Perfil

DOUGLAS AVEDIKIAN @Avedikian


Sobre mim

-

Propostas

A ferramenta e-Extrator na prevenção de Riscos de fraudes. Uma abordagem no controle externo.


Nome: Douglas Avedikian


 E-maildouglasavedikian@tce.ms.gov.br


 Instituição: Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul


 Unidade: Diretoria de Gestão e Modernização


 Tipo de proposta: apresentação 20 minutos no plenário.


 Título da oficina: A ferramenta e-Extrator na prevenção de Riscos de fraudes. Uma abordagem no controle externo.


 Eixo Temático: Detecção de anomalias, abusos ou fraudes na arrecadação ou no gasto de recursos públicos; Priorização, por critérios de risco, urgência ou importância, de casos para auditoria, análise ou investigação pelo poder público.


 Foco principal: gerencial, para demonstrar a gestores públicos os resultados potencializados pela análise de dados;


 Fase do trabalho apresentado: projeto em andamento.


 Descrição da Apresentação:


O E-Extrator consiste na extração de dados diretamente do banco de dados dos jurisdicionados (servidor do TCE instalado no datacenter do jurisdicionado), utilizar esses dados extraídos, cruzar com outros milhões de dados também extraídos de diferentes bancos de dados, Minerar estes dados; Filtrá-los através da Inteligência Artificial; Priorizá-los através da Matriz de Riscos e Fraudes; Disponibilizar para os auditores telas de vários temas com indicadores contendo os indícios de irregularidades e fraudes para análise e tomada de decisão e, ao final, disponibilizar indicadores municipais de gestão e governança para os jurisdicionados em portal destinado a eles. A metodologia de gerenciamento de riscos de fraudes é utilizada por organizações do setor privado com muito êxito para coibir desvios e minimizar as vulnerabilidades. Na área pública a principal referência é o Guia de Gerenciamento de Riscos de Fraudes publicado em 2013 pelo Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway (COSO). No Brasil, a metodologia de Gestão de Riscos em órgãos públicos é recomendada pelo TCU – Tribunal de Contas da União e os Tribunais de Contas do Estado (TCE) são avaliados pela Associação de Membros dos Tribunais de Contas (ATRICON) quanto à prática do gerenciamento de riscos. O TCE-MS adotou esta metodologia em 2013.  Aliado ao gerenciamento de riscos o TCE-MS iniciou no final de 2016 o projeto piloto denominado E-EXTRATOR para extrair dados diretamente das bases dos jurisdicionados sem a necessidade do envio para o Tribunal de Contas.


 A metodologia e escopo consistem em:


 1-Extrair os dados diretamente do banco de dados do jurisdicionado através de um servidor do TCE-MS instalado no data center da prefeitura;


2-Minerar estes dados;


3-Filtrá-los através da Inteligência Artificial;


4-Priorizá-los através da Matriz de Riscos;


5-Identificar indícios de Fraudes;


6-Disponibilizar para os auditores os indicadores que são apresentados na tela do BI para análise e tomada de decisão;


7-Disponibilizar indicadores de gestão municipal para os jurisdicionados em portal destinado a eles.


 O E-Extrator possibilita, além da coleta automatizada dos dados dos jurisdicionados, a coleta automatizada e ao mesmo tempo de diferentes bancos de dados, tais como: da Nota Fiscal Eletrônica (NFe),  do MEC – Ministério da Educação, dos Sistemas do TCE-MS e demais bancos de dados conforme a frente estabelecida de atuação. O E-Extrator integrado com o BI possibilita ao auditor uma visualização de forma organizada dos dados transformados em informações para a análise e tomada de decisão. Com a Inteligência Artificial e BI o auditor visualizará a análise pronta na tela e, após a priorização pela Gestão de Riscos e de Fraudes a análise apresentará todos os riscos e indícios de fraudes existentes.


 INOVAÇÃO


 Extração de dados oriundos de diferentes bancos de dados sem a necessidade do detentor dos dados enviá-los para o Tribunal de Contas, filtragem destes dados com a Inteligência Artificial, Priorização dos dados através da gestão de riscos e de fraudes, apresentação de telas com diferentes temas apontando os indícios de irregularidades e fraudes. O tempo gasto é bem menor do que o procedimento feito de forma manual e com interface humana que, em geral, levaria meses para se concluir. A grande quebra de paradigma do E-Extrator é o de extrair os dados diretamente da base dos jurisdicionados sem que estes os enviem, logo o que se extrai é o que realmente ocorreu sem manipulação da informação. O modelo tradicional adotado onde a preparação da informação e o envio destas cabem aos jurisdicionados força os Tribunais adotarem o pressuposto de que a informação preparada e enviada está consistida, isenta de má fé, isenta de manipulações e irregularidades, o que nem sempre ocorre.


Com os dados minerados, estruturados, filtrados e priorizados além da produção de painéis para os auditores estão em produção painéis contendo indicadores de gestão e governança para os prefeitos com acesso exclusivo por eles em portal específico, ou seja, os painéis auxiliam também as prefeituras desprovidas de uma solução ERP.


RESULTADOS


O E-Extrator possui hoje, 19 de julho 2018, 6 Bilhões 629 Milhões 516 Mil e 775 registros processados no banco de dados.


Foram desenvolvidos mais de 40 dashboards (painéis) para visualização dos dados extraídos nos seguintes temas: Saude, educação, folha, pessoal, financeiro, obras, portal da transparência, licitações, receitas e farmácia básica.


 


 Mini currículo:


 FORMAÇÃO PROFISSIONAL



  • Mestrando em Gestão de Pessoas e Conhecimento pela Universidade Miguel de Cervantes (Espanha).

  • Pós-Graduado em Segurança e Gestão de Riscos pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

  • Pós Graduado em Fatores Humanos e Psicologia pela Universidade Rosiri i Virgili (Espanha).

  • Graduado em Tecnologia do Controle de Tráfego Aéreo pela FAB.

  • Graduado em Administração de Empresas pela UNIDERP

  • Extensão em Estratégia Empresarial pela FGV-SP

  • Extensão em Gestão por Competências - pela FGV-SP

  • Extensão em Gestão de TI pela FGV – SP.

  • Extensão em Gestão de Riscos e Gestão de Segurança pela Bombardier - Canadá.

  • Extensão em Gestão de Recursos da equipe e Corporate pela Converge – Canadá.

  • Auditor da Qualidade ISO 9000 / 9001 – Verithas SP


 CARGO QUE OCUPA



  • Diretor de Gestão e Modernização no TCE-MS


 ATIVIDADES PROFISSIONAIS ANTERIORES



  • Coordenador e Facilitador na fusão da empresa aérea LAN com a TAM padronizando o Programa de Treinamento das 12 Filiais da LAN.

  • Instrutor nas bases europeias da empresa aérea LAN nos cursos de Gestão da Segurança e Riscos, Gerenciamento dos Recursos da equipe

  • Instrutor em diversos cursos nas empresas: General Eletric, VALE, Nívea, Thompson e Reuters, Petrobrás, CTE, Elektro, INFRAERO, ANAC, SEBRAE e AVIANCA.

  • Palestrante na PUC, UFSC, UNIVALI, UFMS, UNIDERP

  • Vice-Secretário na Secretaria Municipal de Receitas – Campo Grande MS

  • Gestor de Reestruturação do Instituto Municipal de Tecnologia da Informação – Campo Grande MS

  • Chefe da Navegação Aérea do Aeroporto Internacional de Navegantes-SC.

  • Instrutor no Centro Técnico Aeroespacial - SP

  • Supervisor no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo – CINDACTA I – Brasília