Você precisa estar logado para ir para o próximo passo.

Software Freedom Day | Teresina | 2015

A APISoL - Associação Piauiense de Software Livre convida toda a comunidade a apresentar seus trabalhos no Software Freedom Day 2015 | Teresina. A apresentação será na forma de palestra, no total de 06 trabalhos, com 50 minutos de duração.

Se você desenvolveu ou está trabalhando em um projeto utilizando Software Livre, não deixe de participar!

Os macro temas discutidos esse ano serão:

– Big Data
– Transparência de Dados Públicos
– Cloud Computing
– Mobilidade
– Privacidade
– Comunidades
– Segurança
– Georeferenciamento
– Desenvolvimento
– Automação/robótica
– Inclusão Digital
– Negócios com Tecnologias Livres
– Monitoramento de Rede
 
Data final para cadastro e votação das palestras: 05/09/2015.
 
► Sobre o Evento

O Software Freedom Day (SFD) é o dia da celebração mundial do Software Livre e de Código Aberto. O evento acontece desde 2004, simultaneamente, em diversas cidades do mundo e é coordenado globalmente pela Software Freedom International, uma organização sem fins lucrativos criada  exclusivamente para esse propósito. O principal objetivo do evento é promover os FOSS (Free and Open Source Softwares) como um todo, proporcionando igualdade de acesso ao conhecimento. Seu foco é divulgar os benefícios e as vantagens do uso dos FOSS, seja no ramo educacional, governamental, para uso doméstico ou empresarial.

► Sobre o Evento

Neste ano o evento acontecerá novamente nas dependências da Biblioteca Pública Estadual Des. Cromwell de Carvalho, Rua Coelho Rodrigues, 1016 - Centro, em frente a Praça do Fripisa, no dia 19 de setembro, à partir das 08h e será realizado pela sexta vez em Teresina, alavancando o nome da cidade no cenário do Software Livre.


Este evento não aceita mais propostas.

Propostas

author photo

Ambiente de desenvolvimento unificado com Vagrant

Desenvolvimento de software em equipe requer muita organização e harmonia, começando pelo ambiente de desenvolvimento, unificar esses ambientes é fundamental para evitar problemas comuns como o famoso "Na minha máquina funciona...", o Vagrant veio com essa proposta, além de unificar o ambiente entre os desenvolvedores, harmoniza-se com o de produção também. Nessa palestra aprenda o mínimo necessário para aprender a utilizar o Vagrant.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Contributing without Coding - Como colaborar sem ser um programador

Excelentes projetos FOSS (Free and Open Source Softwares), infelizmente, foram descontinuados.


Uma das muitas razões que levam a isso é a falta de contribuição, não só financeira, mas de feedback, tradução... A maioria dos usuários, são apenas usuários, no entanto podemos fazer muito mais!


Você não acredita que pode ajudar em algum projeto de Software Livre? Sim, você pode!

Nesta palestra serão abordadas várias formas que usuários podem ajudar no desenvolvimento de projetos incríveis, e sem saber NADA de programação! ;-)

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Internet das Coisas, novas oportunidades e introdução usando o OpenDevice.

No futuro todas as coisas estarão conectadas, mas agora é com você !
Descubra como criar soluções não convencionais e como hackear o ambiente a seu favor e criar produtos de IoT inovadores.


Nessa palestra será apresentada uma plataforma chamada OpenDevice que possuí uma série de ferramentas para integração e comunicação com dispositivos embarcados como: Arduino, Raspberry e afins, podendo ser controlado por: PC, Android ou mesmo pela nuvem usando Java ou JavaScript através de REST e WebSockets.
O OpenDevice é uma ferramenta opensource desenvolvida aqui no brasil.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Monitoramento real-time com o NAGIO

Nagios é um open source completo, tenha o controle do que acontece na sua infra em tempo real, seja por smartphone ou dispositivos moveis.


-Monitora serviços de rede (SMTP, POP3, HTTP, NNTP, ICMP, SNMP)
-Monitora recursos de computadores ou equipamentos de rede (carga do processador, uso de disco, logs do sistema) na maioria dos sistemas operacionais com suporte a rede, mesmo o Microsoft Windows com o plugin NRPE_NT.
-Monitoração remota suportada através de túneis criptografados SSH ou SSL.
-Desenvolvimento simples de plugins que permite aos usuários facilmente criar seus próprios modos de monitoração dependendo de suas necessidades, usando a ferramenta de desenvolvimento da sua escolha (Bash, C, Perl, Python, PHP, C#, etc.)
-Checagem dos serviços paralelizadas, ou seja, se você tiver muitos itens monitorados não há risco de alguns deles não serem checados por falta de tempo.
-Capacidade de notificar quando um serviço ou equipamento apresenta problemas e quando o problema é resolvido (via email, pager, SMS, ou qualquer outro meio definido pelo usuário por plugin).
-Capacidade de definir tratadores de eventos que executam tarefas em situações pré-determinadas ou para a resolução pró-ativas de problemas.
-Rotação automática de log.
-Suporte para implementação de monitoração redundante.
-Excelente interface web para visualização do atual status da rede, notificações, histórico de problemas, arquivos de log, etc…


Fonte: wikipedia


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Peba - Minerando dados públicos no Brasil

O acesso à informações públicas é um direito de todo cidadão, mas nem sempre esses dados são apresentados de forma amigável. Com isso o Teresina Hacker Clube criou o Peba, um sistema que anexa e cruza dados públicos de diversas fontes, resultando em informações mais relevantes para o cidadão que deseja acompanhar o que é feito com sua colaboração.


Nesta palestra você entenderá o que é a Lei de Acesso à Informação e como o Peba foi construído com o intúito de vencer as barreiras da descentralização desses dados.


Serão apresentados os desafios e soluções encontradas durante o desenvolvimento do Projeto.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Robótica Formando Cidadãos - Presente e futuro da robótica no Estado do Piauí

Várias competições de robótica são realizadas periodicamente no Brasil e no mundo. Muitas, como a RoboCup e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), tem como objetivo disseminar e popularizar a robótica entre estudantes e entusiastas, incentivando-os a entrar no mundo da tecnologia. Visando contribuir com essa importante área em desenvolvimento o Laboratório de Robótica, Automação e Sistemas Inteligentes (LABIRAS) lançou o projeto “Robótica Formando Cidadãos”.


O projeto já beneficia quase 100 crianças e adolescentes de escolas públicas e escoteiros de Teresina, com o objetivo de difundir a robótica como conteúdo inclusivo e instrutivo na grade curricular desses alunos. Com conteúdos multidisciplinares o projeto serve como um elo de ligação entre teoria e prática dando sentido aos conteúdos vistos em disciplinas como matemática, física, inglês, lógica.


Além de disseminar conhecimentos sobre a área. Serão apresentados o desenvolvimento do projeto, as atividades desenvolvidas e presente e futuro da área de robótica educacional no estado.

Use os botões abaixo para votar: