Perfil

Rob Robert @Dujour


Sobre mim

-

Propostas

[Comunidade] Hacktivistas: a história de grandes figuras femininas na área da segurança (que você nunca ouviu falar)

Quando pensamos na história de grandes figuras de segurança da informação, raramente pensamos em figuras femininas. Nossas primeiras referências geralmente são o Kevin Mitnick, Captain Crunch, McAfee, o pessoal do LulzSec ou alguém como o Aaron Swartz.

Mas, onde estão as mulheres nessa história? Será que realmente não haviam mulheres em cenários de ativismo/hacking durante toda a ascenção da internet?

Essa palestra visa apresentar alguns nomes super bacanas de hackers/hacktivistas mulheres; o legado histórico e sua participação em momentos importantes para a tecnologia -  além de mostrar o cenário atual, com mulheres que hoje em dia dominam a área de segurança pelo mundo (e pelo nosso Brasilzão :D)

Queremos inspirar mais meninas a conhecer a história de figuras femininas dentro da segurança, e entrar para a área também. Bora lá! :)

[Segurança] Python: amor de hackers/pentesters desde sempre

Python é uma linguagem apaixonante, como todo mundo sabe. Segurança é uma área apaixonante, como algumas pessoas já descobriram :)
Juntar as duas tem tudo pra dar certo, e deu certo por muito tempo: se você conhece alguém da área de segurança provavelmente já ouviu essa pessoa falando de Python apaixonadamente em alguma ocasião.


Mas quais os motivos que levaram à essa relação tão bonita?


Na conversa eu vou abordar algumas coisas bacanas, como os motivos que levaram Python a ser a linguagem mais adotada/usada em ferramentas, exploits, provas de conceito e afins; Vou mostrar quais os seus principais usos na segurança ofensiva, principalmente na praticidade de integração entre ferramentas (e na facilidade de fazer exploits). E no fim, vamos falar um pouco de custo-benefício sobre Python e outras linguagens emergentes que começaram a ser usadas na área (como Go e Rust).


Essa palestra é para todos os níveis de conhecimento em segurança - segurança não é tão difícil quanto parece e queremos mostrar por onde começar também :)