FrontInNatal 2016

Já estava mais do que na hora de termos nossa edição deste evento que já está mais do que consolidado e aprovado pela comunidade FrontEnd. Já vimos FrontInPoa, FrontInFloripa, FrontInAracaju, FrontInBH, FrontInCuiaba, FrontInSM, FrontInBahia, FrontInMaceio e FrontInFortaleza e finalmente em 2016 estamos lançando o FrontInNatal. O evento é voltado para todo e qualquer estudante ou profissional da área de designer gráfico à desenvolvedor de software que atue na área de FrontEnd ou que deseje entrar neste mercado que cresce exponencialmente a cada dia que passa.

O evento será realizado durante todo o dia e será composto por diversas palestras sobre temas variados dentro do contexto e tecnologias no qual o evento está relacionado. Em paralelo as palestras iremos realizar uma atividade inédita chamada DojoInTheDark que ainda é um mistério de como irá funcionar, mas temos certeza de que será bastante divertido e que vocês irão gostar.

Está aberto o Call4Papers para palestrar no evento sobre qualquer assunto relacionado ao tema, seja ele UX, Design de interfaces, CSS, JavaScript, HTML, Controle de versão, Web Performance, Package Managers, Testes, Mobile, Wireframing, FrontEnd Frameworks, Developer Tools, não perca tempo e envie a sua.

 


The event is no longer accepting proposals.

Proposals

author photo

Alguns passos pensar e praticar UX Design com seu time e na sua empresa

O Design da Experiência do Usuário (UX) muitas vezes é visto como uma atividade operacional do negócio, quando na realidade é uma maneira abrangente de pensar e repensar seus fatores estratégicos, ajudando a explicar por que os produtos são amados ou odiados pelos usuários. Sabendo disso, como as equipes de desenvolvimento podem criar produtos alinhados ao negócio e, ao mesmo tempo, projetar experiências significativas para as pessoas? Existem passos importantes a serem seguidos, e conversaremos sobre eles nesta palestra!

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Aplicações nativas em JavaScript: React Native

Anunciada na conferência React (22 e 23 de fevereiro de 2016) realizada em Menlo Park (California), React Native é uma versão da biblioteca React tendo como alvo os desenvolvedores mobile. O intuito desta palestra é esclarecer conceitos e características da framework, o ambiente necessário para começar e demonstrar parte do workflow.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

BaaS e BaaS YCodify, soluções prontas de backend

Backends são considerados um universo de desenvolvimento à parte, justamente pelas complexidades que lhes são inerentes, e próprias. Essas complexidades representam camadas de tecnologias que constituem ainda preocupações para muitos desenvolvedores de frontends, que em situações assim chamados de desenvolvedores fullstack. O desagradável é que este tipo de preocupação (desenvolver um backend para cada aplicação) subtrái esforço e tempo que poderiam ser aplicados exclusivamente no desenvolvimento dos frontends, seja para acelerar o processo de desenvolvimento, seja para conferir mais qualidade às peças desenvolvidas. Percebendo isto, é nossa disposição abordar o uso de tecnologias BaaS (Backend as a Service) como solução para desenvolvedores frontends. Mais especificamente, discutir o BaaS YCodify como uma forma de eleminar todas as preocupações relativas ao desenvolvimento de backends. Descreva seus objetos de dados por meio de um JSON e pronto, automaticamente o desenvolvedor terá um backend pronto para usar, mesmo em nível operacional. Essa é a idéia!

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Bootstrap 4: olaaa Sass.

Examinar os recursos e ferramentas oferecidas pelo pre-processador Sass, assim como, as versatilidades e minúcias da linguagem.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Conhecimentos que todo desenvolvedor iniciante deve ter (e onde obtê-los)

Muitos iniciantes na área de desenvolvimento de software se sentem meio perdidos com relação a o que aprender e que pontos podem ser destaques em uma entrevista de emprego.


O que aprender? E onde? Essa palestra responde a essas e muitas outras perguntas.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Cowabunga \o/ Jogos com CSS

Quem disse que CSS é apenas algo bonitinho e "estático" que só serve para estilizar sites? Com uma pitada de desafio e um toque especial de diversão iremos embarcar em um mundo pouco explorado, o mundo dos jogos com CSS.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Criando Desktop apps com Electron

Criando Aplicações Cross-Platform Desktop com Tecnologias Web(JS/HTML/CSS) usando o Electron. O objetivo da palestra é apresentar uma nova maneira para desenvolver Desktop Apps (Cross-Platform). Para isso usaremos Electron, demonstrando o quanto é fácil e rápido desenvolver com ele usando tecnologias web (HTML/CSS/JS). Na palestra veremos quem é o Electron, quem fez, como funciona, quem está usando(Slack, Atom, Visual Studio Code, WordPress, Ionic Creator...), como criar(live code), e como buildar a versão final(.app, .exe).

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Desenvolvimento produtivo com Android

Cansado de ter um trabalho árduo com banco de dados no android? Não sabe fazer um mapeamento de exceções completo para ajudar no desenvolvimento do app? Gasta muito tempo para recuperar e validar os componentes de todas as telas? Gasta muito tempo para pensar em como fazer tudo isso que foi dito? Precisando de dicas?


Essa palestra tem como finalidade responder as questões acima, para desmistificar que o desenvolvimento nativo no android é demorado, e difícil. Irá ser mostrado as principais ferramentas de trabalho para ser usado em integração com o android, afim de economizar o maior tempo possível e deixar a aplicação robusta.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Frontend-Driven Development com Atomic Design e MEAN

Quem é fullstack já trabalhou com sistemas que geram um CRUD inicial a partir do Banco de Dados, com o Frontend-Driven Development mostrarei como fazer a mesma coisa a partir das VIEWS no Frontend utilizando tanto Atomic Design como MEAN.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Maturidade UX nas empresas

Proporcionar uma experiência do usuário simples, relevante e única se tornou o grande diferencial das marcas nos últimos dois ou três anos. Esta palestra trata de assuntos relativos à experiência do usuário e os 4 estágios de adoção da UX nas empresas.


 

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Padrões de Projeto com JavaScript: Escrevendo código para hoje e amanhã

A medida que nossas aplicações crescem, a sua complexidade também. Se não tivermos o devido cuidado, nosso código pode tornar-se difícil de manter e de entender, virando uma verdadeira bagunça. Como desenvolvedor, é nossa responsabilidade não deixar isto acontecer. Nesta palestra, vamos aprender o que são padrões de projeto e como eles podem nos ajudar a limpar a bagunça, escrevendo código bem organizado, estruturado e reutilizável.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Pensando e estilizando layout para entregar ao Front End

Nessa palestra vamos entender um pouco do processo de criação de interfaces, como se iniciar e como se finaliza para entregar ao Desenvolvedor Front End. Brevemente irei falar sobre os profissionais de UX e principalmente o UI Designer, mostrando tecnicas e ferramentas que o designer de interface de usuário utiliza para entregar um layout para os desenvolvedores. 

Use the buttons bellow to vote:

author photo

REACT + REDUX: como controlar o estado da sua aplicação sem perder a cabeça.

Há 3 anos atrás uma empresa bastante conhecida lançou uma simples bibliloteca com "novos" conceitos. Mesmo passado 3 anos do lançamento, algumas pessoas ainda tem dúvidas como:


Porque React? O que é Redux? Entenda a história, o conceito, os usos por trás das duas ferramentas e quais os benefícios provenientes.

Use the buttons bellow to vote:

author photo

Vamos falar de segurança: Cross-site Scripting e Javascript Injection

O ataque de Cross-site scripting (XSS) consiste em uma vulnerabilidade causada pela falha nas validações dos parâmetros de entrada do usuário e resposta do servidor na aplicação web. Este ataque permite que código HTML seja inserido de maneira arbitrária no navegador do usuário alvo.
A injeção de JavaScript (Javascript Injection) é um processo pelo podemos inserir e usar nosso próprio código JavaScript em uma página, tanto inserindo o código na barra de endereços quanto encontrando uma vulnerabilidade XSS em um website. Saiba que as mudanças podem apenas ser vistas por você e que não são permanentes. Isto ocorre porque o JavaScript é uma linguagem “client-side” (executada no computador do cliente).
O que é?
Como isso pode afetar o seu site/sistema?
Como se proteger?
Tudo isso mostrado na prática.

Use the buttons bellow to vote: