GURUPI #3 - data a definir
Objetivos do grupo
O grupo de usuários de Ruby do Piauí (GuruPI) tem como objetivos:
- Divulgar e promover a linguagem de programação Ruby no estado do Piauí através de eventos como palestras, discussões, apresentações de projetos e afins.
- Reuniões presenciais entre os membros do grupo para que estes possam discutir, ensinar e aprender sobre a linguagem Ruby e aspectos relacionados a programação e desenvolvimento de software.
- Colaborar com a comunidade Ruby nacional com a criação e tradução de conteúdos em língua portuguesa.
- Colaborar com a comunidade Ruby global com a criação e manutenção de projetos de código fonte aberto.
Composição do grupo
- Podem participar do grupo todos aqueles que desejarem, sendo vetada a discriminação dentro do mesmo, seja racial, cultural, religiosa ou sexual de acordo com a constituição brasileira.
- Por pessoas que estejam interessadas em ensinar, aprender e evoluir no aprendizado da linguagem Ruby.
Propostas
Design Patterns no Ruby on Rails
Desing Patters é um conceito que não foi moldado inicialmente para o mundo de desenvolvimento, e sim para o mundo da arquitetura, mas que foi adaptado para programadores terem um guia de como melhorar a arquitetura do código deles utilizando padrões (por isso Design Patterns, em português, Padrões de Projeto) os quais facilita também a comunicação entre o time para evoluir a qualidade do código.
Utilizando scraping e requests para raspar e verificar portais governamentais no Colaboradados em Ruby
O Colaboradados é o veículo colaborativo sobre transparência e open data no Brasil. O site do projeto reúne portais de transparência governamental de vários entes da federação, de todas as esferas. Porém estes portais podem ser retirados ou ter seus links atualizados e é necessária a atualização também no site e na base do Colaborabot, o bot do Colaboradados que monitora estes portais. Para resolver este problema e verificar de forma automatizada foram feitos scripts que raspam essas bases, separam os portais governamentais e fazem a verificação dessas bases via request para validá-las ou trocar as que já estão fora do ar. Na palestra será mostrada a construção desses scripts que estarão públicos para contribuição posteriormente.