Caipyra 2018 [PALESTRAS]

O Caipyra é o único evento Python com quentão e paçoquinha e sua terceira edição acontecerá durante os dias 08 a 11 de junho em São Carlos/SP na Universidade de São Paulo (USP).

As palestras acontecerão nos dias 9 e 10 de junho e devem ter o tempo máximo de 40 minutos e podem abordar qualquer tema que se relacione direta ou indiretamente ao universo da linguagem de programação Python.

Será possível enviar propostas de palestras até o dia 16/04 e não esqueça de incluir na proposta uma descrição detalhada do tema da palestra, além de contar um pouco sobre você.

 

A organização utilizará dos seguintes critérios para selecionar as palestras:

- Maior diversidade de assunto

- Estimular a participação de palestrantes novos

- Incentivar palestrantes locais (do interior de São Paulo)

- Apenas uma palestra por pessoa, porém uma pessoa pode propor quantas palestras desejar

- Número de votos

 

Informações importantes:

- Para participar do evento o palestrante precisa aceitar e agir de acordo com o Código de Conduta. Você pode acessá-lo em https://github.com/pythonsudeste/codigo-de-conduta.

- Ao final do processo de seleção entraremos em contato com todos proponentes informando o status das submissões

- Para participar do evento, mesmo como palestrante, é necessário adquirir um ingresso.

 

Saiba mais o evento em caipyra.python.org


Este evento está em modo de Votação Anônima, todos os palestrantes estão escondidos para votação, você deve basear seu voto apenas no conteúdo das propostas..
Este evento não aceita mais propostas.

Propostas

`asyncio`: Apresentando o módulo da stdlib para programação concorrente

Proposta


Apresentar o módulo `asyncio` da biblioteca padrão do Python (3.4+) sobre quando e como utilizar e cuidados a serem tomados para a sua adaptação para a versão de partes de execução concorrente.


Para essa palestra, o autor propõe compartilhar parte dos conhecimentos adquiridos num contexto distinto do uso profissional adequado ao público alvo, com exemplos práticos disponibilizados em repositórios públicos para replicação posterior.


Histórico


O autor tem utilizado o módulo `asyncio` em suas tarefas profissionais por mais de um ano e meio no contexto de uso de CLI para processamento e análise de informações relacionadas a ativos de rede.

Use os botões abaixo para votar:

AWS - Uma visão ampla sobre a cloud da Amazon

Quero apresentar o ambiente cloud da Amazon passando por uma gama de serviços, dando uma visão de cada um deles para que você possa projetar e construir sua aplicação em um dos maiores provedores cloud do mundo.


Pretendo falar sobre:


- Regions, Availability Zones, Edge Locations, Escalabilidade, Tolerância a falhas, Elasticidade;


- Compute and Networking Services (EC2, Auto Scaling, ELB, Route53, CloudFront, AMI, EBS, Security Groups, VPC);


- Storage and Content Delivery (S3, Glacier, Storage Gateway, Import/Export, Database Storage, ElasticCache, DynamoDB, RedShift);


- APP Services (SWF, SQS, SNS, Kinesis);


- Deployment Service (ElasticBeanStalk, Cloud Formation);


- Management (IAM, Cloud Trail, CloudWatch)

Use os botões abaixo para votar:

Batch ou Stream: tanto faz! Usando Beam para processar quantidades obscenas de dados

Spark, Hadoop, Flink, NiFi, Hive, ... você não precisa mais aprender tudo isso. Agora você só precisa saber um: Beam!


Venha descobrir como uma startup sancarlense copiando empresas gigantescas como o Spotify facilitou a vida de seus engenheiros de dados substituindo várias ferramentas clássicas, complexas, e em Java por uma só ferramenta em Python. \o/


Além disso, saiba mais sobre como implementar uma arquitetura de eventos na sua empresa, e o poder das ferramentas de Big Data da GCP e Google Dataflow.

Use os botões abaixo para votar:

[BI & ANALYTICS] TabPy | Data Visualization com Tableau & Python

Tableau é um software de visualização de dados, BI & analytics amplamente conhecido no mercado corporativo global, avaliado 6 anos consecutivos pela Gartner como best tool em analytics.


A proposta é apresentar conceitualmente, e após o nivelamento dos participantes, apresentar de maneira prática (hands-on) como é a implementação e utilização no dia a dia de uso.


Como adicional ainda vou abordar as possibilidades e formas como o Tableau pode apoiar na implementação dos projetos de intelligence.


Agenda:


- Introdução


- O que é Tableau


- Como trabalhar com Tableau


- TabPy


- Integração Python & Tableau


- Hands on


Espero ser selecionado... infelizmente acabei perdendo o call for papers da Python Sudeste no Digital School.


Abs

Use os botões abaixo para votar:

[chatbot] Construindo um bot command no Telegram com Python + Django

 


Venha conhecer mais sobre bots!


Nesta palestra irei demonstrar como criar seu Bot no Telegram e integrá-lo com uma aplicação em Django para automação de qualquer tipo de atividade apenas com um comando para o seu Bot no Telegram!


Nós iremos desenvolver uma aplicação em Python utlizando o framework Django. Essa aplicação irá permitir que você ou qualquer pessoa do seu time que tenha um conhecimento básico em Python possam criar scripts python automatizando uma tarefa sem a necessidade de alteração na sua aplicação! =D


Um exemplo são disponibilização de informações em real-time via bot!

Use os botões abaixo para votar:

CMS em Django! Wagtail!

Um CMS(Content Manager System) baseado em Django


Wagtail com facilidades indescritíveis para o desenvolvedor. 


A idéia é apresentar as principais funcionalidades do Wagtail: 


Introdução ao Wagtail


Instalando e melhores práticas


Definindo a estrutura de informação de um Site(models)


Apresentando as capacidades dos formulários automáticos


Organizando os templates 


Internacinalização de conteúdo


Wagtail com Docker


Backups, scripts para manuteção e estratégias de atualuzações


Meu primeiro Site com Wagtail e Docker Rodando! :-)


 


 


 

Use os botões abaixo para votar:

Como construimos o novo site de SciELO para atender mais de 22 milhões de page views por mês acessando conteúdo open access

SciELO é um projeto com 20 anos de atividade continua que disponibliza artigos científicos com licencia open access. Tendo instâncias em todos os paises de America Latina, Espanha, Portugal e Africa do Sul, recebe uma quantidade importante de acessos. Em pouco mais de 2 anos trabalhamos na reconstrução da principal interface contando desde novembro do ano passado com a primeira instalação (scielosp.org)

Neste projeto de recontrução do zero utilizamos Flask, Django, MongoDB, Postgres, Elasticsearch, Redis, APIs Rest e GRPC, tudo embrulhado com Docker, além de um conjunto de bibliotecas do ecossistema Python. Nosso código é open source, e agora queremos mostrar para vocês o que contruimos, como, as dificuldades, as vantagens e as lições aprendidas neste projeto.

Use os botões abaixo para votar:

Como o Numpy salvou meu Doutorado e o Pandas salvou meu emprego

A filosofia de "baterias inclusas" do Python e sua extensibilidade com bibliotecas é uma das suas grandes vantagens. Iremos demonstrar o uso do Numpy durante o desenvolvimento do Doutorado e como ele possibilitou a prototipar o código de forma rápida, sem ter um impacto de performance grande, ao calcular integrais complexas e resolução de sistemas matriciais, e sem ter que gastar muito tempo tentando fazer a mesma coisa em C++. Também iremos mostrar como o uso do Pandas no contexto profissional possibilitou a análise de dados de algoritmos de machine learning de forma rápida para solucionar um problema complexo de data science que a empresa apresentou.

Use os botões abaixo para votar:

Computação Neuromórfica - O que é isso??? Como se usa Python Nisso??

[Científico] Chegamos em um momento que estamos perto do limite da Lei de Moore, e as pesquisas para novos caminhos na computação estão cada vez mais efervecentes.


Venha descobrir o que é a Computação Neuromórfica. Como ela afeta as nossas vidas, e o desenvolvimento social a partir dessa novo campo de pesquisa tecnológico. Também será abordado como utilizar as bibliotecas Python, as diferenças e similaridade da computação neuromórfica e neurociência computacional e como iniciar na área.

Use os botões abaixo para votar:

Construindo Indicadores Inteligentes para Detecção de Epidemias de Dengue monitorando Redes Sociais em Tempo Real

A dengue é uma das maiores preocupações para a saúde brasileira, devido ao aumento no número de casos ao passar dos anos e ao seu potencial devastador para a saúde humana. Como poderíamos utilizar a grande quantidade de dados gerados nas redes sociais como auxílio para a tomada de decisões e para o desenvolvimento de ações reativas e proativas, com o objetivo de tornar o saneamento público mais eficiente e eficaz?


Nesta palestra, irei mostrar como construímos indicadores inteligentes para solucionar o problema em questão, utilizando ténicas de mineração de textos e algoritmos de aprendizado de máquina, com processamento escalável e em tempo real, através do Spark Streaming e da linguagem de programação Python.

Use os botões abaixo para votar:

Criando monitoramentos e alertas no Slack utilizando Python + Django + Celey

Nessa palestra irei demonstar como criar uma aplicação de monitoramento utilizando-se de Python, Django e Celery.


Com o Celery é possível realizar tarefas agendadas, mas, na minha demonstração, iremos criar apenas uma task, que irá executar scripts cadastrados no banco, que irão funcionar como um monitor. A idéia é criar uma aplicação onde é possível subir um novo monitor sem a necessidade de realizar um deploy da aplicação, apenas cadastrando um novo script.


Com a engine de monitoramento pronta, iremos enviar alertas para o Slack! 


 

Use os botões abaixo para votar:

De Filósofo a Pythonista: Como a tecnologia mudou os rumos de minha vida profissional

Uma conversa informal sobre como o encontro com Python e sua comunidade e a técnica de WebScraping levaram de forma inesperada um filósofo a rever sua vida profissional, utilizando a tecnologia como ferramenta de auxílio na busca e análise dos dados de sua pesquisa doutoral e, de quebra, tornando-se um desenvolvedor nas horas vagas.

Use os botões abaixo para votar:

Docker + Python - Artefatos Imutáveis

Vamos falar de boas práticas usando Docker para criar artefatos imutáveis de aplicações Python, falaremos de Docker MultiStage e vai rolar várias builds de aplicações flask, django, vamos brincar com Docker Compose subindo aplicações completas (Database/Queues/Web), vamos compartilhar nossos conhecimentos em desenvolvimento com Docker.


 


Espero por vocês.

Use os botões abaixo para votar:

Exceptions, e porque não são só para erros

 nível iniciante, busca mostrar que as exceptions não existem apenas como sinal de que houve um erro no programa, mas também podem ser usadas para melhor organizá-lo e tornar mais claros os fluxos esperados e não esperados, através de explicações concisas e exemplos de código mostrando a diferença de abordagens com e sem exceptions.

Use os botões abaixo para votar:

Extraindo dados da internet usando Scrapy

Nesta palestra irei apresentar as principais características do Scrapy (http://scrapy.readthedocs.io/), um framework open-source que facilita o desenvolvimento de aplicações para navegação e extração de dados estruturados em páginas web, através de exemplos práticos de situações reais que podem ser encontradas (como por exemplo páginas com grande uso de Javascript), além de dicas aprendidas no meu tempo desenvolvendo esse tipo de aplicação.

Use os botões abaixo para votar:

Faça seu próprio Google Home com um Raspberry Pi, Python e o Google Assistant SDK

A SDK do Google Assistant permite a criação de dispositivos inteligentes que possam ser controlados por voz de forma natural e inteligente. A SDK principal que o Google disponibilizou utiliza a linguagem Python e tem funções exclusivas, como a detecção de palavras de acionamento (hotword). Nessa palestra serão mostrados todos os passos necessários para a construção de dispositivos controlados por voz, os conceitos envolvidos nessa nova forma de interação e como contruir seu próprio assistente de voz usando as APIs disponíveis do Google. 

Use os botões abaixo para votar:

Frontend com menos dor de cabeça usando Vue.JS

Vue.js é um framework javascript que vem rivalizando com Angular e React, ultrapassando-os em número de estrelas no github. Nessa palestra vou mostrar como utilizar Vue.js junto com uma API criada em algum Framework WEB em python (Flask ou Django) para criar aplicações poderosas que tenham um visual moderno e uma sensação de uso fluída, entregando uma ótima experiência do usuário.

Use os botões abaixo para votar:

Hey físicas e físicos! Vocês têm um minutinho para ouvir a Pylavra da serpente quântica?

O número de pacotes open source em física vem crescendo nas últimas décadas e, em especial, implementações robustas já estão disponíveis para se estudar sistemas quânticos. Recentemente, em minha pesquisa sobre partículas quânticas interagentes, deparei-me com um pacote sensacional implementado em Python: o QuTip.Com uma interface bastante amigável com a qual é possível investigar sistemas que aparecem corriqueiramente na vida de um pesquisador na nossa área, o QuTip tornou-se então um dos meus pacotes favoritos.  Nesta apresentação, vou contar a história de um dos projetos desenvolvidos com o uso deste pacote, no qual estudamos poucos elétrons interagindo em um regime em que coisas bastante ousadas acontecem. Vou contextualizar brevemente o nosso problema e ilustrar o passo-a-passo de sua solução, desde a implementação até a elaboração de gráficos coloridos. Sintam-se convidados a acompanhar-me nessa aventura no mundo subatômico ;)

Use os botões abaixo para votar:

Internet Health Report: Cinco tópicos-chave determinarão o futuro da Saúde da Internet

Vivemos em um ambiente político complexo, de movimento rápido. À medida que as políticas e leis em todo o mundo mudam, todos nós precisamos proteger nosso maior recurso global compartilhado, a Internet. A saúde na Internet não deve ser uma questão partidária, mas sim uma causa em que todos devemos nos envolver. E nossas escolhas e ações afetarão a saúde futura da Internet, para melhor ou para pior. Este ano, a Mozilla lançou a nova versão do Internet Health Report, um relatório que fornece um instantâneo de aspectos saudáveis e não saudáveis da internet em 2017, ao mensurar a saúde da Internet nós podemos reconhecer onde a Internet é saudável e dar passos positivos para torná-la mais forte e compreendendo onde está em risco podemos evitar ações que a enfraqueça.

Use os botões abaixo para votar:

Introdução ao Machine Learning e Processamento de Linguagem Natural

Apesar de ML ser um dos assuntos mais comentados atualmente, ainda existe pouco conhecimento de como começar a usá-lo e suas aplicações práticas. 


A apresentação busca explicar de forma prática alguns conceitos introdutórios e aplicações de ML, aplicado principalmente ao uso de texto (NLP), e também apresentar ferramentas e bibliotecas que podem auxiliar nesse começo. 


O foco dessa apresentação são todas as pessoas com o mínimo conhecimento de Python, e o objetivo final é você sair sabendo como automatizar várias coisas que acontecem no seu trabalho e dia a dia :)


 

Use os botões abaixo para votar:

Introdução ao scikit-learn

O objetivo da palestra é ilustrar como utilizar o sklearn para Machine Learning usando dados tabulares (DataFrame do Pandas ou ndarray do Numpy)!

Aprenda sobre:

- Os 3 verbos que resumem a API do sklearn;
- A diferença entre aprendizado supervisionado e não-supervisionado;
- Organização e pré-processamento da tabela de dados, incluindo treinamento e avaliação;
- Encadeamento de passos de processamento.

Use os botões abaixo para votar:

Microservices em Python: desafios e soluções

Microservices é uma buzzword do momento em arquitetura de software, uma tendência crescente en grandes produtos no mundo inteiro. Irei mostrar de forma bem simples o que são, quais seus principais benefícios, desvantagens e como o Python nos ajuda a construir tais aplicações. Será mostrado como as principais bibliotecas e frameworks Python podem nos ajudar ou gerar pitfalls ao desbravar o mundo dos microserviços.
O case da globo.com será usado para ilustrar, mostrando como matamos um monolito django de 8 anos para usar microserviços.

Use os botões abaixo para votar:

Processamento espectral de sinais com a AudioLazy

Como funciona o processamento espectral?
O que é a STFT (transformada de Fourier de curto período)?
Que efeitos de áudio podemos criar com processamento espectral?
Que tipo de análises podemos conduzir dessa forma?

O objetivo dessa palestra é responder a essas perguntas com exemplos práticos e muito som, usando a AudioLazy, biblioteca GPLv3 escrita para o estudo e a prototipação de modelos de processamento de sinais em Python!

Use os botões abaixo para votar:

Programando a Felicidade

Bate papo sobre envolvimento com a comunidade Python e como isso impactou minha vida de maneiras inesperadas, me levando a repensar meu posicionamento perante o mercado e resultando numa experiência de trabalhar apenas 2 dias por semana durante 3 anos, viajar para 7 estados do Brasil e e dois países diferente (Canadá e EUA). Afinal, é possível isso sem ser rico? Apareça e contribua com a discussão ;)

Use os botões abaixo para votar:

Python na Astronomia

Python vem se tornando uma poderosa ferramenta na astronomia. A linguagem é usada desde a modelagem dos dados, como os apresentados pelo LIGO sobre as Ondas Gravitacionais, até à programação dos grandes telescópios que estão sendo construídos como o James Web Space Telescope e o Large synoptic survey telescope.


Além de apresentar um panorama sobre projetos astronomicos em que temos o uso da linguagem Python, também apresentarei alguns packages desenvolvidos e utilizados por astrônomos e astrofísicos.


Também será apresentada uma breve introdução sobre a plataforma Jupyter.

Use os botões abaixo para votar:

Sage, Teoria de Códigos e muito mais

Sage é um sistema de computação algébrica em Python, de código aberto, cobrindo diversos aspectos da matemática, tais como teoria de grupos, teoria de grafos, estatística, análise, entre outros. O objetivo da palestra é apresentar esse sistema, como uma forma de convidar os matematicamente inclinados para as veredas da programação, assim como mostrar aos que já estão nessa vereda que o Python oferece ferramentas poderosas para lidar com diversos problemas matemáticos.


A palestra cobre uma breve introdução ao Sage, com aspectos históricos e práticos de instalação e uso da ferramenta e segue com um foco em aplicações do Sage para estudo e soluções de problemas em Teoria de Grupos e Teoria de Códigos (todos devidamente introduzidos).


Será feito uso do Sage notebook, o que significa que o que for desenvolvido durante a palestra poderá ser compartilhado posteriormente com os demais.

Use os botões abaixo para votar:

Sympy: CAS em Python

Já pensou em deixar que o computador realize operações simbólicas em cima de equações?
Por exemplo encontrar a solução de um sistema linear em que há uma variável ainda desconhecida?
Ou achar as soluções exatas envolvendo valores como "1/3", a raiz quadrada de 2, ou logaritmos?

Para esses casos, podemos usar um CAS (Computer Algebra System), e o Python possui um: o Sympy!

Essa palestra efetuará cálculos em cima dos símbolos e formulações matemáticas, ao invés de aplicar números em ponto flutuante sobre implementações das formulações.

Use os botões abaixo para votar:

Tecnologia cívica: o que importa são as perguntas!

O Brasil é um país que tem muitos dados abertos – nossa Lei de Acesso à Informação é referência mundial. Mas isso, por si só, não dá a força necessária para projetos de tecnologia cívica gerar impacto. Essa palestra traz a sociologia e a filosofia para discutir quais elementos de projetos de tecnologia aumentam o potencial de impacto social e de engajamento de projetos de tecnologia cívica. O foco tem que ser não apenas em dar roupagem nova aos dados abertos, mas em usá-los para fazer (e responder) perguntas sobre como o governo tem cuidado da sociedade.

Use os botões abaixo para votar:

Utilizando Python em cursos de graduação

O ensino nos cursos de graduação apresenta grandes desafios. Neste bate papo apresentarei como estou desde 2012 aplicando Python em diversas disciplinas na graduação, os resultados alcançados e os avanços a serem feitos.
Também apresentarei a iniciativa Python Rio Claro, debatendo como esta e outras ações podem ser replicadas em outras faculdades e universidades.

Use os botões abaixo para votar:

uWSGI - Como servir uma aplicação web em Python( e entender o que está acontecendo!)

Essa palestra é focada para profissionais ou aprendizes de Django ou Flask que querem aprender sobre uma das principais tecnologias utilizandas em web apps modernos.


Nós iremos entender como o uWSGI interage com aplicações web desenvolvidas em Python, como ele gerência processos e workers e como ele trabalha com o sistema operacional e sua camada de rede. Iremos entender tanto por abstrações como por código.


Nosso objetivo será de aprender como um app interage com o uWSGI, uma peça de software comumente utilizada mas que é poucamente entendida.

Use os botões abaixo para votar:

Visualizando query SQL a partir do ORM Django

Nessa palestra vamos entender como funciona ORM Django e entender como as ORM são representadas em SQL.

Use os botões abaixo para votar:

[WEB][Testes] Padrões para testes de tela com Python + Selenium e como evitar testes instáveis

Testes de Integração com telas web são os testes mais confiáveis para uma aplicação web, pois, om eles,  podemos testar fluxos de negócios em conjunto com o estado do sistema, verificando banco de dados e outras integrações. Porém, devido a sua complexidade é muito comum ter o código do teste macarrônico e testes instáveis.


Nesta talk irei falar em como deixar os seus testes mais velozes. Também irei falar de Boas Práticas e Padrões na organização código para verificação e preenchimento de telas e dados com Design Patterns como Page Objects e Builders. Depois irei falar em como organizar os testes e nos seletores nas verificações usando Selenium. Por fim, falarei como evitar os temidos testes instáveis quando estes hora passam, hora não passam.

Use os botões abaixo para votar:

Wrapping C libraries into Python modules

Entenda como bibliotecas Python como PIL, ScyPy, Numpy fazem interface com módulos em C compilados disponível no sistema operacional. 

Nativamente o Python te permite fazer isso. Essa palestra visa apresentar os conceitos, os recursos do compilador/interpretador Python para permitir essa tipo de interação entre as linguagens. Um módulo C / Python será apresentado como exemplo.

Use os botões abaixo para votar: