GURUPI #4 - 14 de novembro ás 15h
Objetivos do grupo
O grupo de usuários de Ruby do Piauí (GuruPI) tem como objetivos:
- Divulgar e promover a linguagem de programação Ruby no estado do Piauí através de eventos como palestras, discussões, apresentações de projetos e afins.
- Reuniões presenciais entre os membros do grupo para que estes possam discutir, ensinar e aprender sobre a linguagem Ruby e aspectos relacionados a programação e desenvolvimento de software.
- Colaborar com a comunidade Ruby nacional com a criação e tradução de conteúdos em língua portuguesa.
- Colaborar com a comunidade Ruby global com a criação e manutenção de projetos de código fonte aberto.
Composição do grupo
- Podem participar do grupo todos aqueles que desejarem, sendo vetada a discriminação dentro do mesmo, seja racial, cultural, religiosa ou sexual de acordo com a constituição brasileira.
- Por pessoas que estejam interessadas em ensinar, aprender e evoluir no aprendizado da linguagem Ruby.
Propostas
Como Ruby lida com memória
Nesta palestra, eu mostrarei como o a linguagem de programação Ruby gerencia memória, abordei temas como: garbage collector, alocação, object retention e como e porque o uso da memória cresce de forma tão rápida.
Configurando um projeto em NodeJS, com TypeScript + TypeORM
Nessa palestra irei mostrar como configurar um projeto node com typescript e typeORM, ressaltando também a conexão com Postgres, migrations, repository, etc. além de demonstrar exemplos de utilização e boas práticas.
Tem uma fila na minha aplicação
Já ouviu falar de Background Jobs, Workers, DelayedJob, Sidekiq, RabbitMQ?
À medida que nossos sistemas vão ficando mais complexos surge a necessidade de processar algumas tarefas de maneira assíncrona.
Quem tá começando pode ficar perdido nas opções, principalmente na comunidade Ruby/Rails onde temos diversos candidados que resolvem esse problema.
Vamos juntos dar uma olhada nas opções disponíveis e ver qual se adequa melhor caso à caso.
Testes automatizados no Flutter.
Testes automatizados vem auxiliando diversos times a manterem uma aplicação segura e estável, pensando nisso, o Flutter provê uma API própria e completa para escrita de testes de unidade, componente e integração. Vamos conhecer?