Poticon (3a Conferência Potiguar de Software Livre)

PotiCon é a Conferência Potiguar de Software Livre, organizada pela comunidade PotiLivre. Tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos participantes sobre as diversas ferramentas livres desenvolvidas, distribuições GNU/Linux e como anda o mercado atual do Software Livre.

A conferência acontecerá nos dias 24 e 25 do mês de Novembro de 2018, com um dia de apresentações para o público geral e outro de minicursos.

Quem somos?

A Comunidade Potiguar de Software Livre, PotiLivre, fundada em 2013, uma organização independente, composta por voluntários, para o apoio à filosofia e o uso do Software Livre. Criamos e organizamos a Conferência Potiguar de Software Livre, PotiCon, desde de 2016.


Submissões

As palestras devem ter uma duração máxima de 30 minutos e podem abordar qualquer tema relacionado ao Software Livre. Caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail para potilivre@protonmail.com.

Oriente a categoria da sua palestra com uma marcação [PALESTRA] OU [MINICURSO], desse modo facilita a organização.


Dicas

- Procure colocar uma descrição bem detalhada sobre o conteúdo de sua palestra ou minicurso para que todos possam compreendê-la;
- Seja criativo na hora de criar o título da sua palestra!
- Envie quantas palestras desejar. Não há limite de proposta por participante (e quem sabe mais de uma seja selecionada).

Aceitação

Após o encerramento das votações entraremos em contato com todos os candidatos que foram selecionados por e-mail.

Infelizmente, não temos como custear a vinda de palestrantes de outras cidades.

Datas

Não deixe para enviar de última hora.

*Submissão de palestras e minicurso até dia 25/10/2018*


Este evento está em modo de Votação Anônima, todos os palestrantes estão escondidos para votação, você deve basear seu voto apenas no conteúdo das propostas..
Este evento não aceita mais propostas.

Propostas

25 anos de Debian, uma viagem no tempo de umas das distros mais importantes da história.

Nessa palestra vou fazer uma breve apresentação de como o Debian nesses 25 anos foi importante para o desenvolvimento da comunidade traçando um panorama da linha do tempo do sistema.

Use os botões abaixo para votar:

Análise de Dados com Python: do básico até onde conseguirmos chegar!

Python e seu ecossistema de bibliotecas estão hoje entre as principais ferramentas de análise de dados. Seja através do jupyter, numpy, pandas, scipy, tensorflow, dentre outras, virtualmente todo profissional dessa área já utilizou Python para algum fim! Nesse minicurso será abordado o básico do ecossistema de análise de dados: Pandas como framework de armazenamento e preprocessamento, Numpy para lidar com dados vetoriais e matriciais, Scipy e seus algoritmos de classificação, regressão e clusterização, e um pouquinho de redes neurais utilizando Keras. Traga sua vontade de aprender, suas dúvidas, ou sua experiência e vamos nos divertir enquanto escovamos dados!

Use os botões abaixo para votar:

A privacidade do usuário e o software livre como solução

A palestra se iniciará falando sobre alguns episódios recentes de uso ou pedido indevido de dados de usuários por parte de governos. Será comentado também o uso de dados como propaganda direcionada nos sites que tem o monopólio da internet atualmente. Após isso, será comentado as consequências decorrentes desses fatos e como ferramentas atuais feitas pela comunidade do software livre podem resolver esses problemas.

Informações sobre o palestrante (caso seja relevante pra você):


Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Campus de Macaíba da UFRN com experiência em várias linguagens de programação. Entusiasta do hardware, overclock, eletrônica e software livre.


Mais informações: https://www.escavador.com/sobre/10706480/jotacisio-araujo-de-oliveira

Use os botões abaixo para votar:

Arduino: Que o lado python do firmata esteja com você.

Nessa apresentação veremos como utilizar Python para "programar" o Arduino através do protocolo Firmata { de uma maneira simples e divertida }.


Python + Firmata + Arduino = ❤️.


Use os botões abaixo para votar:

DCMOn - Monitoramento de Data Center com Arduíno.

Monitoramento de variáveis físicas (temperatura, umidade luminosidade, etc.) através de sensores (analógicos e digitais) de naturezas diferentes, utilizando disparo de alarmes para acionamentos pessoais, via e-mail, SMS, redes sociais, etc. Sinalizando os dados via Display e/ou LED´s e o envio dos dados lidos para agregador IoT (Internet of Things).

Use os botões abaixo para votar:

Docker para Desenvolvedores

Como desenvolver aplicações em produção sem ter conhecimento de Infraestrutura ou SysAdmin


Docker é uma tecnologia de software que fornece contêineres, promovido pela empresa Docker, Inc. O Docker fornece uma camada adicional de abstração e automação de virtualização de nível de sistema operacional no Windows e no Linux.


Dicas práticas e funcionais para subir aplicações com todos os requisitos de infraestrutura necessários, seja PHP, Python, NodeJs ou o que você quiser.

Use os botões abaixo para votar:

Experimentos Aeroespaciais para Veículos de Sondagem.

Apresentação de tecnologias utilizadas para o apoio e a exploração aeroespacial, como por exemplo, o desenvolvimento de uma Plataforma Computacional de Suporte a Experimentos Científicos e de Supervisão de Voo para Foguetes de Sondagem, via Arquiteturas de Sistemas Embarcáveis.


 


 


 

Use os botões abaixo para votar:

Introdução ao mundo Cloud: Montando Servidores Web

Aprenda a subir um Servidor Web de acordo com sua necessidade ultilizando uma VPS, iremos realizar a criação de um instancia EC2 da Amazon


Cronograma:


Criação de Conta na Amazon


Criacao e configuração de uma Instancia Linux(Ubuntu ou Debian) no EC2; configurando grupos de segurança, ip fixo, liberação de portas e conceitos sobre elasticidade e escalabilidade


Na instancia criada: Instalação do Servidores Web(Nginx e Apache), Configurando acessos FTP, Banco de Dados(Postgres ou Mysql)


PreRequisitos:


Basico Linux
Conta na Amazon(cartao de credito* para a realização do Cadastro)


OBS*: O uso do cartão de credito não implica em qualquer custo, apenas para o cadastro inicial na amazon, com o cadastro vc possui 1 ano de servico gratuito para uso e testes.
Quem não tiver cartão de credito, pularemos a parte do cadastro da conta, mas os demais processos podem ser feitos localmente


 

Use os botões abaixo para votar:

[MINICURSO] Puppet para iniciantes

Objetivo:


- Apresentar essa poderosa ferramenta open-source de gerenciamento de configuração, indo desde os conceitos iniciais até um conhecimento básico para sua utilização em diversos cenários. Todos os conhecimentos apresentados serão praticados durante o minicurso.


Conteúdo:


- Apresentação do Puppet
- Casos reais de utilização do Puppet
- Conceitos e instalação do Puppet Server e Puppet Agent
- Ciclo de vida de uma execução do Puppet Agent
- Básico da linguagem Puppet
- Exercícios durante a apresentação dos conteúdos acima


Pré-requisitos desejados:


- Conhecimentos básicos em desenvolvimento de software ou administração de sistemas
- Básico de Linux (linha de comando, instalação de pacotes, árvore de diretórios)
- Instalação e operação de VMs (preferencialmente CentOS, Debian ou Ubuntu)

Use os botões abaixo para votar:

[Palestra] Big Data: Ferramentas Open Source para análise e processamento de dados

Apresentação de várias ferramentas de fácil acesso para utilização da mesma em processamento de Big Data. As ferramentas apresentadas na palestra abrangem várias facetas do processamento de dados, como, armazenamento, processamento e redução de custos computacionais/otimização do processo de análise de dados.


As ferramentas são ideais tanto para acadêmicos que desejem iniciar projetos na área de Big Data, quanto para pessoas que querem aprender as ferramentas para se aprofundar nas áreas de ciência e engenharia de dados. 


As ferramentas a serem tratadas na palestra são, em sua maioria da Fundação Apache, e são elas: Apache Pig, Apache Spark, Apache Hadoop (e Map-Reduce), Apache Cassandra, Apache HBase e MongoDB, e serão mostradas as principais diferenças entre elas, e também quais utilizar em várias situações.


 

Use os botões abaixo para votar:

[PALESTRA] Desenvolvendo uma API para consulta de veículos através de placas em Python

Quero compartilhar a experiência que tive ao fazer a engenharia reversa da API do SINESP Cidadão e como disponibilizamos os dados de forma aberta para que a sociedade pudesse contribuir com aplicações que agregam valor no dia-a-dia das pessoas.


Quero conversar um pouco sobre o que são dados abertos e sobre a postura do governo quanto a certos tipos de informação e a respeito de como ele disponibiliza a tecnologia para prover acesso dessas informações às massas.

Use os botões abaixo para votar:

[Palestra] PostgreSQl: Lá e de volta outra vez - Uma história de backup e recuperação

PostgreSQl é um sistema gerenciador de banco de dados bastante robusto e utilizado largamente para persistência de dados em diversas aplicações em todo o mundo. Todavia a integridade e recuperação dos dados pode falcimente se converter em uma enorme dor de cabeça e grandes prejuízos caso o administrador do banco de dados não tenha um bom esquema de backup e recuperação. Será abordado o uso de ferramentas que acompanham o PostgreSQl e a utilização de scripts para gerenciamento e recuperação de backups com a configuração do arquivamento contínuo de WAL (Write Ahead Log) e PITR (Point-in-Time Recovery).

Use os botões abaixo para votar:

Pegadinhas de segurança, por que você deve estar sempre atento

Nesta palestra irei abordar algumas formas de ser "malsao" e explorar problemas de segurança para fazer "pegadinhas" com outros usuários.

Use os botões abaixo para votar:

Produção de Recursos Educacionais Abertos a partir de práticas recombinantes - experimentações com remix digital e licenças criativas abertas

Ministrantes:


Prof.º Daniel Pinheiro (SEDUC Mata de São João)


Prof.ª Salete Cordeiro (UFBA)


 


1) Resumo:


 


A oficina pretende apresentar possibilidades de produção e compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos REA). Para tanto serão apresentados softwares livres de edição tais como o Audacity (áudio), Kdenlive (vídeo), Gimp (imagens) e Inkscape (imagens vetoriais) e repositórios livres como o EduCAPES, RIPE e Relia.


O modelo de composição de apresentação da temática é organizado entorno de momentos teórico-práticos de experimentação e criação de REA. A partir de práticas recombinantes como a remixagem, a oficina pretende fomentar a criação de recursos das mais diversas temáticas, sendo a expertise, interesse ou demanda dos participantes o parâmetro para a definição do tema de cada produção.


São resultados esperados a partir desta oficina, a aquisição e desenvolvimento de noções básicas à respeito da produção de recursos educacionais abertos e da necessidade de utilizarmos plataformas e protocolos abertos para garantir a livre circulação desses conteúdos, democratizando o acesso ao conhecimento.


 


* Entendemos que a temática dos Recursos Educacionais Abertos (REA), bem como o espectro mais amplo do acesso aberto ao conhecimento, precisam ter espaço para debate neste evento. Desta maneira, além desta proposição de oficina/minicurso, também nos dispomos a discutir o tema em forma de apresentação/palestra propriamente dita. A ênfase, neste caso, estaria nas "Potencialidades dos REA em tempos de cibercultura: Colaboração, Autoria e constituição de Redes".





2) Atividades:


 


Inicialmente, serão apresentados os softwares de edição e em seguida será provocada a sua exploração. A oficina possibilitará o exercício de produção, gravação, bricolagem, onde os envolvidos poderão experimentar copiar e colar recursos produzidos por eles ou retirados de repositórios abertos, testar funcionalidades como desfazer/refazer e aplicar efeitos. Ainda neste momento inicial, algumas provocações teóricas sobre o acesso aberto ao conhecimento no âmbito da cultura digital serão discutidas a fim de ampliar as compreensões dos envolvidos a respeito do tema e, consequentemente, dos resultados esperados para esta oficina. Para esse momento o tempo destinado será de 2h.


Após o momento de produção, os participantes serão convidados a entrar no site do Creative Commons Brasil para explorar junto com os professores que ministram a oficina as possibilidades das licenças criativas deste tipo e, a partir dessa exploração inicial, construir a licença para o recurso que criaram. Para essa atividades, será destinado tempo de 1h e 30min. Após o licenciamento, os cursistas poderão tentar hospedar seus conteúdos em repositórios como o RIPE (NOOSFERO/UFBA) e o EduCAPES e em referatórios como Relia. Tempo destinado será de 30min.


 


3) Objetivos:


 



  • Discutir os conceitos fundamentais do movimento pelos Recursos Educacionais Abertos: remixagem, colaboração, autoria;

  • Apresentar e discutir o licenciamento de conteúdos educacionais produzidos a partir de uma perspectiva livre/aberta;

  • Problematizar os níveis de abertura (movimento REA) e as 04 liberdades defendidas pelo movimento de software livre;

  • Divulgar os repositórios de conteúdos abertos;

  • Produzir Recursos Educacionais Abertos diferentes linguagens;

  • Experimentar softwares livres de produção de conteúdo digital - vídeo, áudio e impressos.


 


4) Público-alvo:


 


Jovens a partir de 15 anos, a comunidade acadêmica em geral e ou outros adultos interessados.


 


4) Vagas:


 


20 pessoas


 


5) Infraestrutura necessária de software


 


Laboratório de Informática ou espaço similar que ofereça pelo menos um terminal (computador) para cada participante;


 


Softwares Livres a serem instalados nos computadores:  KDENLIVE, AUDACITY (versão 2.2.0), INKSCAPE (versão 0.92.1), GIMP (2.8.22).


 


Sistema operacional livre (sugestivo): Ubuntu, Mint ou Debian.


 


Equipamento de som  para o ambiente (Caixa de som ou caixa amplificada).


 


Projetor de Vídeo


 

Use os botões abaixo para votar:

Proxmox Ve: uma solução livre de virtualização

Virtualização é uma das tendencias no mercado, porém boa parte dos player são caros e oferecem algumas features somente mediante licença, porém o promox ve é um servidor de virtualização que se utiliza de um poderoso kernel debian com recursos qemu e kvm, para servir os ambientes virtualizados,além disso oferece muitas features interessantes nativamente


Conteúdo:


1.0 Overview da Ferramenta


1.1 Caracteristicas 


2.0 Análise Técnica


2.1 Features


3.0 É melhor que Vmware ou HyperV??? (remember bluepill.....)


4.0 Referências


 

Use os botões abaixo para votar: