Mobile Dev PI

Evento destinado a todos que tem interesse em Desenvolvimento Mobile e afins. Palestras sobre todo o ecossistema Mobile.

Participe, atualize-se, inspire-se e faça networking!

O evento acontecerá dia 16/09/2017 das 14h às 18h, no Senac/PI na Av. Campos Sales, Sala 1006 na Unidade Severino Ramos Brasil.


Este evento não aceita mais propostas.

Propostas

author photo

API, que bicho é esse? O que ele come? E onde ele vive?

Muito tem se falado sobre APIs, não é um assunto novo, isso já existe há muitas décadas, mas devido a alguns eventos recentes, como IoT, Mobile Devices e uma grande variedade de linguagens e dados públicos, o tema voltou a tona e hoje não se fala mais em outra coisa.


Nesta talk, além de explanar o assunto, vou falar sobre alguns temas que foram originados a partir deste. Temas como API-first, Web APIs, Microservices, Serverless enfim. Paritice e vamos bater aquele papo.


Ah, ainda vai sobrar tempo para uma pequena demo que será desenvolvida pelo o trio do momento: Python/Django/Django Rest Framework!

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Desenvolvimento Mobile Nativo ou Híbrido? O melhor e o pior de dois mundos

Em meio a tantas versões e sistemas mobile, escrever um único código e poder executar em qualquer plataforma parece ser um sonho de muitos. No mercado atualmente existem várias opções de frameworks multiplataforma como Apache Cordova, Ionic e Xamarin. Mas será essa saída a melhor solução? Quais as dores de cabeça que estas ferramentas trazem consigo? Ainda vale a pena ter códigos do mesmo app para cada SO mobile? E as progressive web apps? Enfim, qual o futuro do desenvolvimento móvel? Essas são algumas das provocações deste bate-papo em forma de palestra.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Interagindo com GraphQL no cenário móvel

Até agora você certamente já ouviu falar acerca de GraphQL, afinal houve muitos rumores sobre isso ultimamente. Para muitos, GraphQL é apresentado como uma nova forma revolucionária de pensar com relação a APIs. E é verdade - o GraphQL pode ser transformador quando adotado em uma organização, permitindo que as equipes de frontend e backend colaborem mais facilmente.


Mas essa tecnologia é realmente grande coisa? Como podemos adota-la no universo móvel? Como aderir incrementalmente esse novo pensamento no meu projeto ou empresa?


Perguntas como essas conduziram nosso bate-papo a respeito de GraphQL no contexto de dispositivos móveis.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Machine Learning, Realidade Aumentada e o futuro dos nossos Apps

Há algum tempo grandes empresas como Amazon e IBM tem investido pesado em Machine Learning, que até então era necessários horas de servidores poderosos e uma computação astronomica. Junto a isso, o grande avanço de empresas como Unity, Google, Apple, Unreal investindo em Realidade Aumentada, objetos virtuais em ambientes reais.


Essas duas tecnologias estão altamente conectadas, e é sobre isso que iremos bater um papo. Algumas dicas de como preparar nossos aplicativos para usar essas novas API e fazer algumas demos usando o iOS 11, machine learning e realidade aumentada laçadas pela Apple em julho desse ano na WWDC.


 

Use os botões abaixo para votar:

author photo

React Native: "Aprenda uma vez, escreva em qualquer lugar"

Esta palestra tem como objetivo ser um "Getting started" para apresentar a poderosa ferramenta criada pelo Facebook para devenvolvimento de aplicativos nativos para as plataformas IOS e Android usando a linguagem de programação Javascript. Focando em pontos cruciais, decisão para o desenvolvimento nessa tecnologia, do seu funcionamento até a demonstração prática.

Use os botões abaixo para votar:

author photo

Uso de aplicativos mobile com IoT em Smart Cities (Cidades Inteligentes)

Qual o futuro e as tendências?
Hoje em dia se fala muito no crescente uso e o futuro que tem a adoção de Internet das coisas para automatização de trabalhos no dia-a-dia. Com o grande número de pessoas migrando para cidades urbanas, tem-se o surgimento de problemas como segurança, saúde e entre outros. Esses problemas atualmente estão sendo estudados. Algumas soluções já disponíveis no mercado e no estado da arte, são utilizando internet das coisas em sua maioria. Com isso, o uso de aplicativos móveis colaboram com algumas soluções que por sua vez, tornam estas soluções ainda mais fáceis de serem aderidas por usuários que possuem ou não conhecimentos prévios em informática ou automação. Mas e ai? Onde e como esses aplicativos móveis irão entrar no mercado de automação e internet das coisas para Cidades Inteligentes?

Use os botões abaixo para votar: