução ótima das rotas.


O resultado da análise determinou 60 rotas, que além de apresentarem o itinerário da distribuição das urnas nos locais de votação, mostram também o melhor caminho por meio de solução no software R que acessa o Google Directions API e plota mapas, disponíveis em sítio na internet.


O objetivo do trabalho foi automatizar e aprimorar a rotina de distribuição das rotas de transportes das urnas para as Eleições Gerais de 2018.


- detalhes técnicos: O cálculo de distribuição das urnas nos meios de transportes e o itinerário foram realizados na solução Routific e a determinação da melhor rota e a disponibilização dos mapas foram realizadas no software R, por meio do pacote googleway que acessa o Google Directions API.


- mini-currículo: Cláudia Raquel da Rocha Eirado é chefe do Núcleo de Estatística do TRE-DF. Mestre em Probabilidade e Estatística pela Universidade de Brasília e foi consultora de modelagem na área de Risco na Caixa Econômica Federal por 7 anos. Gustavo Pompeu da Silva é estagiário do TRE-DF e graduando no Bacharelado em Estatística da Universidade de Brasília.