PyLadiesBR Conf 2018
A PyLadiesBR Conf é uma conferência de PyLadies para PyLadies. O PyLadies é um grupo internacional, mantido pela Python Software Foundation. Nossa missão é ajudar mais mulheres a tornarem-se membros ativos da comunidade Python. Queremos reunir mulheres que possam inspirar e renovar quem está entrando ou há algum tempo na área tecnológica. Esta será nossa primeira edição do evento, que irá ocorrer em Natal, dia 16 de outubro.
Submissões
As palestras terão duração de 25 minutos, e podem abordar diversas temáticas, tais como:
- Backend
- Banco de Dados
- Carreira
- Ciência de Dados
- Comunidades
- Educação
- Frontend
- IOT
- Mobile
- Redes
- Saúde mental
- Segurança
- Software livre
- Testes
- UX/UI
- Wearables
Aceitaremos palestras dos mais vários níveis, do iniciante ao avançado.
Critérios de escolha de palestras
- Número de palestras do mesmo assunto (maior diversidade de assunto);
- Número de votos.
Datas
Submissões de palestras até 28/09/2018
Divulgação dos resultados até 01/10/2018
Após o encerramento das votações entraremos em contato com todos os candidatos que foram selecionados por e-mail
Qualquer dúvida, envie um e-mail para brazil@pyladies.com
Propostas
A jornada da Heroína Desenvolvedora Web
Nessa conversa sobre carreira, discutiremos as possibilidades de jornadas a serem percorridas por quem quer desenvolver para a Web hoje. Desde a partida da desenvolvedora heroína, saindo da sua zona de conforto e tendo seu primeiro contato com programação, passando pelos primeiros desafios, até suas primeiras recompensas colhidas, veremos que habilidades podem ser adquiridas e ferramentas escolhidas para tornar sua jornada mais produtiva e divertida!
°Bela, novinha e da TI: Primeira experiência profissional a gente nunca esquece°
Olá, beninas! sou Paloma, tenho 18 anos e nessa conversa vamos discutir um pouco sobre a inserção da mulher de TI no mercado de trabalho. Falarei um pouco sobre a minha primeira experiência profissional na área e a responsa em ser a primeira e única mulher no TI de uma empresa.
Data Science: É de comer?
Fazendo uma pesquisa rápida no Google é possível encontrar, aproximadamente, 1.490.000.000 resultados sobre o termo. Mas o que será que ele realmente significa?
Taxada como a profissão de 2018 (e do futuro), o cientista de dados é quase como um unicórnio na programação: ninguém viu, mas todo mundo gostaria de ter um. Foi até taxada como "A profissão mais sexy do século XXI".
Nessa palestra, trago informações concretas explicando o que é a Ciência de Dados, como se tornar profissional na área (ou se descobrir uma), e de que maneira é possível fazer uma trilha de estudos sobre o tema e aprofundar-se no mesmo.
Matando o medo do deploy
Essa poderia facilmente ser uma talk sobre psicologia, mas na verdade não é.
O medo de subir uma aplicação nada mais é do que a insegurança causada pela falta de qualidade.
Não necessariamente pela falta de qualidade de código, mas pela falta de qualidade de infraestrutura, monitoramento, alertas e processos automatizados e bem estruturados de rollback.
Pretendo falar sobre como subir aplicações altamente escaláveis, de alto impacto no cliente e como fazer deploy sem medo nelas a qualquer hora do dia, qualquer dia da semana.
[mobile] Da publicidade ao meu primeiro App: Desafios de uma freelancer de primeira viagem
Olá, sou Ingrid Sena e tenho 28 anos.
Nesse bate-papo vou contar rapidamente minha história como designer e de como comecei a programar e abordar todos os desafios que enfrentei no último ano até o lançamento do meu primeiro app na PlayStore/AppStore.
Apresentarei minha experiência de trabalho como freelancer, e pela primeira vez criando um aplicativo de celular. Mostrando caminhos e ações que tomei para a melhora do meu desempenho em programação, disciplina e etc.
Será um bate papo bem aberto deixando livre para que o público guie essa talk para o lado mais técnico ou não dessa minha experiência.
O python e o front
Nesta talk vamos falar das diversas possibilidades de utilizar Python no front e como isso pode ser feito.
Orientação a objetos é uma droga? Uma reflexão sobre OO e design
O nome da talk é inspirado em um artigo criado por Joe Armstrong, criador do Erlang.
Nessa talk analisaremos o artigo e para tal, iremos revisitar definições relacionadas a Orientação a Objetos, do criador ao termo.
Rembraremos jargões comuns relacionados a OO e entenderemos o seu surgimento, como por exemplo: "Orientação a objetos é modelar/simular o mundo real".
Com objetivo de entender o que é Orientação a objetos e o que não é, sua aplicabilidade no design de código e no dia a dia de desenvolvimento focando em Python.
Python ao meu redor
A proposta é mostra que Python pode ajudar nas áreas mais inimagináveis, são sendo restrito apenas a construção de sites ou sistemas. Antigamente isso era uma verdade relacionado a linguagem Java, hoje já é possivel perceber que a lingagem tem conquistado seu espaço e seus atributos desde curva de aprendizado até a finalidade para qual se usa contribuem para que ela alce altos voos.
Python para análise de dados
Uma breve introdução de como a linguagem Python pode auxiliar o processo de análise de dados, passando pelas bibliotecas mais famosas para a realização de tratamento e visualização de dados.
Representatividade negra na tecnologia: Uma apaixona por Python em busca por representatividade
Nessa conversa sobre carreira e representatividade, conto um pouco da minha jornada na tecnologia e como eventos como Django Girl e AfroPython inspiram minha jornada como mulher negra na TI. Explico como é necessário ter referencias de mulheres na área da TI, uma conversa sobre diversidade carreira e empoderamento.
Why Python? Um mundo em uma linguagem
Se formos parar para pesquisar sobre as linguagens mais utilizadas atualmente, me arrisco a dizer que encontraremos o Python na maioria das listas existentes na internet.
Mas, por que Python? É isso que pretendo responder nesta talk! Para isso, iremos discutir:
- Histórico da linguagem
- Relação com outras linguagens
- Aplicações
- Mercado