PHP com Rapadura, o Encontro!
O 1º Encontro de Dev's PHP do Estado do Ceará organizado pela comunidade PHP com Rapadura*, será um evento que propõe a reunião de vários desenvolvedores PHP que gostam de interagir com outros desenvolvedores a fim de compartilhar conhecimento e assim criar um Ciclo Colaborativo de ensino e aprendizado.
As inscrições para o evento ocorrerão por meio do site: http://www.eventbrite.com.br/e/1o-encontro-de-devs-php-com-rapadura-tickets-25000252428
A inscrição custa R$ 10,00 e será usada para comprar o Coffee Break, e o restante guardado para comprar mais coffee break nos próximos eventos. Vale ressaltar que o espaço Mandi Windzen foi cedido gratuitamente para a comunidade no dia do evento.
A finalidade maior do evento é a interação, o networking, que contribui de forma eficiente na formação de melhores desenvolvedores.
Mande sua proposta de palestras que poderá ter no máximo 40 minutos de duração.
Teremos disponibilidade de 4 palestras, sendo elas 3 do ecossistema PHP.
Obs.: As palestras devem ter o assunto relacionado ao ecossistema do PHP.
*PHP com Rapadura é a comunidade de estudantes, amantes, e desenvolvedores da linguagem de Programação PHP, do Estado do Ceará. Uma das maiores comunidades de PHP do Brasil, ativa em vários eventos nacionais.
Com quase 2000 membros no grupo do facebook, mais de 1000 curtidas na página, e vários eventos realizados na capital e no interior do Estado, a comunidade gera conhecimento e interação de forma colaborativa e construtiva, sempre propondo uma vida em sociedade de forma comunicativa e simples entre os membros.
Propostas
As 5 dicas essenciais para um desenvolvedor Wordpress
Vamos juntos desvendar os mistérios que rodeiam o Wordpress. Para muitos uma simples plataforma para publicar blogs, mas para pessoas como nos, um framework completo para criar sites, blogs, portais, startups(por que não?) online, com recursos poderosos e com uma plataforma simples de entender e começar a criar coisas novas e excitantes!
As 5 dicas são:
1 - Entender o Wordpress como framework de desenvolvimento
2 - Entender as hierarquias de arquivos
3 - Aprender a criar custom post types e seus amigos
4 - SUPRESA!!!
5 - Polêmica: Plugins ou não plugins, o que fazer?
É possível produzir mais com a mesma qualidade? Conheça o Yii Framework!
Você já um programador PHP com uma certa experiência em projetos e manja Orientação a Objetos, mas sente que sua produtividade poderia ser MAIOR, porém, não sabe onde melhorar. =(
Daí, você nessa grande internet ouve sobre os top FW que vão lhe proporcionar tais coisas:
- Zend Framework;
- Laravel;
- Symfony;
- CodeIgniter;
Sim! Eles prometem e cumprem bem o que se promete. Mas ainda sim você não se familiarizou com os componentes, não achou a curva de aprendizagem bacana e não achou tão produtivo quanto você esperava?
VOCÊ PRECISA CONHECER O: YII FRAMEWORK
Um framework Rápido, Profissional, Componentizado, Produtivo, Fácil aprendizagem e, principalmente, SEGURO!
Introdução a classe PDO (PHP Data Object)
PHP 7 - O que há de novidade?
Não muito recente, a mais nova versão do PHP foi lançada e disponibilizada para download em versão estável! Vamos bater um papo sobre as novas funcionalidades, alguns benchmarks e possíveis problemas que você poderá ter com migrações de versões.
Programação Funcional em PHP é possivel?
Clojure, elixir, scala. O paradigma funcional deixou o departamento de matematica da faculdade e virou o novo hype para aplicações web e traz conssigo uma séria de termos como lambdas, closures, map, reduce.
O que o PHP pode oferecer nesse novo momento do mercado? Podemos construir aplicações totalmente funcionais em php? Quando devo usar isso?
Vidal Vasconcelos
Dev, Nerd and Podcast addict
founder of Covalent
S.O.L.I.D - Qualidade no código com 5 príncipios
Provavelmente você já ouviu um desenvolvedor dizer, ao ser informado de uma mudança no projeto, a seguinte frase "Vish, vou ter que mudar tudo!". Constantemente nos deparamos com alterações no código e nos questionamos sobre o porquê de sempre ser tão trabalhoso adicionar funcionalidades, sempre tendo de alterar o que já está feito e testado, não é? Os princípios SOLID surgiram para trazer as melhores práticas do desenvolvimento de softwares seguindo o paradigma de orientação a objetos.
S - The Single Responsibility Principle
O - The Open Closed Principle
L - The Liskov Substitution Principle
I - The Interface Segregation Principle
D - The Dependency Inversion Principle