Software Freedom Day - Natal - 2018
Software Freedom Day (SFD), ou Dia da Liberdade de Software, é uma celebração mundial para mostrar como as tecnologias de hoje podem ser transparentes e sustentáveis. Com mais de 300 times em 60 países participando, é um evento global que envolve escolas e comunidades.
É um evento que ocorre anualmente sempre no terceiro sábado de setembro em todo o mundo. Neste evento é celebrada a liberdade de software, o que inclui qualquer conteúdo digital, sendo estes consequências dos avanços do movimento de software livre e de código aberto.
Diferente de outros eventos mais comuns na comunidade, o Software Freedom Day evita trazer a tona temas que já são repetidamente discutidos com pragmatismo entre tecnologias, focando em assuntos que possam esclarecer a liberdade de software, desde questões teóricas à técnicas. E assim revelar aos participantes em que áreas do conhecimento e da indústria essa liberdade tem se propagado, não só através de padrões e formatos abertos como também de software livre.
Esse ano a comunidade PotiLivre mais uma vez trará o evento para Natal/RN que acontecerá no dia 15 de setembro de 2018 das 08:00 até 12:30 miniauditório da DIAC no IFRN Central . A inscrição será gratuita. Mais detalhes e inscrição em: http://sfd.potilivre.org/.
Para fazer um evento incrível precisamos você! Cadastre aqui a sua proposta de palestra. Até 25 minutos sobre temas relacionados ao software livre. E caso seja sua primeira vez palestrando ou só quer apresentar algo rapidamente, participe também das palestras relâmpago com tempo reduzido de 1 minuto até 5 minutos sem necessidade de inscrição previa, ou seja, pode até decidir falar no dia do evento.
Ajude a fazer esse evento lindo divulgando e cadastrando a sua palestra :)
Propostas
Computação Científica e o Software Livre
A colobaração científica é o conceito de fundamental importância ao desenvolvimento da ciência, abrangendo naturalmente a computação científica. No entanto, no início da década de 80, os softwares em grande número passaram a ser proprietários, afetando diretamente o conceito de colaboração que sempre existiu na comunidade de programadores. Nesse contexto, temos o surgimento do movimento de Software Livre com valiosas contribuições para a comunidade científica.
A palestra pretende apresentar o crescente uso de Python e suas ricas bibliotecas para fazer ciência.
Dokku, seu Platform-as-a-Service livre
Uma das grandes dificuldades de desenvolvedores de software é implantar, em ambiente próprio controle, suas aplicações na nuvem. A Plataforma como Serviço (PaaS) é um serviço que fornece uma plataforma para que desenvolvedores disponibilizem suas aplicações web na nuvem. Esses podem ser ambientes de rápida implantação (ou deploy, normalmente para aplicações web) e ambientes de desenvolvimento que podem ser usados com o mínimo de esforço e sem a aquisição do hardware e software subjacentes.
Ao mesmo tempo que existem PaaS acessíveis ou gratuitos aos desenvolvedores, eles não são livres e funcionam dentro de uma infraestrutura pouco flexível e sem controle. Nesse sentido, o objetivo do Dokku é fornecer um ambiente de simples para que os desenvolvedores rapidamente realizem o deploy de suas aplicações web na nuvem, em sua própria infraestrutura, conferindo total controle e flexibilidade sobre o serviço.
Essa palestra tem a finalidade de apresentar o Dokku como ferramenta de deploy para desenvolvedores, sem que seja necessário ter um profundo conhecimento em servidores.
Fóruns de Governança de Internet e Software Livre
Tema: Governança da Internet (GI) é definida como "o desenvolvimento e a aplicação por parte dos governos, do setor privado e da sociedade civil, em seus respectivos papéis, de princípios, normas, regras, procedimentos decisórios e programas compartilhados que dão forma à evolução e uso da Internet.” No Brasil e no mundo surgiu um ecossistema de organizações e eventos que discutem GI e historicamente software livre é um tema levado a esses fóruns com muito sucesso. Ademais, existe uma forte busca para aumentar a participação em regiões sub-representadas como o Nordeste. A presente palestra busca portanto expor, muito sucintamente, alguns dos fóruns e organizações onde questões de Software Livre são acolhidas, incentivando a plateia a se envolver e aumentar nossa representação em nível nacional e global.
A palestra tratará de:
1. Conceituar Governança da Internet;
2. Expor alguns Fóruns de Governança e Organizações;
2.1 Fórum da Internet no Brasil (FIB, organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil);
2.2 Internet Governance Forum (IGF, organizado pela Organização das Nações Unidas);
2.3 Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN);
2.4 Internet Engineering Task Force (IETF);
3. Critérios de Representação Regional em Fóruns.
Todo o conteúdo será voltado para os já envolvidos na comunidade de Software Livre.
A palestra será ministrada por Gustavo Paiva.
Integrando Arduino com Bots do Telegram
Vamos aprender como Integrar Arduino com Bots do Telegram feito em Python. Faremos uma simples implementação para controlar o LED que já vem no Arduino com um simples bot do Telegram. Para o momento, vamos considerar que todos possuem os conhecimentos necessários:
Python básico;
Noções de POO;
Arduino básico
Scrum: Produzindo mais com menos
Com o advendo das metodologias ágeis o desenvolvimento de softwares tornou-se muito mais produtivo. O assunto será scrum com sua aplicabilidade e seus fundamentos, explanarei as benécias de ser adpeto deste framwork no desenvolvimento de softwares.