FLiSol - Natal
O FLISOL é o maior evento de divulgação de Software Livre na América Latina. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4º sábado de abril de cada ano. Seu principal objetivo além de promover o uso do Software Livre, esclarecer sua filosofia, avanços, viabilidade técnica, social e econômica. O evento é direcionado para todo tipo de público: estudantes de todos os tipos e níveis, empresários, trabalhadores, funcionários públicos, empreendedores, entusiastas e ainda pessoas que não possuem muito conhecimento em informática.
Submissões
As palestras devem ter uma duração máxima de 30 minutos e podem abordar qualquer tema relacionado ao Software Livre. Caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail para potilivre@protonmail.com.
Oriente a categoria da sua palestra com uma marcação [PALESTRA] OU [MINICURSO], desse modo facilita a organização.
Dicas
- Procure colocar uma descrição bem detalhada sobre o conteúdo de sua palestra ou minicurso para que todos possam compreendê-la;
- Seja criativo na hora de criar o título da sua palestra!
- Envie quantas palestras desejar. Não há limite de proposta por participante (e quem sabe mais de uma seja selecionada).
Aceitação
Após o encerramento das votações entraremos em contato com todos os candidatos que foram selecionados por e-mail.
Infelizmente, não temos como custear a vinda de palestrantes de outras cidades.
Datas
Não deixe para enviar de última hora.
*Submissão de palestras e minicurso até o dia 30/03/2019*
Data evento
27/04/2019
Site
https://flisol.potilivre.org/
Quem está organizando
PotiLivre é a Comunidade Potiguar de Software Livre, fundada em 2013. Somos uma organização independente, composta por voluntários, para o apoio à filosofia e o uso do Software Livre.
Propostas
Alternativas livres para mapas e rotas com OSM e OSRM
A palestra tem como objetivo apresentar o OpenStreetMap e o Open Source Routing Machine como soluções livres ao Google Maps, Bing, entre outras ferramentas de mapas.
Minicurso de Geoprocessamento, com a utilização dos Softwares Livres QGIS, SAGAGIS, GRASS e PostgreSQL/PostGIS
Conteúdo programático:
O QGIS e suas potencialidades
Instalação do QGIS e de programas auxiliares
Instalação de Plugins
Instalação do PostgreSQL e da extensão PostGIS
Importação de arquivos vetoriais para o Banco de Dados Geográficos
Backup e restauração de Banco de Dados Geográficos
Aplicação de ferramentas de analises espaciais com QGIS
Carga Horária: 4 horas
Objetivo Geral:
Proporcionar a técnicos, estudantes e interessados em geoprocessamento a oportunidade de estruturar um Banco de Dados Geográficos a partir dos Softwares Livres QGIS e PostgrSQL/PostGIS.
Objetivos Específicos:
- Conhecer as potencialidades dos softwares livres de geoprocessamento;
- Estruturar e gerenciar bases de dados geográficos com PostgreSQL/PostGIS;
- Analisar espacialmente fenômenos, através de consulta, visualização e combinação de variáveis que descrevem o ambiente geográfico.
Público Alvo
Estudantes das áreas de conhecimento tecnológico, ambiental, ciências sociais que desenvolvem ou tenham interesse de desenvolver estudos voltados para a geoinformação.
Metodologia
O Minicurso é composto de aulas teóricas e práticas, tendo como etapa inicial a instalação correta dos Softwares Livres QGIS, SAGAGIS, GRASS e PostgreSQL/PostGIS. Em seguida serão abordados os requisitos mínimos para instalação e criação do Banco de Dados Geográficos. Na etapa seguinte será trabalhado as formas de armazenamento, backup e restauração do banco de dados. Com a máquina pronta e abastecida de informações geográficas será realizado procedimentos simples de análises espaciais.
Recursos Didáticos utilizados
Computador com internet, projetor multimídia, material didático, quadro branco e marcador de quadro branco
Critérios da Avaliação
Presença e assiduidade
Forma de oferta
( x ) Presencial ( ) a distância
Instrutor:
Pedro Celestino Dantas Junior (Geógrafo e Analista de Regulação da Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal - ARSBAN)
Requisitos para participação:
Levar seu Notebook com as seguintes configurações mínimas: Windows 7 ou XP, Memória RAM 2GB, Velocidade mínima do processador 1,6GHz
[MINICURSO] Python para Open Data
Detalhes
1) Objetivos
Apresentação e estabelecimento de um primeiro contato com bibliotecas e ferramentas correntes de manipulação, processamento e visualização de dados da linguagem Python, utilizando como base de estudo os conjuntos de dados abertos de mobilidade urbana disponibilizados pela Prefeitura do Natal (http://dados.natal.br)
2) Ementa
- Conhecendo os dados com Pandas
- Gráficos com Pandas e Matplotlib
- Gráficos avançados com Seaborn/Plotly/Bokeh
- Gráficos e Mapas a partir de dados geográficos.
3) Pré-requisitos
- Noções de programação (imprescindível)
- Linguagem Python (desejável)
4) Carga horária estimada: 4 horas
.Net livre: construindo, publicando e distribuindo software livre utilizando .net (dotnet) stack
[Minicurso]
A .NET Foundation é uma organização independente que promove o desenvolvimento e colaboração aberta. Atualmente mais de 61K desenvolvedores comunitários ampliam e fortalecerem o ecossistema .NET no mundo inteiro. Com base nas propostas da .NET Foundation, neste minicuros faremos a imersão ao desenvolvimento, publicação e distribuição de software livre utilizando a stack de desenvolvimento .net e ferramentas open source.
PALESTRA Estruturação de Sistema de Informação Geográfica Municipal com a utilização de Software Livre
A proposta da palestra é descrever um estrutura minima de um Sistema de Informação Geográfica Municipal com o uso de Softwares Livre.
-Pensar a Gestão Pública de forma
integrada
-Quais as vantagens de um SIG
Municipal com Softwares Livre?
-Estrutura de um Sistema de Informação Geográfica com Softwares Livre
[PALESTRA] Facilitando o uso de RegEx em Python através de um pacote de código aberto
Expressões regulares já se mostratam como uma ferramenta poderosa para a captura de dados, porém o seu uso ainda não é bastante difundido, seja pela sua sintaxe/semântica ou o ensino que é feito de modo não proveitoso. A partir disso, criou-se um pacote para a linguagem Python que transforma a construção de uma expressão regular em algo mais fácil de se fazer, de interpretar e realizar manutenção. Uma das finalidades do pacote é facilitar o ensino de RegEx em salas de aula, tomando como paradigma a orientação a objetos, paradigma esse mais ensinado nas instituições de ensino.
[PALESTRA] FERRAMENTAS LIVRES PARA TESTES DE INTRUSÃO
Os testes de intrusão simulam em ambiente real a avaliação de riscos provenientes de prováveis brechas de segurança. Os pentesters não só identificam possíveis falhas de segurança como também exploram essas vulnerabilidades, no intuito de avaliar o que possíveis invasores poderiam fazer, caso viessem a obter êxito na exploração da vulnerabilidade. Para a realização de um teste de intrusão, é necessário fazer a utilização de diversas ferramentas de software, que auxiliam o tester nas etapas provenientes do Pentest, o intuito dessa palestra é mostrar alguma dessas ferramentas utilizadas, e suas aplicabilidades na realização do teste de intrusão.
Usando Software Livre para Gerenciar Resposta a Incidentes de Segurança
Entenda como é o processo de resposta a incidentes de segurança da informação por meio de um CSIRT (Computer Security Incident Response Team) e como uma ferramenta livre como o GLPI pode ajudar nesse processo.
Você é espionado todos os dias: Saiba como se defender | TOR project
Atualmente é muito comum não nos importarmos com nossa privacidade, aliás as informaçoes estão em nossas proprias redes sociais, pensamos :"Não me importo com a privacidade porque não tenho nada a esconder", mas isso é o mesmo que falar: "Nao me importo com liberdade de expresssão por não ter nada a se expressar".
Em varios noticiarios indicam o uso de informações confidenciais para ações comerciais, além do uso de coleta de informações para publicidade, escandalos envolvem isso por toda a internet, e você não está por fora dessa margem.