57º encontro do Guru-SP na DogHero - 07/12/2019
Envie sua palestra!!!
Coloque na sua proposta o tempo que você precisará para apresentar (entre 10 e 30 minutos) e o nível técnico necessário para acompanhar sua palestra (iniciante, intermediário ou avançado). Esse tempo servirá de guia para definirmos quantas palestras colocaremos na grade do evento e o nível técnico para ajudar os interessados na palestra.
Estamos sempre abertos a receber novas pessoas como palestrantes e também pessoas que já participaram de outras edições do Guru-SP ou de outras comunidades. É uma excelente oportunidade para começar a palestrar, ensaiar uma palestra para um evento maior ou para reapresentar uma palestra que você já fez em outro evento. Tentaremos sempre colocar todas palestras propostas na grade e gravaremos a sua palestra (se você permitir). Caso não haja tempo para sua palestra pediremos para que você apresente num próximo encontro. A prioridade das palestras é definida pela pontuação da votação (a votação é anônima).
Nossa chamada para palestras é aberta para diferentes assuntos relacionados ao mundo do desenvolvimento de software, principalmente desenvolvimento web e o ecosistema Ruby/Rails, mas não só isso.
O importante para nós é a troca de conhecimentos e experiências, além do networking.
Segue uma lista de possíveis temas para palestras:
- Ruby/Rails/Sinatra/Hanami: bibliotecas / gems / frameworks / novidades
- Desenvolvimento de software web / mobile / backend / frontend / IOT / embarcados / Games / Hardware
- Infraestrutura, bancos de dados, implantação, devops, computação em nuvem, escalabilidade
- Data Science, Machine Learning, IA, Blockchain
- Experiências com novas ferramentas e linguagens de programação
- Paradigmas de programação
- Produtividade pessoal, soft skills e carreira
- Desenvolvimento de software em geral - arquitetura de software, boas práticas
- Projetos pessoais e contribuições a projetos de código aberto
Não se esqueça de se inscrever no encontro pelo Meetup:
https://www.meetup.com/pt-BR/Guru-SP-Grupo-de-Usuarios-Ruby-de-Sao-Paulo/events/266221792/
Entraremos em contato com você para confirmar sua palestra pelo menos uma semana antes do evento.
Se tiver qualquer dúvia envie para contato arroba gurusp ponto org
Até lá!
Propostas
A sip of Coffescript
Já pensou em utilizar coffeescript em seus projetos? ja pensou em escrever código javascript de maneira mais elegante e produtiva? pois então, essa talk traz exatamente isso, conceitos básicos e avançados sobre coffeescript e quais as vantagens de escrever coffeescript ao invés do javascript puro ( claro que no final o coffee será transformado em javascript ), está talk ira abordar.
assuntos como:
- Variaveis
- Funções
- Objetos
- Classes
- Funções Async
- Regexp
- Operadores
- E muito mais.
Centralização de logs com Elasticsearch e exemplos com Nginx
A importância de logs e como eles podem nos ajudar na identificação de problemas, em possíveis ameaças e tracking para monitoração. Tudo usando a ElasticStack e com logs centralizados.
De Service objects para Use cases (nível técnico: Intermediário)
Já se deparou com essas perguntas:
1. Como refletir regras de negócios em uma aplicação Rails?
2. Como garantir que um padrão de dev seja facilmente absorvido e mantido pelo time?
Todo time de dev, empresa de tecnologia precisa equilibrar a relação entre qualidade e velocidade em prol das entregas.
E infelizmente, é muito comum muitos sacrificarem qualidade porque o time investiu tempo estruturando o projeto mas perdeu o prazo da entrega, e por conta disso passou a fazer do jeito que dá e então começou a perder o prazo novamente por conta do codebase virar uma zona.
Dado o contexto acima, gostaria de compartilhar com vocês a importância de se entender os casos de uso da sua empresa/produto e como implementá-los de maneira prática e padronizada.
E porque service objects podem se tornar um problema em suas aplicações da sua natureza generalista (é muito comum ouvir: se não vai na model, controller... adiciona em um service object!).
Tópicos que serão abordados:
- Service Objects
- Abstrações existente na comunidade:
- Interactor
- Dry::Transaction
- Dry::Monads
- Micro::Case (https://github.com/serradura/u-case)
- Como estruturar aplicações Rails fazendo uso desses conceitos.
Duração: 45 minutos
Explorado as duas dimensões de um jogo com Ruby e Gosu
"Ruby não é somente Rails" é uma frase que vemos com frequência, mas conhecemos o seu ecossistema fora das tão conhecidas aplicações web? Temos desenvolvimento móvel, desktop, chatbots, e, claro, jogos.
Explicando alguns conceitos básicos para desenvolver jogos (loop de jogo, renderização, inputs, etc..) e avaliando possibilidades de implementações, vamos explorar uma área nem tanto conhecida para essa linguagem: a de fazer jogos.
Fazendo as pazes com timezone
Quem nunca precisou debugar algum problema e acabou esbarrando com fusos horários? Nesta apresentação quero transmitir conceitos básicos de manipulação de data/hora e melhores práticas que valem para sistemas pequenos e grandes.
Palestra de 20 minutos. Nível intermediário.
Jéssica, como criamos nossa interface conversacional
Conheça os desafios e caminhos que percorremos ao criar nossa Nutricionista Virtual.
Aprenda como uma interface conversacional mudou a forma como entregamos nosso produto.
Vamos abrir nossa arquitetura, como foi desenvolviedo, porque o Ruby on Rails foi um diferencial, e qual a nossa visão de evolução.
Tempo de apresentação: 30 minutos
Nível: intermediário
Rails + ReactJS ,Ambicious Web Applications
Nesta palestra vou falar sobre o desenvolvimento de aplicações web com Rails API + ReactJS, como desenvolver interfaces baseadas em componentes, melhorando o carregamento e estruturação de projetos. A palestra começará com uma aplicação simples no Rails usando o React para implementar o front end, implementando uma listagem e edição simples para um modelo, usando componentes para modularizar a interface do usuário e facilitar a interação do Backend, abordando o desempenho na renderização de componentes e apresentando algumas ideias sobre como otimizar ainda mais o desempenho do front-end e como otimizar consultas no backend para dados complexos modelos.